23 de mar. de 2009

Pé na Estrada: Ribeirão Preto (SP)


Fotos: Rosimar Silva/Girbrasil
CHILENA DOBI - PROGENIE GENUIVO EVA.-2

Aqui uma demonstração do empenho de José Luiz Junqueira Barros: Chilena DOBI e sua progênie com o touro Genuíno EVA, fruto de uma única FIV (Fertilização in vitro)
.


Clique na foto para ampliar
Ribeirão Preto (SP) – Athos Magno, vice-presidente da Assogir e Rosimar Silva, vice-presidente da Girgoiás, estiveram no último domingo na Fazenda Café Velho, de José Luiz Junqueira Barros (na foto com Athos Magno e o Touro Cristal, Campeão Nacional 2008), para conhecer as últimas gerações de filhos e filhas dos touros Krishna Sakina Prema, Alecrim II, Cabaré Roodhari DOBI e Genuíno EVA, touros que José Luiz está selecionando para produzir animais leiteiros “e bem caracterizados”.

Bi, como José Luiz é conhecido no meio girista, é um criador bi-campeão na Expozebu na pista de Gir Dupla Aptidão. Segundo ele, depois de “chegar onde eu queria com a caracterização racial dos meus animais”, agora direcionará sua seleção para leite com as linhagens e indivíduos que acreditam sejam leiteiros. “já tenho tudo que desejei em caracterização. Agora quero leite, muito leite nos meus animais”.

Athos e Rosimar também discutiram com José Luiz sua participação no programa de melhoramento de Gir Embrapa/Girgoiás, que testa touros Gir leiteiro de linhagens alternativas. Bi decidiu participar do teste e ira submeter ao teste de progênie touros dos acasalamentos com os touros Krishna Sakina Prema, Alecrim II, Cabaré Roodhari DOBI e Genuíno EVA.

Athos Magno disse que ficou satisfeito de ver o trabalho da Fazenda Café Velho. Segundo ele, “aqui é uma demonstração de que é possível selecionar Gir leiteiro com qualidade racial”. Disse também que “o Bi está prestando um grande serviço ao Gir brasileiro ao resgatar esses touros antigos e leiteiros com o compromisso exclusivo de produzir animais leiteiros, utilizando suas melhores matrizes e ainda disponibilizando os seus melhores tourinhos para o teste de progênie da Girgoiás”.

Tourinhos
Um dos exemplos de animais produzidos dentro dessa nova filosofia da Fazenda Café Velho é o touro Fiorde Alecrim DOBI (foto), que o criador está disposto a submeter ao teste de progênie Embrapa/Girgoiás. Ele é filho de Alecrim II com Boneca Roodhari DOBI, irmã de Cabaré Roodhari DOBI, touro falecido, pai de Enguia DOBI, campeã fêmea jovem do torneio leiteiro de Uberlândia 2008. Boneca, a mãe de Fiorde, está em controle leiteiro oficial ABCZ e produziu na última pessagem 18,94 quilos de leite.

Linhagem Alecrim
Alecrim II, filho de Alecrim Velho, que descente diretamente do touro importado Krishna, por meio do seu filho Krishna Sakina, o “Krishninha”. Alecrim herdou do pai e da mãe, Armênia DC, uma vaca filha de Redino em vaca que vem de Gaiolão Importado, qualidades leiteiras que se perpetuam até hoje.

Armênia DC, mãe de Alecrim Velho, é neta de Triunfo, touro que fez fama no Estado de São Paulo pelos valores astronômicos pelos quais foi adquirido no ano de 1946, por Júlio Batista da Costa Filho e Nilo Jacinto lemos, em Franca (Pela quantia atualizada de quase 2 milhões de reais). Triunfo é filho de Guilherme II, que é filho de Gaiolão Importado na Fortuna. Fortuna vem da linhagem Maxixe, que também é considerada bastante leiteira.

Alecrim serviu o plantel de Zeid Sab, na Fazenda Americana, em Avaré (SP). Essa informação é importante porque é sabido que o plantel ZS foi o mais leiteiro de todos os planteis de animais padrão do Brasil. Foi uma pena Zeid Sab não ter feito controle leiteiro oficial em todo o seu rebanho, pois descobriria linhagens altamente leiteiras. É comum encontrar vacas com excelentes lactações oficiais oriundas do plantel de Zeide Zab. Ao que parece, José Sab Neto, filho e herdeiro de Zeid Sab, fará essa reparação na história do Gir brasileiro fazendo a pesagem do leite de suas vacas, na fazenda Americana, no município de Uberaba (MG), para onde se mudou com tudo que herdou do pai.

Girbrasil documentou a visita na fazenda Café Velho e colheu os depoimentos de José Luiz Junqueira Barros sobre seu trabalho de seleção de Gir para leite e sobre o teste de progênie Embrapa/Girgoiás. Também ouviu de Athos Magno sua impressão sobre o que foi visto na Café Velho.





Um comentário:

Anônimo disse...

Gostarai também de parabenizar o Bi pelo seu trabalho. esse é o caminhos que todos deveriam seguir. Gostaria de ver a foto por inteiro daquele magnifico e imenso touro