12 de nov. de 2009

Embriza Bolivia aspira campeonas Gyr Lechero de Curichi Grande



Foto: divulgação

A Embriza é a primeira central de transferência de Embriões da Bolívia especializado em Gir Leiteiro e pertence a um condomínio de criadores locais capitaneado por Eduardo Eguez. Aqui a primeira coleta da Embriza, uma data histórica para o gir daquele país.





Rosimar,

Con mucha alegria y fé, empezó el día 4 de Noviembre 2009 el trabajo FIV de Embriza Bolivia con la Cabaña Curichi Grande.

Las aspiraciones fueron realizadas por el Dr. Geraldo Furtado y el técnico de laboratorio Wagner. Se seleccionaron la hija de EMULO, Engenheira (Gran Campeona de Agropecruz 2009, Reservada Gran Campeona de Expocruz 2009), y sus nietas hijas de Sansao: Lucia (Campeona Vaca Menor Expocruz 2009), Siria, y Bambina hija de Bagda para ser fertilizadas con el toro Vaidoso. Este acasalamento fue elegido debido a la importancia que ha mostrado su evaluación de la prueba de progenie en sumario de toros.

Despues se aspiraron vacas del linaje de Onofre Ribeiro, Laranjeira, Oferta (Res. Gran Campeona Exponorte 2008) y Quitita con el toro EMULO que ya se ha probado dando excelente resultados en producción de leche. Por último se realizó la aspiración de Bicoca que es una novilla hija de EMULO en vaca Bemfeitor, con el toro Dom da Silvania.



Eduardo Eguez e Ilse Foianini
Criadores de Gir na Bolívia
Curichi Grande
Santa Cruz de la Sierra

2 comentários:

Unknown disse...

O Gir Boliviano descendente do Emulo é show ,, Eduardo e Ilse praticam uma seleção de Gir impecavel

Rosimar Silva disse...

A inauguração do laboratório da Embriza em Santa Cruz de La Sierra é uma fato histórico para o gir mundial. Não só para a Bolívia, mas para toda a América Latina.

Talvez esse fato esteja passando despercebido dos grandes criadores de gir, mas significa uma vitória da raça na América latina e significa a descentralização da produção de produtos de gir.

Para o gir crescer e virar realmente uma alternativa de raça para a produção de leite nesta região, o rebanho precisa crescer e crescer com qualidade.

A Embriza é uma vitória do casal Eduardo e Ilse. Eles são dois apaixonados pelo gir e desenvolvem uma seleção altamente comprometida com a qualidade racial do gir, com a produtividade leiteira e com um a visão social da raça para os povos da américa latina.

Isso é muito importante: saber que essa atividade irá impactar na melhoria da vida dos nossos povos, da nossa gente, dos nossos filhos e dos filhos de milhões de pessoas, principalmente as mais pobres.

A Bolívia, como todos sabem, não é um país rico, tem sérias diferenças sociais e o gir é um componente importante para o desenvolvimento da pecuária leiteira daquele país. É com essa visão que Eduardo e Ilse trabalham a seleção de gir.

Estive na Bolívia, estive em Curiche Grande e estive no laboratório da Embriza antes da inauguração, ainda na etapa de montagem. Vi o entusiasmo de Eduaro, a vontade dele em transformar o laborátorio num empreendimento capaz de produzir animais para a Bolívia e para os países vizinhos da Bolívia.

Sinto-me extremamente feliz em noticiar essa vitória, essa conquista. Um conquista de quem luta, acredita e trabalha.

Essa vitória dos giristas bolivianos é a vitória do gir que, aos poucos, de forma sustentável, irá povoar a América do Sul.

Rosimar Silva
Girbrasil
Goiânia/GO