28 de mar. de 2009

Leilão Elite Gir Leiteiro 2C


Foto: Jadir Bison/Abcz
Ilhabela Fan II (Dançarina Fan X Principe Fan), lactação oficial de 10.067 quilos de leite em 365 dias. Pertence ao condomínio formado por Fábio André e Alcides Rodrigues, Governador de Goiás.



Sertanópolis (PR) – Dia 2 de abril, quinta, às 9 horas da noite, pelo canal Rural, direto do Parque de Exposição Ney Braga, em Londrina (PR), Beatriz Garcia Cid, Fábio André e Felipe Picciani, promovem o “Leilão Elite – Gir Leiteiro 2C”.

Em 2008 o leilão da Fazenda Cachoeira foi o “Cachoeira Fest”. Este ano Beatriz Garcia Cid abriu seu leilão para mais dois promotores e vários convidados especiais.

Fábio André, da Estância Royal, em Hidrolândia Goiás, é um velho amigo da família Cid. Fábio também é o criador de Gir que mais prêmios ganhou na história da Expozebu. É reconhecido por ter um plantel de Gir altamente refinado racialmente. Há alguns anos introduziu o Gir leiteiro em parte do seu rebanho.

Felipe Picciani é um jovem empreendedor, filho do deputado estadual do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, tradicional criador de Nelore, que agora investe agressivamente na raça Gir. Foi dele a idéia e a execução do mega leilão Gir das Américas, o primeiro leilão da raça Gir no Copacabana Palace, em plena avenida Atlântica no Rio de Janeiro.

Os picciani trazem para o Gir toda experiência de grandes e performáticos leilões de nelore, como aqueles realizados em transatlânticos em alto mar.

A família Cid comemora este ano o centenário do nascimento de Celso Garcia Cid. O catálogo do leilão 2C, aliás, um catálogo granfino, na página que cita o centenário do nascimento de Celso Garcia Cid afirma que “este pioneiro visualizou a revolução que as 64 cabeças de gado Gir, que importou da Índia em 1960, fariam ao rebanho brasileiro. Hoje a base genética do Gir 2C está presente nos grandes reprodutores e matrizes do Gir Leiteiro, comprovando a força do Gir da Cachoeira”.

É consenso entre os criadores tradicionais do Gir brasileiro de que Celso Garcia, por meio do touro Krishna importado nessa época revolucionou a raça no país.

Gir Leiteiro
Neste centenário do nascimento de “seo” Celso (foto), uma discussão que irá permear os criadores é o fato da Fazenda Cachoeira 2C, berço da linhagem Krishna, que refinou o Gir nacional e que produziu vários touros base de linhagens leiteiras, introduzir o Gir Leiteiro no rebanho, praticamente abandonando a tradicional seleção de Celso Garcia.

Participação Goiana
Fábio André, um dos principais criadores de Gir do Estado de Goiás é o representante goiano mais ilustre neste leilão. Segundo ele, “foi uma honra o convite para ser promotor de um evento tão importante”.

E é importante mesmo, pois trata-se da memória de um dos homens mais importantes de todos os tempos para a raça Gir, que foi “Seo” Celso. Além disso, este leilão reúne nobres e importantes criadores, além de personalidades políticas da pecuária brasileira, como Sílvio Queiroz, presidente da Abcgil, Orestes Prata Tibery, ex-presidente da Abcz e vários pecuaristas com tradição de investir pesado em gado de elite.

Fábio, por exemplo, terá no leilão um animal da sua criação: Poliedro Fan, um filho do Impressor de Brasília na Ilhabela Fan II, uma das principais matrizes do Brasil, que teve 50% de suas cotas vendidas para Alcides Rodrigues, governador de Goiás, em 2008, no leilão Gir das Américas, por R$ 147 mil, portanto um animal avaliado em quase R$ 300 mil.

Poliedro Fan é realmente um belo touro e pertence ao condomínio formado pela fazenda Cachoeira 2C, José Antônio Silva Lino e Estância Rofas. Poliedro Fan participa do teste de progênie Embrapa/Abcgil 2008.

Convidados Especiais
Vão vender no leilão da Cachoeira 2C os criadores Adir do Carmo Leonel, Antônio Paulo Abate, Demetrius Mesquita, Dirceu Borges, Divino Barbosa Cintra, Gabriel Andrade, Fazenda Jaó, João Machado Prata Júnior, José Antônio Silva Lino, José Milare Garcia, José Ricardo Fiúza Horta, Leo Machado, Luiz Aparecido Andrade, Murilo Benício, Olavo Cardoso Machado, Onofre Eustáquio Ribeiro, Orestes Prata Tibery Júnior, Paulo Afonso Trindade Júnior, Sílvio Queiroz Pinheiro, Sítio Gabriel e Torres Lincoln Filho.

Condomínio Ilhabela
Ilhabela Fan II é a primeira vaca a produzir mais de 10 mil quilos de leite em Goiás em controle oficial. Para ser mais preciso, foram 10.067 quilos de leite em 365 dias. Ela é filha de Dançarina Fan, vaca de mais de 8 mil quilos com o touro Príncipe Fan.

Ilhabela Fan II, que agora pertence ao condomínio Ilhabela formado por Fábio André e Alcides Rodriques, não terá nenhum um outro produto neste leilão.

Diamantes do Gir
Fábio e Aline Rodrigues (foto), filha do governador Alcides Rodrigues, estão preparando um leilão de Gir para acontecer durante a Expogoiás. Trata-se do leilão “Diamantes do Gir”, cujos detalhes ainda não foram divulgados.



Nenhum comentário: