11 de nov. de 2009

Touro Vale Ouro bate recorde de preço durante leilão na Feileite 2009


Foto: divulgação
“Esse touro vale ouro
Vale o preço de cem vacas
Esse touro quando muge
Parte o arame das estacas
Esse touro vale ouro
Vale duzentas patacas
Esse touro quando mija
Fecunda o sexo das vacas
Esse touro vale ouro
Em todas essas comarcas
Esse touro tem a insígnia
Do brasão dos patriarcas
Esse touro vale ouro
Vale prata, vale cobre
A volúpia desse touro
E as novilhas que ele cobre”



São Paulo (SP) - Foi ao som dessa composição do cantor Fagner, que o touro Vale Ouro mobilizou o Leilão da Estância Silvânia promovido no dia 3 de novembro.

Em um remate pra lá de disputado, Vale Ouro se tornou o touro Gir Leiteiro mais caro da história da raça.

Valorizado em R$ 1.725.000,00, foi comercializado 50% por R$ 862.500,00. Foram 5 cotas de 10%, adquiridas duas por Valdir Figueiredo, uma por José Alves Neto, uma por Júlio Vilela e uma pelo Condomínio formado pela Alta Genetics e Tropical Genética.

O touro, filho de Caju de Brasília com Nata da Silvânia, é pai da Definida, Campeã de Qualidade do Leite na Feileite 2009, ganhadora do Prêmio DPA, em quantidade de sólidos totais e Reservada Campeã Vaca Adulta e Melhor Úbere do Torneio Leiteiro da Feileite 2009, com produção média de 41,6 kg de leite.

Campeão Nacional de Venda de Sêmen, Vale Ouro apresenta o Melhor Sistema Mamário do Sumário EMBRAPA/ABCGIL 2009.

Para Eduardo Falcão (foto), dono de 50% do touro, o leilão foi um marco na história de todo o Gir Leiteiro, pois comprovou a inserção definitiva da raça no cenário do negócio brasileiro. Segundo ele, “Vale Ouro mostrou que o Gir Leiteiro é uma realidade de lucro, produtividade e de realização por participar da melhor genética da pecuária tropical de todo o mundo” afirmou.

Vicente Nogueira (foto), da Tropical Genética, um dos sócios de Eduardo Falcão no touro Vale Ouro, avalia que o investimento do seu grupo visou "aquisição de genética provada, pois o animal em destaque está entre os melhores da atualidade. Nosso projeto visa, exclusivamente, produzir genética de ponta, com qualidade, sustentável e que contribua para a perpetuação do gir leiteiro na pecuária brasileira e mundial com fortes influências na cadeia produtiva do leite no país", finaliza.(colaborou: publique)

Um comentário:

Marcelo Rezende Queiroz disse...

Prezado Rosimar, antes mesmo de sair a prova do Vale Ouro da Silvânia, já tínhamos prenhezes sexada de fêmea do (Vale Ouro x Dalila). Está para nascer várias fêmeas de dois machos!

Mas nós criadores de Gir temos que ser bastante críticos, ou seja, primeiro foi a Lagoa (Jaguar), depois foi a Alta (Vale Ouro) amanhá (17 de novembro) será a ABS (Vaidoso).

Abraços,
Marcelo Rezende Queiroz
Vale Azul Gov. Valadares MG