5 de mar. de 2009

A importância da Fazenda Colaboradora



Gostaria de enaltecer a importância das fazendas colaboradoras nos mais diferentes programas de avaliação genética no Brasil, em particular no teste de progênie do Gir. Gostaria de destacar estes produtores que disponibilizam seus rebanhos para avaliar os novos touros, que irão compor o programa de avaliação genética em busca de animais superiores dentro de uma população.

A definição técnica para rebanho colaborador seria: “Rebanhos colaboradores serão aqueles que receberão sêmen dos reprodutores a serem avaliados. Entende-se por colaborador aquele rebanho cujo proprietário se compromete a participar do teste, disponibilizando matrizes que serão inseminadas com sêmen dos reprodutores em teste”. Porém essa definição não deveria se aplicar de forma tão simples, pois as fazendas colaboradoras serão a base para uma avaliação genética correta, sendo as informações obtidas nas mesmas, determinantes para o resultado do teste de progênie. Quem participa do teste, como fazenda colaboradora, possui uma das maiores responsabilidades dentro de teste, e cabe a ele zelar pelas informações fornecidas a equipe responsável pelo programa. Este produtor deve ser imparcial, indiferente a modismos, status ou qualquer outra forma de persuasão. Coletando os dados da melhor maneira possível.

Sendo tão importante quanto o selecionador dentro do programa de melhoramento genético da raça. Pois estes abrem as porteiras de sua fazenda, e “acolhem” estes novos reprodutores que serão testados. Juntamente com esse material genético, vem o trabalho de gerações e gerações de selecionadores que buscam melhorar a qualidade do rebanho nacional. E conseqüentemente a vida destes produtores que vivem do leite.

Quando um selecionador coloca um touro em teste, este coloca não apenas um touro, mas todo um trabalho de uma vida. Podendo ter sucesso ou não dentro do seu trabalho de seleção. Por isso a confiabilidade em um programa, passa desde os selecionadores, técnicos, colaboradores, avaliação genética e finalmente a divulgação dos resultados. Sendo peças que trabalham de forma conjunta, buscando o melhor resultado.

Hoje o Instituto Federal Minas Gerais- Campus Bambui é integrante do Programa de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro, sendo enquadrada na categoria fazenda Colaboradora. Como responsável pelo setor de Bovinocultura do Instituto, firmamos esta parceria buscando atuar nesse processo de melhoria do rebanho nacional. Por isso esse breve relato sobre as fazendas colaboradoras e sua importância.


Um abraço a todos os amigos giristas.



Rafael Bastos Teixeira
Professor Efetivo- Instituto Federal Minas Gerais- Campus Bambuí
Fazenda Mato Dentro- Viçosa –MG
www.fazendamatodentro.com.br

Nenhum comentário: