5 de mar. de 2009

A importância do Debate


Durante o período em que o Prof. Carrião apresentou a sua renúncia, até a data da Assembléia que irá eleger a Nova Diretoria da Assogir, mesmo com horário eleitoral gratuito nos principais veículos de comunicação,Blog GIR-PO e Girbrasil, não tivemos debatedores sobre os principais problemas e objetivos da Associação, nem mesmo quando o Sr.Silvio Queiroz questionou qual seria os rumos e objetivos que a nova Diretoria adotaria.

Oras, para uma Associação fundada desde 26/05/1956 e homologada pelo MAPA através da Portaria 366 de 08/08/1966; portanto, anterior à data em que a ABCZ foi encarregada do Registro Genealógico das Raças Zebuínas, conforme Portaria 366 de 13/12/1967, penso que a resposta deveria ser única, tanto por parte dos criadores, quanto por parte da Assogir, ou seja, zelar pela raça e produzir carne e leite.

Defender o trinômio “Raça, Carne e Leite”, é obrigação dos criadores de Gir, pois de acordo com o artigo 52 letra "c" do Regulamento do SRGRZ, a raça Gir constitui uma das oito Raças reconhecidas pelo MAPA conforme Leis, Decretos e Portarias.

A ABCGIL, fundada desde 17/09/1980, prestou e presta grandes serviços no Melhoramento Genético do Gir Aptidão Leiteiro, mas quem irá atender as duas vertentes do trinômio ”Raça e Carne “, para se enquadrar nas exigências do MAPA, e fiscalizadas pela ABCZ.

Gir leiteiro não é uma nova raça, é apenas uma das qualidades que o Gir proporciona a toda Pecuária Nacional e ao Mundo de clima tropical.

Não vejo razão para grandes polêmicas dentro da Raça, basta relembrar o Leilão Gir das Américas, que quando surgiu em Remate animais altamente produtivos e com preços recordes, os de muita beleza e caracterização racial incontestáveis, alcançaram os melhores lances.

Quanto aos problemas da Assogir, o que me entristece, é que neste exíguo tempo em que renasce as esperanças dos associados de ver uma entidade novamente atuante, como nos tempos do Dr.Vicente Araújo, deparar com os seguintes fatos:

a) Erros crassos no Estatuto vigente; artigos em duplicata; divergência nos dizeres do Estatuto e do Logotipo; não incluir a ABCZ e nem o MAPA no trabalho conjunto da Associação, enfim, tanta coisa, que querer transformar o Estatuto em OSCIP(Lei 4790 de 23/03/1999), é o mesmo que qualificar a ASSOGIR como uma ONG.

b)Tentar entrar no Site da Assogir e o mesmo estar inoperante.

c) É você acessar o Site da ABCZ, e não visualizar como Empresas Associadas da Brazilian Cattle Genetic, a Assogir, sendo que todas as demais Associações de Raças lá se encontram, inclusive a ABCGIL

Penso que a nova Diretoria estará muito bem representada pelo meu amigo Zé Neto e seus novos pares de Diretoria, mas seria muito melhor se o exíguo tempo tivesse permitido uma maior discussão entre criadores e entidades afins.

Uma coisa é certa, nunca apagará dentro de mim, a vontade para um bom debate, e a coragem para defender dentro do Regulamento da ABCZ, o Gir brasileiro, aquele cujas características e funções estão registradas no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.



Euclides Osvaldo Marques
Estância do Gir
São José do Rio Preto (SP)



Nenhum comentário: