11 de nov. de 2009

“Nosso Gir Leiteiro é leite, tipo e pedigree”



Foto: Rosimar Silva - Salvador, agosto de 2009.

Axé,
Grande campeã da Exporural de Salvador, ela é filha de Marcanti Pati da Cal na Raposa TE da Cal







Salvador (BA) - Com apenas cinco anos no Gir Leiteiro, Paulo e Davi Freitas (foto) já mostram um resultado excepcional com o trabalho de seleção da raça.

Em Itanagra, litoral Norte da Bahia, criaram um rebanho de aproximadamente 50 animais, formado por uma base de cinco doadoras, vacas consagradas, dos principais criatórios do país.
São FB Abadia, com produção de 5.638 kg, uma filha da Heliografia, vaca com 21 anos e mais de 9.000 kg de leite; Umbrela da Silvânia, produção de 9.822 kg de leite; Equipe da Silvânia, com 10.248 kg; Axé, linhagem Calciolândia, com produção acima de 9.000 kg; e Astra FIV Morena, com 7.500 kg, filha da Querida, vaca com mais de 11.000 kg.

Hoje, a Granja Berimbau, situada em Conceição do Jacuípe, a 80 Km de Salvador, é a vitrine do criatório. “Por ser mais próximo da capital baiana, todos os nossos animais estão hospedados lá” disse Davi Freitas (foto).

E foi lá que o criatório promoveu o seu primeiro shopping. Em 2009, o Gir Delivery, realizado durante a Exposição de Feira de Santana, reuniu durante toda a semana da feira, pecuaristas de todo o país.

“Foi um sucesso de público. Recebemos muitos criadores e, além dos negócios gerados, falamos muito de Gir Leiteiro”.

Em sua participação nas pistas do país, a Agropecuária Santa Terezinha já mostra para que veio ao Gir Leiteiro.

Na última ExpoRural, recebeu os títulos de Melhor Expositor e do Grande Campeonato da Raça, com a doadora Axé. Na edição anterior da feira, o título também foi para o criatório com Astra FIV Morena.

“Nosso Gir Leiteiro é leite, tipo e pedigree” declarou Davi.

Além das doadoras, integram o plantel da agropecuária, as novilhas Imersão Silvania, filha de Amêndoa com Sansão, FB Fidalga, filha de Jatiuca com Sansão, além de cinco bezerras da Agropastoril dos Poções, filhas de Juliana, Pintura, Jacutinga, Querência e Laurita.

Leilões
No próximo dia 12 de novembro, durante a Exposição Agropecuária de Recife, a Agropecuária Santa Terezinha vende a Reservada Campeã Bezerra da Exporural 2009, uma novilha filha de Astra com Maravilha AZ.

Exposições
Para a Fenagro deste ano, que acontece entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro, a família Freitas apresentará seus animais aos criadores de todo o país.

Participando da pista, estarão dois filhos da Abadia, duas filhas de Astra, uma filha de Axé, uma filha da Umbrela, Imersão e Vera FIV dos Poções.

“Começamos a participar de exposições em 2006 e desde então saímos vitoriosos de todas as pistas que participamos. Espero que nesta Fenagro não seja diferente” disse Davi, otimista. (caloborou: publique)

Nenhum comentário: