16 de nov. de 2009

Morre Vigor Umbuzeiro, touro inscrito no teste Girgoiás



Foto: Lupércio Pereira

Vigor Umbuzeiro, touro inscrito no teste progênie da Girgoiás, morre antes de completar a coleta de sêmen. Vigor pertencia à Fazenda Furna da Onça, em Caicó, no Rio Grande do Norte e tinha mãe com mais de 6 mil quilos de leite em pesagem oficial.





Caicó (RN) – Morreu em Caicó, no Rio Grande do Norte, o touro Vigor Umbuzeiro, que estava inscrito no teste da Girgoiás em 2009. Segundo Lupercio Vale Pereira, um dos proprietários do touro, “o dignóstico do óbito foi lesão de reto”.

Vigor Umbuzeiro era filho de Raro Umbuzeiro na Habana Umbuzeiro (foto da vaca à esquerda), cuja lactação oficial é de 6.044 quilos de leite em 363 dias. Habana é filha de Herança Umbuzeiro (foto da vaca à direita), que tem lactação oficial de 5.422 quilos de leite em 324 dias. Pela produção da mãe e da avó percebe-se que se trata de um pedigree altamente consistente em produção.

Lupércio lembra que essas lactações da mãe e da avó “foram feitas em condições extremamente adversas aqui no nordeste, onde temos grandes dificuldades com alimentação de alta qualidade, portanto, são animais adaptados para produzirem de forma rústica”, esclarece.

História
Vigor Umbuzeiro, nascido no dia 10 de dezembro de 2005, pertencia ao condomínio formado pelos criadores Lupércio Vale Pereira, Nilo Brito Pereira Júnior e Alberto Bandeira. Lupércio e Nilo são irmãos e criam gir na Fazenda Furna da Onça, no município de Caiocó, no Rio Grande do Norte. Alberto Bandeira, médico, cria gir na Fazenda Almas, no município de Pombal, no Estado da Paraíba.

Lupércio conta que os três criadores descobriram Vigor numa região inóspita no interior da Paraíba, servindo um pequeno rebanho de girolando. “Depois de percorrer mais de 500 quilômetros daqui de Caicó, encontramos Vigor numa pequena propriedade, compramos o touro pela sua história, pela sua família e com a intenção de trabalhar o resgate da linhagem Umbuzeiro”.

Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, lamenta o falecimento do touro Vigor Umbuzeiro por considerar “que ele representava o desejo do nosso programa em recuperar e testar linhagens importantes do gir nacional”. Segundo ele, o touro ainda não havia produzido todo o semen necessário para participar do teste de progênie, “agora a única forma de testar Vigor será por meio do Moet”.

Vigor conseguiu produzir pouco mais de 100 doses de sêmen, “como estamos implantando o Moet em Goiás, é possível que este touro participe e, assim, seja testado”, esclarece Rosimar Silva.


Foto: Rosimar Silva - Goiânia - 11/2009





Goiânia

Lupércio Pereira (foto), que é médico urologista, esteve em Goiânia no início do mês de novembro participando de um Congresso de medicina e visitou a Central Transêmen, onde alguns touros do teste de progênie da Girgoiás estão em coleta de sêmen. Lá ele conheceu Gaiolão RS, filho de Gaiolão DC com Marqueza TE, matriz modelo expozebu 2008.

Nenhum comentário: