4 de mar. de 2009

Eleições na Assogir


foto: Rosimar Silva/Girbrasil
José Sab Neto, candidato a presidente da Assogir (Associação Brasileira dos Criadores de Gir) e Jose Olavo, presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).


Goiânia (GO) – Quase ninguém acreditava em uma eleição livre e democrática na Assogir antes de 2010. Era pouco provável que Luiz Humberto Carrião, então presidente, largaria o “osso”.

Mas a pressão foi grande e seu “império” começou a ruir internamente quando Dona Leda Góes resolveu colocar os pingos nos “is” denunciando o distanciamento do presidente da entidade.

Carrião caiu; dona Leda pediu afastamento e o presidente interino, Waldyr Barbosa, convocou novas eleições para o próximo dia 7 de março, em Uberaba (MG).

Mesmo antes da “derrubada” de Carrião, José Sab Neto já articulava a renovação da entidade numa ampla articulação nacional com todo tipo de criadores para a montagem de uma nova diretoria da Assogir.

O sonho de muitos agora virou realidade. Dia 7 será o fim da era Carrião na Assogir. Essa mudança de rumo aconteceu de forma pacifica, sem grandes batalhas.

Essa última e vitoriosa tentativa de afastar Carrião da Assogir aconteceu depois de uma elaborada engenharia política. Diferente de outras épocas em que criadores, como Zeide Sab e alguns seguidores, tentaram derrubar Leda e Carrião da Assogir por meio do confronto jurídico e deram com os “burros” n`água.

José Sab Neto, neste caso, foi mais esperto que o pai e preferiu a via política. Aproveitou a luta interna entre Leda e Carrião para abreviar o atual mandato na Assogir.

Evidentemente que vários fatores contribuíram para o êxito dessa empreitada. Jamais saberemos quais foram as articulações e os articuladores de José Neto para por fim ao reinado de Carrião. O importante que agora a entidade está livre para iniciar uma nova vida.


O sucesso dessa nova diretoria dependerá dos aprendizados com os erros de Carrião. A Assogir tem tudo para ser uma entidade forte, flexível e atuante. Basta bom senso e muito trabalho e, claro, colaboração de todos os associados.

José Neto já provou sua capacidade de trabalho e articulação com a realização de três megas exposições de Gir em Uberlândia. Agora será a vez de provar que pode realmente ser um líder classista dirigindo uma entidade.

Líder
José Neto, todo mundo sabe, tem a simpatia do presidente da ABCZ, José Olavo, que também cria Gir. José Olavo sempre desejou ver a Assogir como um núcleo forte dentro da ABCZ e isso pode ser um elemento importante para o início do trabalho do novo presidente. O apoio do presidente da ABCZ tem um significado importante para organização da pecuária nacional.




Nenhum comentário: