7 de nov. de 2009

Fazenda Brasília fatura o torneio leiteiro da Feileite 2009



Foto: Arquivo Girbrasil

Flávio Peres, da Fazenda Brasília, foi o vencedor do torneio leiteiro da Feileite com a vaca Carioca de Brasília, que produziu 42,782 quilos de leite em média e Sílvio Queiroz, da Fazenda Arapoema, que venceu na categoria fêmea jovem, com a vaca Zuma da Alto Estiva, com produção média de 32,718 quilos de leite.



São Paulo (SP) – Já são conhecidos todos os vencedores do 2º Exposição Internacional de Gir Leiteiro, realizada durante a Feileite, na capital paulista. A Grande campeã e melhor Úbere vaca adulta foi Queimada dos Poções (Major dos Poções X Letícia dos Poções), de Kenyti Okano.

O grande campeão foi Escol Silvana (Bem Feitor Cal X Garbha dos Poções), de Eduardo Falcão.

Carioca de Brasília (Fantoche de Brasília X Juliana de Brasília), de Flávio Peres, foi a grande campeã do torneio leiteiro da Feileite, com média de 42,782 quilos de leite. Zuma Fiv Alto Estiva (CA Sansão X Rara da Alta Estiva), de Sílvio Queiroz, ganhou o torneio leiteiro na categoria Fêmea Jovem, com uma produção média de 32,718 quilos de leite.

Maria Tereza Lemos Calil, da Fazenda Paraíso, em Franca (SP), ganhou o torneio leiteiro na categoria Vaca Jovem com MSP Espoleta (Meteoro de Brasília X FB Quadrantal), cuja produção média foi de 35,167 quilos de leite.

A exposição de gir leiteiro, segundo Sílvio Queiroz, presidente da Abcgil, “teve 49 expositores, todos brasileiros, e 350 animais em pista, sendo 66 machos e 284 fêmeas”.


Foto: Rosimar Silva - Feileite 2009




Brancura, reservada campeã Vaca Adulta de Feileite 2009, cuja premiação foi recebida pelas sócias Maria Tereza Lemos Calil e Mila Carvalho.
A vaca MSP Espoleta, de Maria Tereza Lemos Calil também foi premiada com o título de campeã vaca jovem do torneio leiteiro da Feileite, com produção média de 35,167 quilos de leite.





Foto: Rosimar Silva - Feileite 2009
William Koury Filho, um dos três jurados oficiais do julgamento de gir leiteiro, comentando o resultado do campeonato Vaca Adulta da Feileite, em que Queimada dos Poções sagrou-se campeã. Depois, no grande campeonato, Queimada recebeu o título de Grande Campeã.
Segundo Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, "Queimada é uma vaca que representa muito bem o gir leiteiro nacional, vaca média, pelagem maravilhosa, equilibrada, produtiva e boa de raça". Queimada pertence ao criador Kenyti Okano, de São Paulo.
Conforme foi noticiado por Girbrasil, Adriano Okono, filho de Kenyti Okano, colocou uma prenhez de Queimada com Vaidoso à venda no leilão "Gir da Mulheres" e vendeu para Demetrius Mesquita, de Brasília, por R$ 100 mil. O resultado da premiação começou a aparecer horas depois do encerramento do julgamento.




Nenhum comentário: