30 de jun. de 2009

A força das famílias "Brisa" e "Garbha"


Fotos: arquivo Girbrasil




Brisa da Saudade,
grande mãe do gir nacional,

produção oficial
de 7.643 quilos de leite.












Garbha dos Poções
(12.463 kg),
Filha de Dadamyo,
vaca mais premiada do Brasil,
mãe de Enlevo da Silvânia,
Avó de Mérida Fiv do Roza.

Dentre os 37 títulos conquistados,
Garbha foi Grande Campeã e
Melhor Úbere Nacional em 2003
e Reservada Grande Campeã
ExpoZebu em 2005 com
produção de 41 kg de leite/dia.









Bela Vista de Goiás – Rosimar Silva, da Fazenda Santa Clara, levará à remate no 2º Leilão Gir Dsil, dia 1º de julho, em Uberaba, Mérida Fiv do Roza, uma legítima representante da família Brisa da Saudade. O leilão será transmitido pelo Agrocanal.

Brisa da Saudade é cria de Alberto Motta, de Rio Verde (GO) e pertence a criadora Andréia Nunes, sucessora de Alberto Pereira Nunes. Brisa tem lactação oficial de 7.643 quilos de leite e é mãe de Labry da São José, campeão Vaca Jovem da Feileite 2008.

Brisa é uma verdadeira máquina de fazer Gir de qualidade e leiteira. Ela já foi acasalada com diversos touros e todos os seus produtos são extraordinários, como Labry (com Radar dos Poções), Miss Te da São José (com CA Paladino) e Maíra TE da São José, a mãe de Mérida Fiv do Roza. Maíra ainda é uma jovem novilha, mas mostrou que recebeu da mãe toda a capacidade para transferir para seus produtos a qualidade de beleza racial e produtividade.

Mérida do Roza é filha de Maíra com Enlevo da Silvânia, touro em teste Embrapa/Abcgil, filho de Teatro da Silvânia com Garbha dos Poções, a vaca mais premiada do Gir Leiteiro.

Portanto, trata-se da família de duas grandes matriarcas: Brisa da Saudade e Garbha dos Poções. Mérida tem as características evidentes dessas duas famílias de vacas provadas. Apesar da tenra idade, é um animal que não passa despercebido. Uma oportunidade imperdível.

Élida da Julá no Gir Dsil


foto: Rosimar Silva
Élida da Jula,
Será ofertada amanhã no
2º Leilão Gir Dsil,
Na Megaleite, em Uberaba,
com transmissão pelo
Agrocanal, às 20 horas.




Bela Vista de Goiás – Lauro Sérgio Belchior, da Fazenda Arapuca Velha, em Bela Vista, participará do 2º Leilão Gir Dsil, amanhã, dia 1º de julho, na megaleite.

Segundo Lauro, “será um dos destaques do leilão” a bezerra Elida da Jula, lote 20, “que é uma bezerra linda, comprida, arqueada, com excelente projeção de sistema mamário”.

Lauro informa que Elida da Jula foi 1º Prêmio de sua categoria na Expogoiás de 2009. “Sua irmã própria, da mesma aspiração, Kaxanga FIV da ARCA, foi recordista de preço de bezerras do 1º Leilão DSIL e Convidados durante a Expogoiás de 2009”.

Élida é filha de Jaguar TE do Gavião e de Delanda Piracanjuba. Segundo Lauro, “na linha alta, o seu pai, Jaguar foi o recordista de preço em remate de um exemplar macho da raça gir e o 4º lugar do Ranking de touros Gir leiteiros. Sua mãe é filha de touro provado Herói Dalton CAL, cujo PTA é de 360,6 quilos de leite, e de Queila da São José, que tem produção oficial de 3.304 quilos de leite, em controle leiteiro oficial”.

Delanda Piracanjuba, com 3.176 quilos de leite, foi Campeã vaca Sênior Goiânia 2008, Reservada Grande Campeã Bela Vista 2008, Grande Campeã Goiatuba 2008 e Campeã Vaca Sênior Morrinhos/2009.

“Delanda é uma excelente doadora e com certeza, sua filha também será uma futura doadora”, finaliza Lauro Sérgio Belchior.



Ouro Fino venderá na Megaleite







Uberaba (MG)
– A Ouro Fino Genética Animal venderá duas prenhezes das suas principais doadoras de Gir Leiteiro e uma filha de Uga Uga de Brasília, (foto) durante a Megaleite. A Ouro Fino está empenhada na seleção da raça e, segundo Wander Azevedo, diretor da Ouro Fino Genética Animal, “nosso objetivo é contribuir com o melhoramento genético do Gir nacional, pois acreditamos no Gir leiteiro como uma raça em crescimento importante para a formação da verdadeira raça nacional”.




Veja onde comprar as prenhezes da Ouro Fino:
Dia 02 – 5º Leilão Matrizes do Futuro:
Prenhez da Estrela (filha da Profana ) com Jaguar Te do Gavião.
Dia 03 – 2º Leilão Mult-VR Gir Leiteiro:
Bezerra filha da Uga Uga de Brasilia (Ginger ) com Jaguar Te do Gavião.
Dia 04 – 2º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro:
Prenhez da Nefrita II da Palma com Radar dos Poções


29 de jun. de 2009

Edmardo Naves se recupera de acidente de carro


Foto: divulgação
Edmardo, ao lado de uma de suas pérolas, Gheeta (Krishna II X Pacata EVA), 3.645 quilos de leite em 305 dias, controle oficial ABCZ.






Uberlândia (MG) – O criador Edmardo Naves (foto), da Fazenda Cocal, em Uberlândia, sofreu um sério acidente de carro quando retornava da sua fazenda no dia 20 de junho, sábado.

Ele ficou em estado grave na CTI (Centro de Terapia Intensiva) por dois dias. Agora já está se recuperando.

O criador
Edmardo é um dos criadores mais dedicados do Brasil. A base do seu rebanho vem dos tradicionais criadores Zeid Sab e Evaristo de Paula. Por selecionar as linhagens alternativas no Brasil, tem touros do plantel sendo testados para leite no Programa de melhoramento genético da Girgoiás/Assogir/Embrapa gado de Leite.

Agradecimento
Fabiana Resende Naves, filha do criador, publicou em sua página de relacionamento do Orkut a seguinte mensagem:

"Amigos giristas,

Venho por meio desta, agradecê-los em nome da minha família, pelas orações e o carinho recebido em prol da saúde de papai (Edmardo).

Sabemos que Deus está sempre do nosso lado e quando cremos em Suas promessas, mesmo diante das muitas lutas e tempestades, descansaremos e confiaremos.

A bênção que aguardamos chegará na hora certa e da melhor maneira possível.


Um grande abraço",




Fabiana Resende Naves
Uberlândia (MG)







28 de jun. de 2009

Paulo Roberto e Eduardo Milagre coordenam exposição de Uberlândia (MG)



Paulo Roberto Andrade Cunha
(ao lado de Rosimar Silva)
participou do IV Jasdan, em

Paraipeba (MG), no começo
de junho, "fui ao evento
do Onofre para prestigiá-lo
e para encontrar os amigos
giristas e reforçar com
cada um o convite para
participarem da nossa
exposição no inicio
de setembro de 2009.



Uberlândia (MG) – Paulo Roberto Andrade Cunha, ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia ainda continua com fortes vínculos com a entidade. Atualmente sob o comando de Paulo Ferrola, o Sindicato convocou Paulo Roberto para coordenar a exposição em setembro no Camaru 2009.

O comanda da Exposição será de Paulo Roberto, que pretende, segundo Paulo, “trazer para nossa cidade os melhores criadores de todas as raças e espero contar com o apoio dos criadores de Gir para que compareçam, como nos anos anteriores, para o brilhantismo da nossa festa”.

Eduardo Milagre, criador de Gir em Uberlândia e diretor do Sindicato Rural, será o coordenador da Exposição de Gir e já está trabalhando. “Sob o comando de Paulo Ferrola e Paulo Roberto Andrade Cunha, convidamos os criadores de Gir para que venham para Uberlândia participar da exposição, que terá os dois julgamentos e no caso do Gir leiteiro, será rankeada, valendo para contar pontos no ranking nacional”, enfatiza.

Vem aí a Exporural, em Salvador (BA)



Salvador (BA) – Gustavo Simões (foto), da leiloeira Bahia Leilões, em contato com Girbrasil disse que as espectativas para a Exporural em Salvador na primeira semana de agosto “são as melhores possíveis”.

Segundo ele, “a raça Gir está muito bem no Estado, com criadores de peso, com capacidade de investimento em melhoramento genético que farão do Estado em um curto espaço de tempo num grande pólo do Gir leiteiro”.

Gustavo acredita que, em relação ao ano passado, “a Exporural 2009 terá um crescimento de mais de 30% em volume de gado e em faturamento nos negócios”. Diz também que a raça Gir será “peça fundamental na promoção da feira, pois além do grande número de animais em exposição, também teremos o leilão Gir Mania, que mostrará a força da Bahia, dos criadores daqui em conjunto com os convidados de outros Estados".

Para ele, o surgimento do “Gir Mania” foi importante para impulsionar ainda mais a raça no Estado, “estamos numa expectativa muito boa e o espírito na Banhia é de união dos criadores para o bem de todas as raças e o Gir Leiteiro, com a Associação do Gir, cujo presidente, Joaquim Souto, uma liderança sensível e engajada no desenvolvimento da raça no Estado, vamos colher bons frutos em agosto durante a Exporural”, finalizou.



Andréia Nunes venderá prenhez de Ficção no Gir Dsil



Ficção da São José,
Filha de Xantina e
mãe de Laísa, que projeta
uma lactação de mais de
9 mil quilos de leite
na 1ª cria.
2º Leilão Gir Dsil
venderá uma prenhez nascida
dela com Teatro.





Trindade (GO) – Andréia Nunes, da Estância São José, herdeira de Alberto Pereira Nunes Filho, cujo rebanho tem de 49 anos de Seleção, sendo 27 destes de Controle Leiteiro Oficial Abcz, ofertará um lote no 2º Leilão Gir Dsil, em Uberaba, dia 1º de julho, durante a Megaleite, com transmissão pelo Agrocanal.

Andréia venderá uma prenhez nascida de fêmea Ficção da São José com Teatro da Silvânia. O produto já recebeu o nome de Ficção 8 da São José.Ficção é uma das principais doadoras da Estância São José, com produção de 5.702 quilos de leite na primeira lactação.

Ficção é filha de Xantina da São José, campeã nacional do controle leiteiro oficial da abcz de 2002, com 9.548 quilo de leite. O pai é Beduíno da São José, provado pelo sumário Abcz/Unesp com PTA de 133 kg.

Beduíno é filho de Jarioca da São José, cuja produção oficial é de 5.300 quilos de leite há 22 anos.

Ficção é mãe de Laísa da São José (veja foto), que aos 12 meses de parida ainda produz mais de 35 quilos de leite, na primeira cria, projetando uma lactação oficial para mais de 9.500 quilos de leite. Laísa também é a reservada grande campeã Gir leiteiro da Expogoiás 2009.

Andréia Nunes tem se destacado, não só em Goiás, mas em todo o Brasil como uma criadora que soube aliar a pureza racial do rebanho que herdou do pai à produtividade do Gir leiteiro provado da atualidade.

Os passos de Jaime Mantecón no Estado de Goiás



Foto: Lara Tavares
Rosimar Silva, Itamar Caiado,
Jaime Dario Mantecón,
Guy Brasil Cavalcante e
Luiz Alberto de Paulo na fazenda Santa Luzia, sábado,
dia 27 de junho de 2009.
Guy recebeu os criadores de
Goiás para mostrar os
avanços da sua seleção de gir.





Goiânia (GO) – Jaime Dário Mantecón, criador de Gir na México, na Finca El Rosário e diretor da Associação Mexicana de Criadores de Zebu, cumpriu uma agenda apertada na sua passagem por Goiás.

Ele chegou à capital Goiana no sábado, dia 20, e hospedou-se na Estância São José. No dia seguinte, domingo, passou o dia conhecendo o rebanho de Andréia Nunes; na segunda-feira, dia 22, pela manhã, visitou a fazenda de Bráulio Moraes, em Jandaia. Às 13 horas retornou para Goiânia onde almoçou com criadores no Restaurante Tucunaré na Brasa. No final tarde, Jaime acompanhou a diretoria da Girgoiás até a fazenda do prefeito de Goiânia, Íris Rezende, no municipio de Guapó, para ver parte do rebanho do Prefeito e entregar ao comandante do municipio de Goiânia a solicitação de apoio para que a capital de Goiás seja a sede do III Congresso Internacional de Criadores de Gir em 2010. Jaime ouviu do Prefeito a confirmação de que apoiará integralmente a proposta de sediar o Congresso.

Na terça-feira, dia 23, foi à fazenda de Ramilton Javiktson, em Indiara para ver o touro Krishna Sakina Gheeta Prema, Filho de K. S. Prema DC com Gheeta ENA. No mesmo dia à noite proferiu palestra sobre o Gir no México na Associação Goiana dos Criadores de Gir, onde assistiu o leilão Virtual de Dílson Cordeiro.

Na quarta-feira, pela manhã, Jaime foi à Fazenda Iporê, de Gilmar Cordeiro, nos arredores de Goiânia, conhecer os touros da marca "Gil" que estão em teste de progênie. À tarde, foi à Fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva, conhecer os touros Dalua do Rosa e Gaiolão RS. Quinta-feira, dia 25, foi até Jussara, no vale do Araguaia, visitar os rebanhos de Gir e Nelore do Condomínio Divisa, composto pelos irmãos Itama Caiado e Ibsen de Castro. Ainda na quarta-feira, à noite, participou de um jantar no apartamento de José Roberto Nunes, o “Zezão”, juntamente com os criadores Guy Brasil Cavalcante, Rosimar Silva, Itamar Caiado e Gustavo Tavares.

Dia 26, sexta-feira, Jaime Mantecón foi à Agropecuária Palma, de Joaquim Roriz, no município goiano de Luziânia, nas proximidades de Brasília. Na noite de sexta-feita participou de festa Junina na residência de Rosimar Silva, regada à comidas típicas e forró.

No sábado, dia 27, passou o dia na Fazenda Santa Luzia, em Piracanjuba, conhecendo o rebanho de Guy Brasil Cavalcante, onde almoçou caranha e carneiro assados.

No Domingo dia 28, Jaime visitou a fazenda Moriá, de Daniel Alvarince, em Mairipotaba. Daniel é um jovem criador de gir, zootecnista e técnico do teste de Progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa.

Antes de Goiás, Jaime já havia visitado as fazendas São Bento, de Onofre Ribeiro; dos Poções, de Arthur Souto Maior Filizzola e Lapa Vermelha, de Eduardo e Ricardo Simões, em Pedro Leopoldo (MG).





Jaime Mantecón
na Fazenda Santa Clara,
em Bela Vista de Goiás,
com a novilha Urtinga
(Gailão DC X Luma).

Urtinga é irmã próprio do
touro Umbuzeiro, de propriedade
de Onofre Ribeiro e
Jaime Dario Mantecón.

Pode escolher: Anita ou Alita


Divulgação

Anita e Alita,
duas filhas de Radar dos Poções, oferta de Mateus Giannini (foto) no 2º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro,
dia 4 de junho, em Uberaba, durante a Megaleite 2009.




Passos (MG) – Mateus Giannini, da Agropecuária Giannini, Passos (MG) vem de dose dupla no 2º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro para o comprador do seu lote ter a opção de livre escolha.

Trata-se de duas bezerras de Radar dos Poções com Veneze TE Cal, filha de Educação Pati Cal. Educação é irmã materna de Juliana e Loteria Cal.

Veneza TE Cal foi campeã Novilha Menor e Reservada Grande Campeã da Exposição de Passos em 2007 e Campeã Novilha Menor das exposições de Franca, Araxá e Uberlândia também em 2007. Portanto, um animal que domina as pistas de julgamento.

Segundo Giannini, “minha preocupação como selecionador é de vender só animais de altíssima qualidade em nossos leilões”, finaliza.







Educação Pati Cal
















Veneza TE Cal
Campeã Novilha Menor e Reservada Grande Campeã da Exposição de Passos em 2007 ;
Campeã Novilha Menor das exposições de Franca, Araxá e Uberlândia também em 2007.

Carlo Rossi: ligado nos eventos nacionais do Gir


Foto: Rosimar Silva
Carlo Rossi e Ricardo Suares Fuentes, presidente da Cria Gyr - Associação Mexicana de criadores de Gir, em Uberaba, durante o coquetel para lançamento nacional do teste de progênie da Girgoiás. Fuentes estava no Brasil promovento do II Congresso Internacional de Criadores de Gir, no México no mês de agosto de 2009.




Uberaba (MG) – Carlo Rossi, da Fazenda São José, em Coqueiral, esteve na Expozebu e foi também na IV Jasdan.

Segundo ele, “é importante para o criador e selecionador acompanhar de perto as mostras de gado, ver a evolução da seleção e conhecer o trabalhos de outros criadores para se fazer um comparativo com o que estamos fazendo em nossa fazenda”.

Sobre a Expozebu Carlo diz que “não tem como deixar de comparecer, para lá vão os melhores e se o desejo é conhecer o que tem de melhor, tem que ir, visitar os pavilhões, acompanhar os leilões e ver o julgamento”.

Já o evento de Onofre Ribeiro, IV Jasdan, em Paraopeba, Carlo também argumento que “se trata de um grande evento da pecuária nacional”. Diz também que a seleção de Onofre Ribeiro “tem algumas características com o nosso trabalho em Coqueiral, além dele ser uma pessoa muito agradável, recebe os amigos com atenção e é uma oportunidade de rever os amigos do Gir brasileiro”, finaliza.


Gir Dsil em Uberaba




Daniel Silvano,
de Bela Vista de Goiás,
durante o 1º Leilão Gir Dsil,
em maio de 2009,
na Expogoiás,
em Goiânia.







Bela Vista de Goiás – Dia 1 de julho será o dia de um grande desafio para alguns criadores de Gir leiteiro em Goiás. Pela primeira vez na história, um grupo de criadores goianos irá para Uberaba ofertar seus produtos em um leilão numa grande feira: a Megaleite.

Essa coragem foi graças a determinação e a coragem de Daniel Silvano, da Fazenda Santo Antônio, marca Gir Dsil.

Daniel, jovem criador no município de Bela Vista, acostumado as lidas de currais leiteiros com vacas girolandas, entregou-se ao Gir Leiteiro de corpo e alma e investiu na seleção da raça.

A base do seu plantel foi o rebanho do ex-criador Luiz Figueiredo, de Goiânia. Com animais bastante leiteiros, Daniel acasalou suas vacas com os principais touros provados da atualidade, como CA Sansão, CA Everest, Modelo, Radar dos Poções e Êmulo dos Poções.

Só para se ter uma idéia da determinação de Daniel, em 2007 ele fez 50 fêmeas de CA Sansão e o resultado em 2009 foi a conquista, com um animal dessa época, do grande campeonato de fêmea da Expogoiás, com Bilara Dsil.

Experiência
Daniel, a exemplo de outros criadores de Gir do resto do Brasil é um homem acostumado com a lida de gado. Vive da atividade agropecuária com a seleção de Gir e Girolando, conhece, como poucos, da atividade leiteira no país e por isso é uma pessoa importante para o desenvolvimento da raça no Estado de Goiás e no Brasil.

Além de tudo, ainda é corajoso. Durante a Exposição de Goiás, em maio de 2009, realizou dentro do parque de exposição de Goiânia, o 1º Leilão Gir Dsil e Convidados e foi um sucesso para os padrãos de Goiás. Agora, com a colaboração de Caio Sandro e Wagner Lúcio como promotores e diversos outros convidados, vão realizar o 2º Leilão Gir Dsil, em Uberaba.

Segundo Daniel, “não é fácil enfrentar o exigente mercado de Uberaba, mas conseguimos montar um leilão de alto nível, com criadores de Goiás e de outros Estados, para vender durante a Megaleite, que é a grande exposição nacional do Gir Leiteiro. Para mim é um desafio e uma honra realizar esse projeto”, finalizou.

Veja abaixo os animais de Daniel Silvano que serão ofertados no dia 1º de junho na capital do Zebu:



Estrela Fiv Dsil, filha de Enlevo da Silvânia na Imagem da Olhos D`água. Imagem é uma das princiapais matrizes do plantel de Daniel Silvano. Saiba Mais.



Bella Imagem Dsil, filha de Imagem da Olhos D`água com CA Sansão. Bella está com prenhez sexada de fêmea do Modelo TE de Brasília . Saiba mais.





Crona Fiv Dsil, filha de Balia da São José com CA Sansão. Saiba mais.





Canela Dsil, filha de Medalha da Olhos D`água com CA Sansão. Medalha é a vaca com melhor desempenho do controle leiteiro do Gir Dsil. Canela segue com insenada do Teatro da Silvânia dia 25 de junho de 2009. Saiba mais.



Estrelada Fiv Dsil, filha de Bilara Dsil, atual grande campeã da Expogoiás com Dom Te da Silvânia. Saiba mais.

26 de jun. de 2009

Programação do Congresso Internacional de Gir


Foto: AMCC
Julio Lozano, disse que "a presença de criadores de gir do Brasil em nosso congresso será muito importante para o sucesso do evento".





Palenque (México)
- Julio Lozano (foto), presidente da Associação Mexicana de Criadores de Zebu, em contado com Girbrasil, aproveitou para reforçar o convite aos criadores brasileiros para participarem do II Congresso Internacional de Criadores de Gir, no México.

Julio também agradeceu o carinho e a atenção dos criadores de Goiás ao receber Jaime Dário Mantecón, criador de Gir no México e diretor da Associação Mexicana de criadores de Zebu, que está no Brasil para promover o Congresso internacional.

Girbrasil publica com exclusividade a programação da VII Exposição Nacional de Gir e do Congresso. A tradução da programação do espanhol para o português foi de Ivan Ledic.


VII Exposição Nacional do Gir II Congresso Internacional de Criadores de Gir Palenque - México

Domingo - 16 de agosto
8:00 h - Entrada do gado

Segunda-feira - 17 de agosto
Montagem e preparativos do Parque de Exposição

Terça-feira - 18 de agosto
• Esgota das vacas do Controle leiteiro

Quarta-feira - 19 de agosto
• Chegada dos Congressistas, Expositores e Convidados.
• Controle Leiteiro (2 ordenhas)
• Reunião Ggavatt Conferências - 9:00 até 13:00 h no Parque de Exposição
• Junta do Conselho CNG - 16:00 até 18:30 h no Salão do Hotel
• Cocktail de boas vindas - 19:00 até 23:00 h no Hotel

Quinta-feira - 20 de agosto
• Inauguração Oficial do Congresso – 8:00 h
• Congresso - 9:00 até 13:30 h
• Acompanhantes passeio - 9:00 até 13:30 h
• Translado Hotel - Parque de Exposição – 14:00 até 19:00 h
• Controle leiteiro (2 ordenhas)
• Julgamento - Todo o dia.
• Inauguração Exposição
• Churrasco da UGR no Parque de Exposição (Rês) - 15:30 h
• Jantar Livre

Sexta-feira - 21 de agosto
• Congresso - 9:00 a 13:30.
• Acompanhantes passeio Água Azul e Misolha - 9:00 até 13:00 h
• Translado Hotel - Parque de Exposição - 14:00 até 19:00 h
• Controle Leiteiro (2 ordenhas) – Final do Concurso
• Julgamento - Todo o dia.
• Coquetel da Bayer no Parque de Exposição - 15:30 h
• Mostra Gastronômica Noite Chiapaneca no Hotel - 20:00 a 23:00 h com Iràn Rejòn

Sábado - 22 de agosto
• Qualificação de Gado - 8:00 a 13:00 h
• Translado Hotel - Parque Exposição - 8:00 até 13:00 h
• Acompanhantes visita ao Mercado de Artesanatos - 9:00 até 13:00 h
• Visita ao Rancho Lic Lastra (Borrego) - 14:00 a 18:00 h
• Mesas de Trabalho AC Gyr no Hotel – 18:00 até 20:00 h
• Jantar de Premiação, Balé Regional no Hotel - 20:00 até 1:00 h.

Domingo - 23 de agôsto
• visita às Pirâmides de Palenque - 9:00 até 16:00 h - Levar Lanche
• Coquetel (Buffet fresco mariscos, saladas) - 16:00 h



Fazenda Limeira venderá na Megaleite

foto: Arquivo ZBR Limeira
Carlos De Simoni Silveira, sócio da Fazenda Limeira, da marca ZBR Limeira, de Passos, em Minas Gerais, recebendo de José Coelho Vitor, a premiação de Melhor Úbere para a vaca Sobrecarga TE da Cal, na Exposição de Franca (SP).
Carlos e o irmão José Márcio (foto abaixo), fazem parte do grupo de criadores de gir promotores do
2º Leilão Nobrezas do Gir leiteiro.









Passos (MG) – A fazenda Limeira vem se destacando na seleção de Gir Leiteiro e mantém a tradição de ser forte no girolando. Os irmãos José Marcio e Carlos De Simoni Silveira, donos da Fazenda Limeira, estão confiantes no desenvolvimento do Gir leiteiro no Brasil e por isso investem na infra-estrutura da fazenda e no melhoramento genético da raça Gir.

Os resultados estão nas pistas de julgamento e nas pistas de leilões. A fazenda Limeira participa de vários leilões nacionais ofertando produtos de alta qualidade, como os animais que vão a remate durante o 2º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro, 4 de julho, na Chácara do Nelore Nacional, em Uberaba, na Megaleite, cujo evento os irmãos De Simoni são promotores.

O destaque da participação da Limeira é a doadora Sobrecarga TE da Cal, filha de Caju de Brasília na Graça Cal. Sobrecarga tem lactação oficial de 5.467 quilos de leite na primeira lactação e valor genético de 1460 kg. Sua mãe, Graça Cal, cuja lactação oficial é 11.212 kg de leite, é filha de FB Cadarso.

Sobrecarga foi melhor Úbere da exposição de Franca (SP), uma característica presente na maioria das filhas de Caju de Brasília, extremamente importante para a seleção de Gir leiteiro no Brasil. Ela vai parida de fêmea do touro Jaguar TE do Gavião.

Além de Sobrecarga, a Fazenda Limeira também venderá um produto dela com Radar dos Poções, num lote dupla para livre escolha. Estará a venda Eva Fiv ZBR I e Estiva Fiv ZBR, ambas filhas de Radar dos Poções. Carlos e José Márcio foram buscar a melhor genética do Gir leiteiro nacional para acasalar com uma das suas melhores vacas.

Por fim, a fazenda Limeira ofertará Diamantina Fiv ZBR, filha de Quica da Cal com Teatro da Silvânia. Quica tem lactação oficial de 9.530 quilos de leite. Segundo José Márcio, “Quica é uma das melhores matrizes que a fazenda Calciolândia disponibiliza”, finaliza.









