16 de nov. de 2009

Leilão de Gir Leiteiro nas praias de Salvador (BA)


.
Organizadores do Leilão Essência do Gir leiteiro, na Bahia, esperam reunir grandes criadores do Brasil. “Levaremos para o leilão animais que podem ser arremadados por R$ 1 milhão”, garante Izamar Nunes, uma das organizadoras


Foto: Arquivo Girbrasil

Um dos destaques do leilão é Tatiana FIV Poções, de José Coelho Victor, da fazenda São José do Can Can, em Passos (MG), que produziu 24.550 quilos de leite de média no torneio leilteiro da Fenagro 2008.



Salvador (BA) - Charme, elegância, cultura e genética de qualidade superior vão marcar a 2ª edição do Leilão Essência do Gir Leiteiro, dia 2 de dezembro. Promovido por José Nunes, da Agropecuária JN e Felipe Picciani, da Fazenda Monte Verde, do Rio de janeiro, “já é um dos principais eventos da Feira Internacional de Agropecuária (Fenagro), que acontece na capital baiana de 28 de novembro a 6 de dezembro”, garante José Nunes. O leilão será transmitida pelo canal Terra Viva a partir das 18 horas com vasta programação cultural.

A 2ª edição do Leilão Essência do Gir Leiteiro será realizada no Stella Maris, um dos mais luxuosos resorts da Bahia, famoso por abrigar leilões de elite como o “Levanta Poeira”, da cantora Ivete Sangalo. Além da qualidade dos animais e do material genético que serão leiloados, outro diferencial será a homenagem a personalidades e destaques que contribuíram para a divulgação do Gir Leiteiro em 2009.

ATRAÇÕES
No comando do evento estão um dos maiores especialistas do ramo, Paulo Horto, dono da Programa Leilões, e Gustavo Simões, da Bahia Leilões. Entre os destaques, estão as grandes campeãs Brancura da Silvânia, Tatiana FIV Poções e Vishny dos Poções.

Ao todo, serão ofertados 35 lotes entre embriões e animais. Entre eles, Brancura da Silvânia, do condomínio formado por Maria Tereza Calil, Volmer Cerqueira, Mila Carvalho e Ribamar Macedo Coelho, é a melhor matriz do ranking 2009-2010, e uma das vacas mais premiadas do país. Foi campeã Vaca Adulta Brasília 2009, Grande Campeã Sete Lagoas 2009, Reservada Grande Campeã Torneio Leiteiro Sete Lagoas 2009, Grande Campeã e Melhor Úbere ExpoCordeiro 2009 e Reservada Campeã do Torneio Leiteiro ExpoCordeiro 2009 (com média acima de 41 kg), além de ter conquistado o Grande Campeonato de Resende (RJ).

A reservada Grande Campeã do torneio leiteiro da Fenagro em 2008, Tatiana FIV Poções, é outra atração. Do expositor mineiro, José Coelho Victor, da fazenda São José do Can Can, Tatiana produziu 24.550 quilos de leite de média e foi, também, a campeã Fêmea Jovem.

Vishny dos Poções, filha do touro C.A. Sansão, primeiro colocado no ranking do Sumário de Touros da ABCZ com 829,97 de PTA, vai brilhar na pista. Sua mãe, Felicidade dos Poções, obteve lactação, em 365 dias, de 4.662 quilos de leite. Vishny é um belo exemplar, bezerra de constituição forte e filha de uma das principais doadoras de embrião da Agropastoril do Poções, de Arthur Souto Maior Filizolla.


MAMA ÁFRICA
A Índia, terra do Gir, vai ceder lugar à África, tema deste ano do “Essência”. Toda decoração, produção e programação de apresentações será em torno do velho mundo. Trata-se de uma homenagem às autoridades e personalidades africanas que já confirmaram presença na 2ª edição do “Essência” para conhecer melhor a raça, além de participar desse grande evento que vai reunir os maiores criadores e expositores do Gir Leiteiro de todo o País.

“As condições ambientais e climáticas da Bahia são muito parecidas com certas regiões do continente africano” explica José Nunes (foto com Izamar Nunes). Segundo ele, “logo, o Gir Leiteiro, muito produtivo aqui, terá a mesma desenvoltura lá. É o animal ideal”. José Nunes esteve recentemente em Angola e na África do Sul.

A assessoria técnica do Leilão será de Rafael Veloso, da GLeite. Segundo o assessor, “só entrarão no leilão animais de qualidade superior, esse será um dos maiores leilões da Bahia e será, em termos de qualidade, o melhor de todo os tempos”, finaliza.

(Colaborou: Ana Cláudia - de Salvador)


Um comentário:

Marcelo Rezende Queiroz disse...

Prezado Rosimar,

A Sr. Izamar é uma mulher empreendedora, de fibra e dinâmica. Pude observar através de sua atuação na organização do II Leilão Essêcia do Gir Leiteiro!!!
Iremos vender uma prenhez sexada de fêmea da Dalila x Vaidoso. Esperemos que a Ivete Sangalo esteja neste Leilão para conhecer a Dalila!!!
Abraços,

Marcelo Rezende Queiroz
Vale Azul Gov. Valadares MG