9 de nov. de 2009

Girista boliviano estuda zootecnia em Uberaba (MG)



Foto: Rosimar Silva - Uberlândia - setembro 2009

Esteban (centro), é boliviano e estuda Zootecnia na FAZU, em Uberaba (MG). Filho de criadores de gir na Bolívia, está no Brasil em busca de mais conhecimentos. Na foto ele entrega premiação na exposição de Uberlândia ao criador José Coelho Vitor, de Passos (MG).





Uberaba (MG) – Ilse e Eduardo Egües têm fortes relações com o Brasil. Também sabem usar a genética de gir brasileira para selecionar o seu gado em Curichi Grande, no interior da Bolívia.

Não custa repetir que foram eles quem provaram o touro Êmulo dos Poções, que só retornou ao Brasil depois de produzir mais de 200 filhas leiteiras na Bolívia e virar esse fenômeno de produção que se transformou na atualidade em terras brasileiras.

Há décadas Eduardo e Ilse (foto) frequentam as principais exposições brasileiras. Essa intimidade com o Brasil, evidentemente, os transformou em grandes amigos de brasileiros.

Por fim, a família Egües mandou para Uberaba para estudar na FAZU o filho Glovert Esteban Eguez Foianini. Esteban, a exemplo do pai e da mãe, também já estabeleceu relações com os principais criadores de gir do Brasil.


O garoto boliviano esteve na exposição de Uberlândia, no mês de setembro, onde manteve contatos com os giristas. Estudante dedicado e comprometido com o saber, Esteban é um dos principais alunos da sua turma de Zootecnia.


Intimidade com a raça Gir
Esteban (na foto com Rosimar Silva em Uberlãndia - MG) tem orgulho de dizer que “fui criado em um ambiente onde meus pais e avós eram criadores de gir. Em nossa fazenda na Bolívia, sou quem trabalho ao lado da minha mãe (que é veterinária) na área de reprodução, colaborando no manejo, nos acasalamentos, nas transferências de embriões e na escrituração do rebanho”, ressalta.


Além do curso de zootecnia, Esteban pretende fazer o curso de agronegócios em uma universidade de Uberaba. E ele sonho alto, “depois de concluir esses cursos, pretendo fazer alguma pós-graduação em reprodução bovina”, finaliza.

Nenhum comentário: