6 de mar. de 2009

Embriões da Índia



Uberaba (MG) – A Revista da ABCZ, edição de Janeiro, nº 48, traz uma ampla reportagem sob o título “Liberadas importações de zebu da Índia”.

A reportagem mostra, no caso do Gir, que importar material genético da Índia não é tarefa fácil e extremamente caro. Até agora só os grandes pecuaristas, principalmente os neloristas, que vão aventurar em trazer embriões da Índia.

Jonas Barcellos, famoso e rico nelorista lidera um grupo de pecuaristas nessa saga de importar embriões de zebu da Índia. Barcellos investe milhões de reais na compra e manutenção desses animais na Índia.

Além disso, Jonas montou um laboratório de Fiv na Índia para coletar seus animais. Só mesmo quem tem muito dinheiro para bancar tudo isso.

Os grandes giristas do Brasil, já que melhoraram substancialmente o Gir brasileiro, não estão interessados em investir tanto dinheiro para trazer uma genética que não se sabe, realmente, se vai realmente contribuir com o melhoramento do nosso gado.

Orestes Prata Tibey Júnior, ex-presidente da ABCZ, nelorista e girista, enviou o filho para a Índia e revela: “foi difícil achar material genético de qualidade”. Disse que só depois de percorrer muitos lugares que “foi possível encontrar bons exemplares” de zebu na Índia.



Nenhum comentário: