10 de mar. de 2009

Entrevista: Silvio Queiroz Pinheiro



Presidente da ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro



foto: Arquivo publique

foto: Girbrasil

Fale um pouco sobre o Programa Nacional de melhoramento genético.

O programa, idealizado e conduzido pela Embrapa Gado de Leite e ABCGIL, teve início em 1985 e é o grande diferencial existente nas raças zebuínas para produção de leite no mundo. Pioneiro em nosso país, ele tem apresentado, ao longo destes 24 anos, uma consistência evolutiva nos resultados. Confere ao programa toda uma credibilidade junto aos usuários da genética gir leiteiro.

Comprovadamente, quem usa as informações contidas no programa, tem consistência de dados para dar sequência na seleção de gado puro e produção de leite no gado mestiço e cruzado. Não é apenas a informação de quantidade, mas pesquisas voltadas à composição do leite no tocante à gordura, proteínas, entre outros, que são muito importantes para o criador. O programa é composto por um conjunto de informações tais como conformação adequada à produção, aprumos, aparelho produtivo, conformação de aparelho reprodutivo, dentre outros importantes dados úteis ao produtor. É um trabalho que a ABCGIL tem realizado ao longo destes anos e é um desafio multiplicar as informações para que cheguem não só para aqueles que têm acesso à informação, seja pela internet ou revistas, mas para o tirador de leite que, também, precisa destas informações.

No tocante ao programa, ele entra agora numa fase de pressão de seleção com novos critérios para colocação de touros em teste. A partir deste ano, eles valorizarão o criador que faz seleção de gado leiteiro e o criador que participa do programa e que utiliza as ferramentas disponíveis, aplicando na seleção para produção de leite. Estes criadores serão privilegiados na hora de colocar touro em teste, pois são pessoas que acreditaram e estão, cada vez mais, incrementando dados e contribuindo para ampliação do nosso programa.

Qual a importância do controle leiteiro?

O controle leiteiro é a principal ferramenta para identificação de animais realmente produtivos. Através dele, com muito critério e responsabilidade, identificamos não apenas quantidade, mas, principalmente, persistência de produção o que promove uma diferenciação enorme no processo seletivo. Quem realmente busca uma seleção de uma raça especializada na produção de leite, não fica apenas no pico de produção, ele foca a persistência, a duração da produção. É comum você identificar uma vaca que produz muito leite durante um curto espaço de tempo (2, 3 e até 4 meses) mas, após isto, ela cai sua produção. Trabalhamos com muita dedicação na busca de animais com alta produção, de persistência longa, acima dos 10 até os 12 meses.

O que é uma exposição homologada e uma exposição ranqueada?

A exposição agropecuária tem como função principal divulgar a raça e incentivar a vinda de novos criadores. Uma exposição homologada pela Abcgil é aquela que obedece aos critérios de julgamento estabelecidos pela entidade, evidenciando a seleção de gir leiteiro. O animal precisa ser demonstrado e ter documentação comprovando que ele vem de uma seleção de gir leiteiro. Tendo sido homologada uma vez, a exposição passa a ser ranqueada e será componente de uma agenda de exposições, onde os participantes passam a receber pontuações de acordo com a classificação de seus animais, estabelecendo um ranking brasileiro de expositores e
criadores. É imperioso, é obrigatório que seja realizado o concurso leiteiro. Também
é necessário ter um número mínimo de animais participantes de julgamentos.


Em relação aos serviços prestados pela ABCGIL, fale mais sobre a Certificação dos leilões.

Os promotores de leilões que oferecem animais certificados que tenham a comprovação de serem oriundos de seleção leiteira, devem procurar a ABCGIL com toda a comprovação de sua seleção de acordo com o programa de melhoramento genético e nós oferecemos um certificado com a certeza de que o animal ofertado tem qualidade superior.

E a avaliação linear dos animais, como funciona?

A ABCGIL já está em condições de oferecer o serviço de avaliação linear dos animais. Nossos técnicos vão até a fazenda, avaliam os animais e emite o certificado de avaliação da conformação, qualidade do úbere, além de várias outras características que os encaixarão dentro dos perfis.

Fonte: Jornal Gir Leiteiro - Editado pela Publique

Nenhum comentário: