13 de mar. de 2009

Amanhã, leilão de gir em Avaré (SP)



Avaré (SP) – Amanha, dia 14 de março, às 2 horas da tarde, direto do parque de exposição, Celso Rasi, da Apil Agropecuária e Carlão da Publique, da Rio Vale Agropecuária, de Porangaba (SP), realizarão o 1º Leilão Gir Leiteiro Tipo A.

Celso Rasi seleciona Gir na fazenda São José, no município de Bauru (SP). Carlos Alberto, mais conhecido por Carlão da Publique, é um publicitário do agronegócio e mantém seu rebanho no município paulista de Porangaba e, juntos com outros criadores, estão promovendo a primeira mega exposição de Gir de Avaré, que, além do leilão, terá julgamento e torneio leiteiro.

Este ano a exposição de Avaré será homologada pela Abcgil, primeiro passo para se tornar uma exposição ranqueada. Avaré foi bastante conhecido por ser a cidade do ex-criador de Gir Zeide Sab, da fazenda Americana. Atualmente a Fazenda Americana está em Uberaba com o filho de Zeide, José Sab Neto.

Mas ainda permanecem na região e selecionando Gir as filhas de Zeide: Nádia e Dunya Sab. Nádia, atualmente, lidera o grupo de criadores da região na promoção da exposição de Avaré. Segundo Nádia, os criadores locais de Gir preferiram não criar juridicamente uma entidade de Gir, “mas um núcleo informal para organizar os eventos da categoria”.



Nenhum comentário: