30 de mar. de 2009

A Nova Era do Gir do Planalto







Iara Fiv SC Tangará, filha de CA Sansão na Jaciara (mais de 5 mil quilos de leite), propriedade de Sérgio Moreira Campos, presidente da Associação dos Criadores de Gir do Planalto, à venda no 2º Leilão Gir Leiteiro Nova Era.


Brasília (DF) – Dia 1º de abril, o trio Paulo Horta, Zé Mário Abdo e Luciano, vão realizar o 2º Leilão Gir Leiteiro Nova Era.

Luciano e Ricardo Conceição são os mais novos no Gir do trio. Paulo Horta é um antigo lutador pela desenvolvimento da raça. Teve papel importante no crescimento da raça no distrito federal, foi um articulador do Gir leiteiro de Brasília e sempre acreditou no melhoramento genético.

Zé Mário Abdo também é um entusiasta do Gir. Sempre acreditou no Gir mocho. Em suas fazendas seleciona as duas raças Gir PO e Gir Mocho. Nas duas conquista prêmios em pista de julgamento.

Zé Mário ostenta atualmente o título de campeão nacional do Gir leiteiro. Seu desempenho como selecionador foi consagrado na última Expozebu, onde faturou o grande campeonato de fêmea com Taça Fiv (foto), uma magnífica filha de Radar dos Poções. Taça também ganhou o prêmio de melhor úbere jovem.

A beleza de Taça é tão grande que ela abre o catálogo do leilão nova era com uma foto em que mostra toda a beleza do animal e, principalmente, do úbere.

Paulo Horta venderá uma linda filha de Teatro da Silvânia: PH Camili TE, filha de Atalaia, 10.502 quilos de leite em controle leiteiro oficial. Atalaia é uma vaca fechada na Fazenda Brasília, filha de Gaulez de Brasília e que possui um sistema mamário de dar inveja.

Destaques
O leilão está repleto de coisa boa do Gir leiteiro. Joaquim Roriz venderá uma prenhez de Nação da Cal; A fazenda Brasília venderá uma prenhez de Soja de Brasília, Gabriel Andrade, por sua vez, venderá uma prenhez de Nagy TE da Cal, Jorge Picciani também venderá uma prenhez de Amela TE Kubera , Ouro Fino Genética venderá uma prenhez de Uga Uga e Luciano Conceição venderá uma prenhez de Figura TE Kubera. A curiosidade entre essas seis doadoras é que todas foram acasaladas com Jaguar TE do Gavião.

A Morena Agropecuária colocará para remate uma prenhez irmã própria da atual campeã nacional do Gir Leiteiro, Taça TE, ou seja, de Moda F. Mutum com Radar dos Poções. Então, se alguém desejar possuir uma irmã própria de Taça, é só aproveitar a oportunidade no dia 1º de abril.

Luciano Conceição também levará o que tem de melhor: uma prenhez da sua vaca top, Íntegra TE da Pec com CA Sansão.

Sérgo Moreira Campos, presidente da Associação dos Criadores de Gir do Planalto, levará para remate uma bezerra de CA Sansão numa vaca fechada na Fazenda São Bento, de Onofre/João Feliciano Ribeiro, cuja lactação oficial é mais de 5 mil quilos de leite. Essa bezerra irà à remate com menos de dois meses de vida.

Sêmen
No ano passado, o leilão Nova Era inaugurou a venda de sêmen raro de touros Gir em leilão. Este ano, o Nova Era terá vários lotes de sêmen de Radar dos Poções, CA Evereste, Uaçaí Jaguar, Êmulo dos Poções e FB Cadarso, ofertados pela empresa Orlei Genética, especialista em compra e venda de sêmens raros de zebu, ofertados pela empresa Orlei Genética, especialista em compra e venda de sêmens raros de zebu.

Nenhum comentário: