8 de jun. de 2009

1º Leilão Eletrônico Makabú e Convidados




Santa Maria Madalena (RJ) – José Luiz Neves (foto), da Fazenda Makabú, no Estado do Rio de Janeiro, fará o 1º Leilão Makabú e convidados. O leilão será eletrônico, portanto somente na internet, uma nova modalidade de venda de Gir Leiteiro no mercado nacional, “pois trata-se de uma forma mais ágil, moderna e de baixo custo”, justifica José Luiz.

O 1º Leilão Eletrônico Makabú e Convidados está previsto para os dias 9 a 16 de julho. Em breve Girbrasil divulgará o endereço eletrônico do leilão.

José Luiz seleciona Gir Leiteiro há 13 anos. Mas tem uma larga experiência na pecuária. Seu contado com a raça Gir se deu por meio de uma visita à Fazenda Brasília, em São Pedro dos Ferros (MG), no dia 24 de julho de 1996, quando foi recebido por Rubens Peres e, evidentemente, não sai de mãos abanando.

Nesse dia começou a realizar o sonho de criar Gir. Segundo Luiz, o encanto pela raça o fez comprar quatro vacas e um casal de bezerros. Na fazenda Makabú, as vacas foram acasaladas com os touros Caju e Meteoro de Brasília. Ele conta que ainda não dominava muito bem o conhecimento das linhagens e esses dois touros eram “bastantes comentados e fui influenciado pelos comentários”.

Organização
Decidido a entrar pra valer na seleção de Gir, José Luiz associou-se à Abcz e registrou o sufixo “Makabu” que está sendo usado até hoje em todos os produtos da Fazenda. Além de comprar suas primeiras vacas da Fazenda Brasília, José Luiz mantém até hoje sua seleção fechada na genética daquela fazenda.

José Luiz conta que, apesar de manter os acasalamentos fechados na Fazenda Brasília, “também uso outras linhagens, oriundas em outros planteis importantes”. Ele já usou Benfeitor, Teatro da Silvânia e CA Sansão.

Parceria
José Luiz sabe que precisa buscar novos animais para compor o seu rebanho, por isso adquiriu 50% de três vacas do criador José Arley. “Estou muito satisfeito com minha sociedade com o José Arley, um tradicional criador de Gir Leiteiro no Estado do Rio de Janeiro”. Os dois são donos de Ultra TE de Brasília, Rena TE de Brasília e Passarela TE Benfeitor Cal.



Passarela TE da Cal
Nascimento: 11/01/2000
Produção: 8.739 kg de leite em 365 dias na 1ª lactação, com lactação ajustada para idade adulta de 9.001 kg em 365 dias.















Ultra TE de Brasília
Nascimento: 17/03/2000
Produção: 9.660 kg de leite em 365 dias na 1ª lactação, com lactação ajustada para idade adulta de 11.882 kg em 365. Pretensão para a próxima lactação acima de 15.000 kg de leite.















Rena TE de Brasilia
Nascimento: 22/01/1997
Produção: 8.456 kg de leite em 365 dias de lactação.






Nenhum comentário: