9 de mar. de 2009

Zé Neto: "Assogir para todos"



Uberaba (MG)
– Uma informação curiosa sobre a nova direção da Assogir é que 38% dos diretores são criadores de Gir Leiteiro, sendo que a maioria desses são, inclusive, filiados à Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro.


O que faz um criador de Gir leiteiro participar de uma organização que até bem pouco tempo era a legítima representante do Gir dupla aptidão e sempre se colocou como oposição ao Gir leiteiro?

É possível encontrar a resposta a esta indagação no discurso dos novos dirigentes da Assogir, que dizem que a entidade não será mais a representante dos puristas, “mas dos criadores de Gir do Brasil, quaisquer que sejam, leiteiro ou não”, disse José Sab Neto.

Segundo José Neto, “nosso Gir é leiteiro (referindo-se ao Gir bem caracterizado) e vamos demonstrar isso com muito trabalho, com melhoramento genético, com pesquisa e com a determinação de que a raça Gir deve ser selecionada para produzir leite”.

Com esse discurso, José Neto conquistou adeptos para a Assogir no meio dos criadores de Gir Leiteiro que não vêem nenhum obstáculo em participarem da Assogir mesmo sendo "leiteiros" e filiados a Abcgil.

Isso, até certo ponto, demonstra um avanço no comportamento dos criadores de Gir, que já foram, inclusive, inimigos por causo do tipo de gado que selecionavam em suas fazendas.

Nenhum comentário: