13 de nov. de 2009

o gir "fincando o pé" de vez na américa latina



Caro Rosimar,


Moramos em Santa Cruz de la Sierra entre os anos de 2003 e 2007, quando estava construindo parte da rodovia entre Corumbá e Santa Cruz, desde as cidades de El Carmen, passando por Roboré e até San José de Chiquitos e visitei a Expocruz durante 4 anos consecutivos. Na feira, observava-se ano a ano o crescimento do número de animais gir, inicialmente pequeno, mas de muita qualidade e muito boa apresentação.

Tenho acompanhado por meio do Bloog Gibrasil, as notícias vindas da simpática e acolhedora Santa Cruz de la Sierra sobre o crescimento da raça gir na Bolívia. Realmente, concordo com você que a EMBRIZA (veja comentário neste post) que agora opera na Bolívia, graças ao esforço de Eduardo Eguez e Ilse Foianini, é também uma grande conquista para o gir nacional. É o gir "fincando o pé" de vez na américa latina como a melhor raça leiteira para os trópicos.

A posição geográfica de Santa Cruz de la Sierra é um fator favorável para a disseminação ainda maior do gir. Santa Cruz se situa na parte mais central do continente e logisticamente este é um fator positivo.

Soma-se a isto a qualidade do povo "crucenho", por que não dizer dos "cambas" de "sempre fazer bem feito". O crucenho é um povo abnegado pela perfeição e se dedicam totalmente aos projetos que enfrentam. Além disto, a hospitalidade do povo de Santa Cruz vai favorecer o intercambio da raça com outros países: "Es ley del cruceno la hospitalidad", diz uma placa disposta na Avenida Banzer, na entrada da cidade quando se chega pelo aeroporto de "El Trompillo".

Parabéns ao Eduardo e à Ilse. Esperamos, em um futuro bem próximo, voltarmos à Santa Cruz de la Sierra, rever os amigos que lá deixamos e termos a oportunidade de conhecer o casal, conhecermos a Embriza e revermos o Gir Boliviano.


Luiz Carlor Rocha Macedo
Joaquina Célia M. Rocha Macedo
Gir Santa Cruz - Santa Bárbara do Monte Verde - MG
girsantacruz@girsantacruz.com.br

Nenhum comentário: