14 de mar. de 2009

Teste de Progênie Girgoiás: fazendas colaboradoras



Goiânia (GO) – Com a nacionalização do teste de progênie Embrapa/Girgoiás e com a participação da Assogir – Associação Brasileira dos Criadores de Gir - neste programa, o presidente Emílio da Maia de Castro informa que a Girgoiás irá expandir a participação de fazendas colaboradores em todo o território nacional.

Segundo Daniel Batuíra (foto), zootecnista e técnico responsável pelo teste da Girgoiás, quem desejar participar do teste como fazenda colaboradora deverá procurar a Associação Goiana dos Criadores de Gir e fazer sua inscrição.

Daniel informa que para ser uma fazenda colaboradora e receber sêmen de touros da raça Gir em teste necessariamente o criador não precisa ser selecionador de Gir PO. “Poder ser criador de girolando, produtor de leite”. O criador recebe o sêmen sem nenhum custo.

A fazenda colaboradora precisa necessariamente fazer uso da inseminação artificial; participar com, no mínimo, 30 e no máximo 100 matrizes por ano para serem inseminadas com os touros em teste; fornecer informações gerais do rebanho, tais como: raça ou grau de sangue das matrizes, tipo de manejo utilizado na fazenda e número total de matrizes em idade reprodutiva. Adicionalmente, deve fornecer o endereço completo da propriedade.

Após aprovada a participação do rebanho no programa, o criador procede à escolha de no mínimo quatro reprodutores em teste, para uso em seu rebanho.

O sêmen será encaminhado ao criador na base de 1,5 a 2,0 doses para cada matriz colocada à disposição do programa. Um recibo em duas vias é assinado, sendo que uma via fica com o criador e outra é arquivada. A cópia do criador serve de comprovante para comunicação de aquisição de sêmen perante a associação da raça.

O Criador se compromete a usar o sêmen recebido em um período máximo de doze meses, a partir da data de distribuição.

É muito importante que os criadores comprometem-se a reter as progênies fêmeas no rebanho até o encerramento da primeira lactação.

A partir do recebimento do sêmen, o rebanho passa a ser acompanhado a cada seis meses por técnicos vinculados ao programa. Nestas visitas são coletadas e/ou verificadas as informações referentes à cobrição, diagnóstico de gestação, nascimento, mortes, defeitos, etc.

Com a parição das filhas dos touros, inicia-se o controle leiteiro delas e de suas companheiras de rebanho. Na ocasião da primeira lactação, serão feitas também medidas corporais e de manejo, como, por exemplo, altura, perímetro toráxico, largura e comprimento de garupa, altura de úbere, tamanho de tetas, aprumos, facilidade de ordenha, temperamento. Estas informações são incluídas no teste.

O criador, caso continue interessado em participar, receberá a cada ano sêmen de um outro grupo de touros.

O Criador interessado em participar do programa de teste de progênie deve comunicar-se com a coordenação do projeto na Girgoiás por meio do telefone (62) 3203-4753 ou com responsável técnico, Daniel Batuíra (62) 91272095. O e-mail da Girgoiás é girgoias@hotmail.com.


Nenhum comentário: