28 de nov. de 2009

Leilão Gir Bahia "oferece qualidade"



Foto: divulgação

Embrião de Cafona é um dos destaques do 6º Leilão Gir Bahia, marcado para a próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, em Salvador, na Bahia, dentro da programação da Fenagro.






Salvador (BA) – Amanhã, domingo será a abertura oficial da Fenagro, em Salvador, onde o gir leiteiro terá uma representação e uma participação ativa este ano. Só de leilões serão três.

O primeiro leilão já é na segunda-feira, dia 30. Será o 6º Gir Bahia, uma promoção interestadual com os criadores Ângelo Lucciola Neto, José Geraldo Vaz e Gabriel Andrade.

Destaque
Geraldo Vaz, da fazenda Belo Horizonte, por exemplo, levará para remate no recinto do Stella Maris, na orla de Salvador, uma prenhez de Cafona TE F. Mutum com Modelo TE de Brasília. Cafona, cuja lactação na 1ª cria é de 8.471 quilos de leite é filha de C. A. Paladino na Raia 3R B. Monte.

Ela foi Bi-Grande Campeã em pista e torneio leiteiro Fenagro 2005 e 2006; Reservado Conjunto Família e Reservado Progênie de Mãe Feileite/2008; Melhor Conjunto Família e Melhor Proggenie de Mãe Fenagro/2008.

Doçura FIV JGVA, sua filha, foi reservada Campeã Bezerra Feileite/2008, Campeã novilha Menor em Conquista e Nacional/2009; Campeã Novilha Maior Exporural/2009; Destaque FIV JGVA, outra filha de Cafona, foi Campeã Bezerra Feileite/2008 e Grande Campeã Exporural/2009, ambos irmãos completos da prenhez que será ofertada na segunda-feira.

Cadência
Outro destaque será o animal Cadência TE de Brasília (foto), 8.396 quilos de leite na 1ª lactação, filha de Sansão na Oirma Te de Brasília, que tem lactação de 5.974 quilos de leite. Ângelo Lucciola venderá a Cadência e uma prenhez dela com Modelo de Brasília.

Segundo Luiz Ronaldo de Paula, assessor técnico do leilão “Cadência é uma grande doadora de embriões”. Ela foi Reservada Grande Campeã Torneio Leiteiro Nacional Megaleite/2009 e Brasília/2009; Reservada Grande Campeã Torneio Leiteiro e Melhor Úbere Fenagro/2007; Grande Campeã Fenagro/2007. Doadora que reúne as tradicionais linhagens C.A. e Brasília. Segue parida de fêmea do Estanho Kubera em 07/05/2009.

A prenhez de Cadência tem como pai Modelo de Brasília, que é o pai da recordista Setiba e das campeãs de torneio leiteiro Prosa e Tapuia.

Segundo Ângelo, “Cadência não é um animal para ser vendido, mas temos que considerar a qualidade e o respeito com os tradicionais compradores do Gir Bahia, por isso ela será ofertada”, finaliza.

Nenhum comentário: