31 de mar. de 2009

Touro da moda



São Pedro do Suaçuí (MG) – Touro de elite, assim como todos os produtos de consumo, também caem na “graça” do consumidor. Jaguar TE do Gavião, touro Gir Leiteiro, 2º lugar no ranking nacional de touros provados Gir Leiteiro, filho de Uaçaí Jaguar na Umidade Cal, de propriedade de Carlos Caldeira Brant (foto), Fazenda Gavião - São Pedro do Suaçuí – MG, é um exemplo.

Jaguar TE do Gavião é o touro do momento. É o touro da moda. Caiu na graça do criador de Gir Leiteiro. O mercado quer Jaguar. Todos os grandes e importantes criadores estão usando Jaguar TE do Gavião e estão vendendo bem suas prenhezes nos leilões.

O leilão eletrônico Reservas Nobres Gir Leiteiro disponibilizou nove prenhezes do Jaguar TE, superando Radar dos Poções. O leilão Nova Era, dia 1º de abril, têm seis prenhezes desse touro com as melhores “barrigas” do Brasil.

Em breve, pela quantidade de filhas valorizadas e com as melhores vacas do Brasil, Jaguar será, sem dúvida o melhor touro do Ranking ABCZ/Unesp.

Parabéns ao Carlos Caldeira Brant que soube produzir um animal com tamanho apelo comercial, com consistência genética capaz de satisfazer as exigências do competitivo mercado de Gir Leiteiro.

Jaguar, além de tudo, é uma opção para fugir da endogamia do gir leiteiro, pois traz no seu pedigree a força de Jaguar 3R e a consistência racial de Krishna Sakina Virbay, do saudoso Celso Garcia Cid.



5 comentários:

SEJ Johnsson disse...

É fato. Alem disso em segundo plano nota-se SC Uaçai Jaguar, em várias "barrigas" e presente em leilões de semen. Não por acaso também filho de Jaguar 3R.
E por falar nisso, na Jóia da India tem outro filho bem interessante do Jaguar - SC Vampiro Jaguar, semen barato, touro antigo (já deve estar morto) que talves possa estar passsando desapercebido.

Carlos Caldeira disse...

Sej,
você tem razão,
S.C.Vampiro é muito bom, sua mãe é Prenda Faizão, mãe também de S.C.Urutu Relógio(1º colocado do 6º grupo)
Prenda é filha da grande Gabarra.
Tenho duas filhas do S.C.Vampiro, são ótimas de leite.

Unknown disse...

Falar do Jaguar do Gavião e suas qualidades, que são imensas, é relativamente fácil. Mas o que vale registrar mesmo é que nem de longe a "cria" se aproxima do "criador". Dr Carlos é uma pessoa diferente, inteligente, profundo conhecedor das linhagens do Gir Leiteiro, selecionador dedicado que hoje colhe os frutos plantados no passado. Mais que isso, apesar do sucesso Dr Carlos conserva suas principais qualidades, humildade e generosidade.
Obrigado Dr Carlos pelo apoio no início da Sumaúma.
Do amigo,
João Cruz.

Wanderly da Costa Pereira disse...

Prezado Rosimar Silva,

Quem convive com o Dr. Carlos Roberto Caldeira Brant, mineiro típico de São Pedro do Suaçuí, sabe que o sorriso fácil e tímido, assim como a fala mansa, são a camuflagem de um dos maiores pesquisadores e o mais apaixonado criador que o Gir Leiteiro conhece.

Ele ensina, para quem quiser aprender, que não é magia ou sorte que promove sucesso nos acasalamentos.

"Basta ter amor, estudar linhagens e visitar currais, para aprender com os resultados dos trabalhos efetuados pelos amigos", diz ele.

Parece simples, mas não é. Com essa modéstia, Caldeira Brant tenta esconder o seu maior segredo: ele foi ungido por Deus, com o dom de promover a evolução genética da raça.

O ranking EMBRAPA/ABCGIL consagra o sufixo do Gavião, apresentando quatro touros provados: Jaguar TE (2° colocado com PTA de 474,7), Astro TE (8° colocado, com PTA se 309,4), Guardião TE (34° colocado, com PTA de 157,4), Galaxi TE (39° colocado, com PTA de 134,4).

Resultado conquistado em, apenas, duas décadas de trabalho.

Jaguar só virou o touro da moda, porque a qualidade da griffe Gavião se consolidou como garantia de êxito em qualquer plantel.

Wanderly da Costa Pereira
Belo Horizonte

Nilson Fidelis disse...

Estive na Fazenda Gavião na Sexta Feira da paixão e la encontrei o Carlos. Continua como sempre sério amigo , humilde mas acima de tudo um profundo conhecedor do Gir Leiteiro. Ele fala de uma familia Gir como quem esta com um catálogo na mão. La pude ver filhas do jaguar em produção, filhas lindas com úberes perfeitos e uma produção fantastica.Trabalho na EMATER MG em Peçanha cidade vizinha da Gavião que aliás divide o municipio de Peçanha e São pedro do Suaçui. Sempre que posso passo por la. Da gosto ver sua criação. Jaguar a partir de agora que esta sendo cruzado com matrizes de elite sem duvida nenhuma chegará ao topo muito em breve. Parabéns Carlos , voce é um exemplo a ser seguido.