Exposição de Gir em Pombal, Paraíba.



Olá meu amigo Rosimar !!


Quero lhe convidar para a exposição agropecuária da cidade de Pombal (Pb), que acontecerá do dia 7 ao dia 10 de julho, inclusive com torneio leiteiro da raça Gir.

Animais da linhagem Umbuzeiro de alto valor genético e zootécnico.

Um grande abraço.


Alberto Bandeira Segundo
(83)9161-6112

25 de jun. de 2009

Promotores do Matrizes do Futuro divulgam os animais que serão ofertados no leilão


Uberaba (MG) - Antônio Paulo Abate, Arthur Souto Maior Filizzola, Gabriel Donato de Andrade, João Machado Prata Júnior e Roney Márcio Quirino (fotos), promotores do 6º Leilão Matrizes do Futuro, apresentam aos criadores de Gir Leiteiro de todo o país o catálogo com os 35 lotes que serão ofertados no próximo dia 2 de julho.

Serão bezerras, novilhas e prenhezes das mais conceituadas seleções de Gir Leiteiro do país.

Galeana FIV APAG, ofertada por Antonio Paulo Abate, é um dos destaques do leilão. Galeana é filha de Meteoro de Brasília com Botucatu TE do Carmo (9.206 Kg) , o maior VG da seleção APAG, reunindo em seu pedigree oito touros provados.

Outro grande destaque, apresentado por Antonio Paulo Abate, é a oferta de livre escolha de duas prenhezes de Nobre com FB Oriental, irmã paterna de Graça, Jaca e Bonita, e Vaidosa, Bi-Campeã Matriz Modelo Expozebu.

Já Gabriel Donato de Andrade, dentre outros três lotes, disponibiliza uma prenhez sexada de fêmea de Vaidoso da Silvania com a atual Grande Campeã do Torneio Leiteiro Expozebu, Regelada TE Cal.

Maya FIV DP também promete brilhar na noite do dia 2. Ofertada por João Machado Prata Júnior, Maya é produto de Dom, filho da consagrada Garbha, com Oklahoma FIV DP, Campeã Bezerra Expozebu/2007, Campeã Novilha Menor Feileite/2007 e Campeã Novilha Maior Expozebu/2008.

Roney Márcio Quirino, que estreia este ano como um dos promotores do evento, separou para o leilão grandes animais de seu plantel, dentre eles, Tiara FIV Poções.

Tiara é filha de Natal, reprodutor de destaque do plantel Poções com Juliana dos Poções (4.994 Kg de leite) descendente direta do consagrado Radar. A doadora segue prenhe do T.Tsunami FIV dos Poções.

A 6º edição do leilão contará com a participação de renomados convidados como a Ouro Fino, José Coelho Vitor, Fazenda Jaó, Jorge Caixeta, Jorge Picciani, Nelson Ariza, Milton Almeida Magalhães, Paulo César Barreira, José Geraldo Vaz, Henrique Figueira, Eduardo Falcão de Carvalho, Kinkão, Virgílio Vilerforte, José Mário Abdul e Paulo Trindade.

O evento, que terá transmissão pelo canal Terraviva a partir das 20 horas, conta com assessoria da Leite Gir e organização da Remate Leilões.

Veja também, com exclusividade, todos os lotes no catálogo eletrônico aqui em Girbrasil



Vaidoso da Silvania x Regelada TE Cal - Prod: 7.680 Kg de leite (ajustada)
Prenhez sexada de fêmea
PREVISÃO DE PARTO: 03/2010



Galeana FIV APAG - APAG 434
Meteoro de Brasília x Botucatu TE do Carmo - Prod: 9.206 Kg de leite
NASCIMENTO: 13/10/2008



Nobre TE da Cal x FB Oriental - Prod: 7.875 Kg de leite
Prenhez sexada de fêmea
PREVISÃO DE PARTO: 01/2010



Maya FIV DP - DPJ 602
Dom TE da Silvania x Oklahoma FIV DP
NASCIMENTO: 10/09/2008




Tiara FIV Poções - APPG 1359
Natal X Juliana dos Poções
NASCIMENTO: 21/02/2006

24 de jun. de 2009

Casa Ouro Fino funcionará também na Megaleite


Foto: Rosimar Silva
Casa Ouro Fino durante a Expozebu 2009. Wander e a equipe Ouro Fino receberam criadores de várias raças para almoços com variados cardápios, "durante a Megaleite não será diferente", garante Wander.



Uberaba (MG) – Como ocorreu na Expozebu 2009, a Megaleite também terá a Casa Ouro Fino no ParqueFernando Costa, em Uberaba (MG).

Segundo Wander Azevedo, diretor da Ouro Fino Genética Animal, “a casa é um espaço permanente que serve como ponto de encontro para receber técnicos, parceiros e convidados de todo o Brasil”.

O sobrado foi projetado para que todos possam ter uma visão completa da pista de julgamento quando estiverem no segundo piso. Um diferencial na arquitetura do local, que tem 440 metros de área construída, é uma árvore que foi mantida no centro do estande. No local, serão disponibilizados ainda os produtos da empresa.

A casa também foi idealizada para a realização de um shopping virtual, organizado pela unidade Genética Animal. Nos encontros, estarão disponíveis para a venda prenhezes das principais doadoras da raça gir, juntamente com doadoras dos convidados: Agropecuária Palma, Fazenda Bom Jardim da Serra e Uniube.

"O shopping virtual é uma oportunidade para mostrar com mais comodidade a qualidade genética dos animais, pois os interessados podem conhecer as ofertas por meio de um vídeo e um catálogo que serão apresentados", finaliza Wander.


Promotores e vendedores do 2º Leilão Gir Dsil


foto: Girbrasil

ESTRELADA FIV DSIL,
Bezerra filha de Bilara Dsil, grande campeã da Expogoiás. Estrelada é filha de Dom TE da Silvânia. Será ofertada no dia 1º de Julho, em Uberaba no leilão Gir Dsil.





Bela Vista de Goiás (GO) – Girbrasil publica em primeira mão todos os lotes à venda do leilão Gir Dsil, cujos promotores são Daniel Silvano, Caio Sandro e Wagner Lúcio.

O leilão será dia 1º de julho, quarta-feira, às 20 horas, direto da Megaleite, em Uberaba, com transmissão pelo Agrocanal.

LOTE 1 – PRENHEZ SEXADA DE FEMEA – CAIO SANDRO DE ARAUJO - CALDAS NOVAS- GO.
(JAGUAR TE DO GAVIÃO X DELANDA PIRACANJUBA – PREVISÃO PARTO 09.07.2009).

LOTE 2 – LINDSEY FIV DA ARCA – CAIO SANDRO DE ARAUJO – CALDAS NOVAS – GO.
(JAGUAR TE DO GAVIÃO X DELANDA PIRACANJUBA – NASCIMENTO – 10.09.2008)

LOTE 3 – DONNA IA DA UBRE – CAIO SANDRO DE ARAUJO – CALDAS NOVAS – GO.
(C.A SANSÃO X C. A GRAÇA DA ELDORADO – NASCIMENTO – 21.05.2008)

LOTE 4 – SONHADORA DA ARCA – CAIO SANDRO DE ARAUJO – CALDAS NOVAS – GO.
(C.A SANSÃO X C. A FACE DA ELDORADO – NASCIMENTO – 08.11.2008)

LOTE 5 – GLENDA DA SAMVET – CAIO SANDRO DE ARAUJO – CALDAS NOVAS – GO.
(EFALC PARAISO CAJU X BRISA DA O.D´GUA – NASCIMENTO – 25.10.2007)

LOTE 6 – PRENHEZ SEXADA DE FEMEA – WAGNER LUCIO JACINTO – MORRINHOS – GO.
(TEATRO DA SILVANIA X C.A DECADA DA ELDORADO – PREVISÃO 05.11.2009)

LOTE 7 – ILUMINADA SABEDORIA – WAGNER LUCIO JACINTO – MORRINHOS – GO.
(C.A EVEREST X BALIA DA SÃO JOSE – NASCIMENTO 18.02.2009)

LOTE 8 – CASAKA FIV DA UBRE – WAGNER LUCIO JACINTO – MORRINHOS – GO.
(TEATRO DA SILVANIA X DISPOSTA TE KUBERA – NASCIMENTO 17.09.2007)

LOTE 9 – HIENA DA SAMVET – WAGNNER LUCIO JACINTO – MORRINHOS – GO.
(TEATRO DA SILVANIA X AVENTURA DE KUBERA NASCIMENTO 19.04.2008)

LOTE 10 – GENTA DA SAMVET – WAGNER LUCIO JACINTO – MORRINHOS – GO.
(EFALC PARAISO CAJU X BRISA DA O.D´GUA – NASCIMENTO 30.10.2007)

LOTE 11 – IMPONENCIA – ELMES RAMOS BERNARDES – BRASILIA – DF.
(EFALC PARAISO CAJU X C. A ELOISA – NASCIMENTO 06.04.2008)

LOTE 12 – CENSURA FIV DA UBRE – FERNANDO CAMILO DE OLIVEIRA – GOIATUBA – GO.
(TEATRO DA SILVANIA X DHARA DA SÃO JOSE – NASCIMENTO 15.09.2007)

LOTE 13 – CENTELHA IA DA UBRE – FERNANDOD CAMILO DE OLIVEIRA – GOIATUBA – GO.
(PRINCIPE FAN X MAGIA FAN – NASCIMENTO 29.05.2007)

LOTE 14 – ALTEZA GB PARAISO – GERALDO BORGES – BRASILIA – DF.
(NOBRE TE DA CAL X GB PARAISO JAVA – NASCIMENTO 24.01.2008)

LOTE 15 – BELLA IMAGEM DSIL – DANEIL ANTONIO SILVANO - BELA VISTA DE GOIÁS – GO.
(C. A SANSÃO X IMAGEM DA O.GUA – NASCIMENTO 19.01.2007).

LOTE 16 – CRONA FIV DSIL – DANIEL ANTONIO SILVANO – BELA VISTA DE GOIÁS – GO.
(C.A SANSÃO X BALIA DA SÃO JOSE – NASCIMENTO 02.01.2008)

LOTE 17 – CANÇONETA – PAULO CEZAR BARREIRA – CARMO DA MATA – MG.
(QUEBRA TACHO DA CAL X SINFONIA DA CAL – NASCIMENTO 07.08.2007)

LOTE 18 – CANELA DSIL – DANIEL ANTONIO SILVANO – BELA VISTA DE GOIÁS – GO.
(C.A. SANSÃO X MEDALHA O.D´GUA – NASCIMENTO 05.09.2007)

LOTE 19 - SERVIA FIV FAN – FABIO ANDRE – HIROLANDIA – GO.
(JAGUAR TE DO GAVIÃO X LAMOIA TE DA PALMA – NASCIMENTO 03.09.2008).

LOTE 20 – ELIDA DA JULA – LAURO SERGIO BELCHIOR – BELA VISTA DE GOIÁS – GO.
(JAGUAR TE DO GAVIÃO X DELANDA PIRACANJUBA – NASCIMENTO 15.08.2008)

LOTE 21 – REALIDADE DO JACINTO – JOSE JACINTO JUNIOR – ITUIUTABA – MG.
(JAGUAR TE DO GAVIÃO X REALEZA OCM – NASCIMENTO 20.10.2007).

LOTE 22 – DEFINIÇÃO FIV DO EGB – ENIR GOMES BARBSA – BRUMADINHO – MG.
(TEATRO DA SILVANIA X TRANCHA CAL – NASCIMENTO 23.01.2008).

LOTE 23 – MERIDA FIV DO ROZA – ROSIMAR SILVA – BELA VISTA DE GOIÁS – GO.
(MERIDA FIV DO ROSA X MAIRA TE DA SÃO JOSE – NASCIMENTO 29.05.2009).

LOTE 24 – FEMEA NASCIDA – SÉRIE LIVRE – DANEIL ANTONIO SILVANO – BELA VISTA DE GOIÁS – GO.
(ENVELO DA SILVÂNIA X IMAGEM DO O.DGUA – NASCIMENTO 01.06.2009).

LOTE 25 – BRAUNA ALTO ESTIVA – SÍLVIO QUEIROZ PINHEIRO – UBERABA – MG.
(TEATRO DA SILVÂNIA X LAVINIA ULTIMO ALTO ESTIVA – NASCIMENTO 08.02.2008).

LOTE 26 – FICÇÃO DA SÃO JOSÉ – ANDRÉIA PEREIRA NUNES – TRINDADE – GO.
(TEATRO DA SILVANIA X FICÇÃO DA SÃO JOSE – NASCIMENTO 20.05.2009 - RECEPTORA 237).

LOTE 27 – BONECA DA MIMB – ITAMAR CAIADO – JUSSARA – GO.
(BIJU TE KUBERA X COCADA PIRACANJUBA – NASCIMENTO 12.09.2007).

LOTE 28 A – PRENHEZ DE FEMEA – GERALDO BORGES – BRASILIA – DF.
(RADAR DOS POÇÕES X PAROLE FIV KUBERA – PARTO PARA SETEMBRO, RECEPTORA A CONFIRMAR).

LOTE 28 B – PRENHEZ DE FEMEA – GERALDO BORGES – BRASILIA – DF.
(RADAR DOS POÇÕES X HORIZA FIV KUBERA – PARTO PARA SETEMBRO, RECEPTORA A CONFIRMAR).

LOTE 29 – PRENHEZ DE FEMEA – LEANDRO FURTUNATO – ALEXANIA – GO.
(C. A SANSÃO X MAGIA FAN – PARTO A CONFIRMAR - RECEPTORA A CONFIRMAR).

LOTE 30 – BELA VISTA FIV CAL – GABRIEL DONATO DE ANDRADE – ARCOS – MG.
(C.A SANSÃO X PLUMA CAL – NASCIMENTO 06.08.2008).

LOTE 31 – COCADA FIV DA GP – FABIO INÁCIO MARTINS – MARZAGÃO – GO.
(C.A SANSÃO X KOREA FAN – NASCIMENTO 10.12.2008).

LOTE 32 – PRENHEZ DE FEMEA – CONDOMINIO LAISA – GOIÂNIA – GO.
(C.A SANSÃO X LAISA TE DA SÃO JOSE - PARTO PARA 07.07.2009 – RECEPTORA A CONFIRMAR).

LOTE 33 A – PRENHEZ DE FEMEA – WAGNER LÚCIO JACINTO – MORRINHOS – GO.
(C. A EVEREST X CAINY DA SAMVET – PARTO PARA 02/2.010 – RECEPTORA A CONFIRMAR).

LOTE 33 B – PRENHEZ DE FEMEA – WAGNER LUCIO JACINTO – MORRINHOS – GO.
(VAIDOSO DA SILVANIA X CAINY DA SAMVET – PARTO PARA 03/2010 – RECEPTORA A CONFIRMAR)

LOTE 34 A – PRENHEZ DE FEMEA – CAIO SANDRO DE ARAUJO – CALDAS NOVAS – GO.
(JAGUAR TE DO GAVIÃO X C.A FAZENDA DA ELDORADO – PARTO 19.11.2009 – RECEPTORA 2153).

LOTE 34 B – PRENHEZ DE FEMEA – CAIO SANDRO DE ARAÚJO – CALDAS NOVAS – GO.
(JAGUAR TE DO GAVIÃO X C. A DECADA DA ELDORADO – PARTO 22.10.2009 – RECEPTORA 2185)

LOTE 35 - ESTRELADA FIV DSIL – DANIEL ANTONIO SILVANO – BELA VISTA DE GOIÁS – GO.
(DOM TE DA SILVANIA X BILARA DSIL – NASCIMENTO 27.02.2009)

LOTE 36 - ABIGAIL DA UNIUBE - SOCIEDADE EDUCACIONAL UBERABENSE – UBERABA – MG.
(C.A. PALADINO IN X TONA CAL – NASCIMENTO 30.09.2007).

23 de jun. de 2009

Dia de Campo em Piracanjuba (GO)

Foto: Girbrasil
Jaime Dario Mantecón está em Goiás para promover o 2º Congresso Internacional de Criadores de Gir, visitando fazendas e criadores. Aqui encontro com os criadores Bráulio Moraes, Itamar Caiado, Onofre Ribeiro, Andréia Nunes, (Jaime Mantecón), Milton Nunes e Rosimar Silva, no restaurante Tucunaré na Chapa, onde os goianos levaram Jaime para experimentar uma das "delicias" da culinária local.



Goiânia (GO)
– A Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir – convida associados e criadores de Gir do Estado para a palestra de Jaime Dario Mantecón, criador de Gir e diretor da Associação Mexicana de Zebu, hoje, 23 de junho, às 18:30h, na sede da entidade.

Jaime falará aos goianos sobre a raça no México e sobre o 2º Encontro Internacional de Criadores de Gir, de 16 a 22 de agosto, em Palenque, no México. Logo após o encontro os presentes vão assistir o 1º Leilão Virtual Vila Rica, do criador goiano Dílson Cordeiro. O leilão será transmitido pelo Canal Rural, com a assessoria de Luiz Ronaldo, de Uberaba (MG)

Dia de Campo
A Girgoiás convida também para o dia de Campo na Fazenda Santa Luzia, do criador Guy Francisco Brasil Cavalcanti (foto), em Piracanjuba, dia 27 de junho, às 8 horas da manhã.

A programação prevê café da manhã, mostra de gado e almoço.

Guy pertence a uma família de criadores de Zebu em Goiás e está montando um excelente plantel de Gir.

Segundo Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, “nosso objetivo e fazer, pelo menos, um dia de campo por mês em Goiás, em todas as regiões, pois assim integraremos mais os criadores e faremos o que mais gostamos que é ver gado Gir”, ressalta.

Rosimar diz que esse calendário está sendo feito de comum acordo com os criadores, “os candidatos a sediarem os dias de campo devem entrar em contado com a Girgoiás para marcar a data para não haver nenhum choque”, esclarece.

Maiores informações para o dia de campo na Fazenda Santa Luzia, dia 27 de junho, sábado, na sede da Girgoiás, fone 62-3203-4753, ou com Rosimar Silva: 62-8415-3211.

Girgoiás recebe apoio de Prefeito para sediar Congresso Internacional em Goiânia


Foto: JK

Rosimar Silva (de chapéu)
fala aos criadores de Goiás
na varanda da Fazenda
Boa Vista do Ribeirão,
de Iris Rezende, prefeito de Goiânia, onde recebeu a diretoria da Girgoiás.







Goiânia (GO) – Mais de 40 criadores de Gir do Estado de Goiás prestigiaram a visita à fazenda de Iris Rezende, prefeito de Goiânia, ontem, dia 22 de junho. Íris recebeu os criadores na varanda da sua fazenda para um café da tarde regado de sucos naturais, biscoitos e pães de queijo, queijo frescal produzido na fazenda, café, leite e frutas.

Antes de irem para o curral ver o gado de Iris, Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, em nome dos criadores, apresentou os propósitos da nova diretoria da entidade e fez algumas solicitações ao prefeito. A principal delas foi o apoio para que a capital goiana possa sediar em 2010 o 3º Congresso Internacional de Criadores de Gir.

Segundo Rosimar Silva, “Íris é um grande criador do Estado, sabe da importância da raça Gir na formação da cadeia produtiva do leite e sabe, também, que a realização de um Congresso Internacional será de grande valia para o desenvolvimento da raça em Goiás no Brasil”. Rosimar diz ainda que “o fato da Girgoiás realizar o teste de progênie da raça, juntamente com a Assogir e Embrapa, a credencia a sediar um congresso para discutir os avanços e os rumos do Gir nesta década”, justifica.

Por sua vez, o Iris Rezende ficou muito satisfeito com a idéia da realização do ongresso em Goiânia e disse que “serei um aliado de primeira hora da Girgoiás, dos criadores e vamos apoiar a realização do Congresso por entender que Goiânia tem amplas condições de sediar um evento dessa natureza, ainda mais sendo da raça Gir, cuja raça eu tenho uma profunda identificação, pois fui criado com leite de vaca Gir”, conta.

Passos
Segundo o presidente da Girgoiás, “os próximos passos rumo à consolidação dos apoios para o congresso em Goiânia será buscar o apoio do Governo do Estado, cujo governador Alcides Rodrigues também é um criador da Gir, tem um visão estratégica do crescimento do Estado, em que está inserida a evolução da raça gir, por isso achamos que ele também não medirá esforços para trazer para cá o congresso em 2010”.

Rosimar informa também que irá procurar o governo federal por meio dos Ministérios do Turismo, das Cidades e da Agricultura. Segundo ele, “antes de embarcar para o México vamos conversar com outras organizações para buscar o apoio para nossa candidatura, como a AGCZ – Associação Goiana dos Criadores de Gir; SGPA – Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura; ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Gir; Abcgil – Associação brasileira de Criadores de Gir Leiteiro e Assogir – Associação Brasileira de Criadores de Gir”. Finalizou.





Matéria publicado no Jornal "Diário da Manhã", de Goiânia sobre a visita dos criadores de Gir do Estado de Goiás à Fazenda do Prefeito da capital goiana, Íris Rezende.


Gir Dsil e convidados


Foto: Girbrasil
O 1º Leilão Gir Dsil, em Goiânia,
durante a Expogoiás,
foi uma mostra do que
poderá ser o 2º Leilão Gir Dsil,
em Uberaba. "O 2º Leilão será bem
melhor e com mais qualidade",
garante Daniel Silvano.






Goiânia (GO) – Dia 1º de julho, quarta-feira, Daniel Silvano, Caio Sandro, Wagner Lúcio e convidados vão realizar o 2º Gir Dsil – Baby Megaleite, durante a Megaleite, em Uberaba.

O leilão será transmitido pelo Agrocanal e os serviços de leiloeira serão da Nova Sat Leilões.

Veja a relação dos convidados:
Andréia Pereira Nunes – Trindade – GO
Elmes Ramos Bernardes – Brasília – DF
Enir Gomes Barbosa – Brumadinho – MG
Fabio Inácio Martins – Marzagão – GO
Fernando Camilo de Oliveira – Goiatuba – GO
Gabriel Donato de Andrade – Arcos – MG
Geraldo Borges – Goiatuba – GO
Itamar Caiado – Jussara – GO
José Jacinto Júnior – Ituiutaba – MG
Lauro Sérgio Belchior – Bela Vista De Goiás – GO.
Leandro Furtunato – Corumbá de Goiás – GO
Paulo César Barreira – Carmo da Mata - MG
Rosimar Silva – Bela Vista de Goiás – GO.
Silvio Queiroz – Uberaba – MG
Condomínio Laisa – Goiânia – GO
Uniube – Uberaba – MG.



22 de jun. de 2009

Visita à fazenda de Íris Rezende



Goiânia (GO) – Íris Rezende (PMDB), Prefeito de Goiânia (foto), receberá a diretoria da Girgoiás e os criadores de Gir do Estado de Goiás hoje, 22 de junho, às 16 horas, em sua fazenda, em Guapó, município da grande Goiânia.

Um ônibus com ar condicionado levará os criadores até a fazenda Boa Vista do Ribeirão. A saída do ônibus está prevista para às 15:30 do parque de exposições de Goiânia, em frente ao escritório da ABCZ.

Além do despacho com a diretoria da Girgoiás, o prefeito mostrará parte do seu rebanho de Gir aos presente.

Encontro de Criadores na Estância Sâo José




Foto: Mônica
Na noite de sábado, dia 20, Andréia Nunes ofereceu um churrasco na Estância São José para Onofre Ribeiro e Jaime Dario Mantecón. Na foto: Itamar Caiado, Andréia Nunes, Ciçagen, Onofre Ribeiro, Quênia, Jaime Mantecón, Rosimar Silva e Milton Nunes no violão.





Trindade (GO) – Onofre Ribeiro, da Estância Jasdan, em Paraopeba e Jaime Dario Mantecón, da Finca El Rosario, México, desembarcaram em Goiânia no sábado, dia 20 e foram recebidos no aeroporto por Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, Andréia e Milton Nunes, da Estância São José e Itamar Caiado, do Condomínio Divisa.

Do aeroporto a comitiva foi para o restaurante Piquiras, em Goiânia, onde almoçaram e de lá foram para a Estância São José, em Trindade (GO), município da grande Goiânia (GO). À noite Andréia Nunes ofereceu um churrasco. Ainda à noite de sábado, os criadores aproveitaram a verem os animais de baia da criadora.

No domingo, a mostra de gado durou o dia todo. Bráulio Moraes, criador de Gir em Jandaia (GO), engrossou a lista de convidados de Andréia Nunes e almoçou na Estância Jasdan.

Onofre Ribeiro retorna hoje (segunda-feira) para Minas Gerais. Antes a comitiva visita a fazenda de Bráulio Moraes e almoçará em Goiânia, no restaurante Tucunaré na Chapa. Lauro Sergio Belchior, da fazenda Arapuca Velha, de Bela Vista, também participara do almoço.

México
Jaime Dario Mantecón, criador de Gir no México e diretor da Associação Mexicana de Zebu, ficará em Goiás para visitar alguns rebanhos e participará de uma reunião da Girgoiás, amanhã, dia 23, às 18:30h, onde falará sobre o Gir no México e sobre o 2º Congresso Internacional de Criadores de Gir, a se realizar de 16 a 22 de agosto, na cidade de Palenque, no México.









Olha só a satisfação de Jaime ao se deparar com uma travessa de “Risoto do Cerrado”, um prato típico goiano, composto de arroz com pequi, acompanhado de linquiça e lombinho de porco assado e bastante cheiro verde. O mexicano gostou e repetiu a dose na Estância São José na madrugada de sábado para domingo, quando Andréia preparou uma panelada de arroz com pequi cozido em panela ferro no fogão à lenha.

Goianos promovem leilão na Megaleite



Bela Vista (GO) – Dia 1º de julho, na Megaleite, em Uberaba (MG), os criadores de Bela Vista, Daniel Silvano, Caio Sandro e Wagner Lúcio (fotos), vão promover o 2º Leilão Gir Dsil e Convidados, com transmissão ao vivo pelo Agrocanal.

Será um leilão com convidados onde estará a venda somente fêmeas e prenheses de fêmeas. Segundo Daniel Silvano, que em maio passado realizou o 1º Leilão Gir Dsil durante a exposição de Goiás, em Goiânia, está confiante neste novo evento, “unimos os novos criadores de Gir de Goiás e do Brasil e vamos ofertar coisa boa do Gir leiteiro”.

Por sua vez, Caio Sandro argumenta “que será muito importante para três criadores de Goiás promoverem um leilão na maior exposição do Gir leiteiro nacional, que é a Megaleite, onde será, inclusive, fechado o ranking nacional do Gir Leiteiro”.

Wagner Lúcio agradece o apoio dos criadores de “várias partes do país em nos apoiar cedendo um animal para enriquecer o nosso leilão”.

O 2º Leilão Gir Dsil será ás 20horas no parque de exposição de Uberaba. A leiloeira será a Nova Sat Leilões e a assessoria técnica será de Rafael Veloso, da G leite.