23 de jun. de 2009

Girgoiás recebe apoio de Prefeito para sediar Congresso Internacional em Goiânia


Foto: JK

Rosimar Silva (de chapéu)
fala aos criadores de Goiás
na varanda da Fazenda
Boa Vista do Ribeirão,
de Iris Rezende, prefeito de Goiânia, onde recebeu a diretoria da Girgoiás.







Goiânia (GO) – Mais de 40 criadores de Gir do Estado de Goiás prestigiaram a visita à fazenda de Iris Rezende, prefeito de Goiânia, ontem, dia 22 de junho. Íris recebeu os criadores na varanda da sua fazenda para um café da tarde regado de sucos naturais, biscoitos e pães de queijo, queijo frescal produzido na fazenda, café, leite e frutas.

Antes de irem para o curral ver o gado de Iris, Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, em nome dos criadores, apresentou os propósitos da nova diretoria da entidade e fez algumas solicitações ao prefeito. A principal delas foi o apoio para que a capital goiana possa sediar em 2010 o 3º Congresso Internacional de Criadores de Gir.

Segundo Rosimar Silva, “Íris é um grande criador do Estado, sabe da importância da raça Gir na formação da cadeia produtiva do leite e sabe, também, que a realização de um Congresso Internacional será de grande valia para o desenvolvimento da raça em Goiás no Brasil”. Rosimar diz ainda que “o fato da Girgoiás realizar o teste de progênie da raça, juntamente com a Assogir e Embrapa, a credencia a sediar um congresso para discutir os avanços e os rumos do Gir nesta década”, justifica.

Por sua vez, o Iris Rezende ficou muito satisfeito com a idéia da realização do ongresso em Goiânia e disse que “serei um aliado de primeira hora da Girgoiás, dos criadores e vamos apoiar a realização do Congresso por entender que Goiânia tem amplas condições de sediar um evento dessa natureza, ainda mais sendo da raça Gir, cuja raça eu tenho uma profunda identificação, pois fui criado com leite de vaca Gir”, conta.

Passos
Segundo o presidente da Girgoiás, “os próximos passos rumo à consolidação dos apoios para o congresso em Goiânia será buscar o apoio do Governo do Estado, cujo governador Alcides Rodrigues também é um criador da Gir, tem um visão estratégica do crescimento do Estado, em que está inserida a evolução da raça gir, por isso achamos que ele também não medirá esforços para trazer para cá o congresso em 2010”.

Rosimar informa também que irá procurar o governo federal por meio dos Ministérios do Turismo, das Cidades e da Agricultura. Segundo ele, “antes de embarcar para o México vamos conversar com outras organizações para buscar o apoio para nossa candidatura, como a AGCZ – Associação Goiana dos Criadores de Gir; SGPA – Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura; ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Gir; Abcgil – Associação brasileira de Criadores de Gir Leiteiro e Assogir – Associação Brasileira de Criadores de Gir”. Finalizou.





Matéria publicado no Jornal "Diário da Manhã", de Goiânia sobre a visita dos criadores de Gir do Estado de Goiás à Fazenda do Prefeito da capital goiana, Íris Rezende.


Nenhum comentário: