16 de mar. de 2009

Ibsen de Castro entra no Gir


Fotos: Rosimar Silva/Girbrasil
Laisa (Radar) amamentando o filho aos 8 meses de parida produzindo mais de 30 quilos de leite. Um exemplo de produtividade e persistência de lactação. Qualidades importantíssimas para o gir brasileiro.


Jussara (GO) – Domingo, dia 15 de março, passei o dia todo na Fazenda Divisa, em Jussara, no Estado de Goiás, da família Ibsen Henrique de Castro, ex-deputado Estadual, Federal e ex-secretário do governo de Goiás.

Ibsen aposentou-se da política e dedica seu tempo às lidas da fazenda, onde cria gado comercial, Nelore e, agora, Gir Leiteiro.

Quem primeiro iniciou no Gir na família foi o filho Itamar Caiado há mais de três anos. Agora a família toda está motivada para a seleção de Gir leiteiro.

Itamar e o irmão Ibsen Henrique de Castro Júnior (foto), estão à frente do negócio. Ibsen Júnior é médico na cidade de Goiânia e nelorista, mas agora está decido a investir na raça Gir e, espera êxito nesse projeto familiar de selecionar Gir sob a coordenação e a experiência de pecuarista do pai.

A família Ibsen tem um plantel significativo oriundo dos melhores planteis do país, com animais de Joaquim Roriz, Alberto Pereira Nunes, Rubens Peres, Gabriel Donato, Athos Magno e etc.

Um dos animais de maior destaque no plantel é Laisa TE da São José, uma novilha do plantel de Alberto Pereira Nunes. Laisa pertence a um condomínio formado por Itamar Caiado, Andréia Nunes e José Donizeth. Itamar e Donizeth compraram suas cotas de Andréia Nunes em leilão durante a Expozebu 2008, por R$ 42 mil.

Laisa é filha de Ficção da São José, uma filha de Xantina, com o touro Radar dos Poções. Ela está no oitavo mês de lactação e a última pesagem foi de 35 quilos e 400 gramas de leite. Um animal que se destaca pela produtividade e persistência de lactação.

Veja clipe




Nenhum comentário: