SAIBA MAIS:
l PRINCIPAL I LEILÕES I NOTÍCIAS I ARTIGOS I GIRBRASIL VÍDEOS I GALERIA DE FOTOS I QUEM SOMOS ILINKS I CONTATO I COMO USAR I DALUA DO ROSA l
18 de mar. de 2009
Gir no Pantanal
Fabel Utopia – filha de Nobre da Cal - Lactação oficial 5.436 Kg (em aberto) - Perfil Igenity 8 para leite. Animal do plantel de Denílson de Souza, no Mato Grosso do Sul.
Prezado Rosimar Silva,
Aproveito a audiência de Girbrasil para parabenizar os novos dirigentes da Assogir.
Parece-me que é uma boa hora para unir a raça, ou melhor, os criadores, em torno de um objetivo único que é a evolução e melhoramento do GIR, esse animal maravilhoso que encanta a todos nós.
As discussões enfadonhas e estéreis sobre padrão x leiteiro acabam por desqualificar os animais e também as pessoas dos criadores (o que é pior) e não acrescentam nada, a não ser um desgaste pessoal e institucional desnecessário.
Dizer que o gir leiteiro é sub-raça, agirado ou mestiço e, por outro lado, dizer que o gir padrão é improdutivo ou peça de selecionador (eu já cheguei a dizer algo parecido e me arrependo muito) apenas enfraquecem os dois pólos de um mesmo cabo.
Que bom seria se os criadores de padrão enaltecessem o lado bom do gir leiteiro (maior produção de leite, já que nessa linhagem a seleção foi totalmente direcionada para isso nos últimos anos) e os criadores de leiteiro enaltecessem o lado bom do padrão (produção de carne e maior preservação das características raciais, já que igualmente a seleção dessa linhagem foi direcionada para isso nos últimos anos) e tentassem unir essas vertentes genéticas para se conseguir obter cada vez mais animais que reunissem as duas características.
Nota-se que os atuais presidentes da ABCGIL e da ASSOGIR têm a mente aberta e em seus discursos demonstram ótimas intenções que tendem a unir a raça, o que poderá ser feito, por exemplo, ampliando-se os testes de progênie, com inclusão de animais de linhagem padrão no teste da EMBRAPA/ABCGIL e incluindo também animais de linhagem leiteira no da EMBRAPA/GIRGOIÁS, além de tentar ampliar esses testes com o aumento de rebanhos colaboradores em mais Estados do país.
Sucesso aos novos dirigentes e que a paz e o bom senso sejam balizadores de sua administração, em benefício da raça!
Denílson Souza
Gir Pantanal
Terenos – Mato Grosso do Sul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário