26 de jul. de 2009

Mérida do Roza na Arapuca Velha

Foto: Rosimar Silva
Mérida do Roza traz no seu pedigree Brisa da Saudade e Garbha dos Poções, além de Teatro da Silvânia. Saiba mais em "A força das famílias "Brisa" e "Garbha"





Bela Vista de Goiás (GO) – Nesse domingo, dia 26 de julho, estive na fazenda Arapuca Velha, de Lauro, Julieta e Samuel Belchior para visitar Mérida do Roza, produto da Fazenda Santa Clara, é uma bezerra filha de Maíra da São José com Enlevo da Silvânia, vendida à família Belchior no último leilão Gir Dsil, em Uberaba.

“Mérida é o xodó daqui da fazenda. Nos gostamos muito dela”, revela Lauro, que além de ser criador de Gir, é médico em Goiânia e o filho, Samuel Belchior (foto), é deputado Estadual (PMDB).

Lauro está investindo no melhoramento genético do seu rebanho. Conta que no mês de setembro “vão nascer mais de 20 embriões das nossas doadoras aqui da Fazenda”.

O plantel de doadoras da Arapuca Velha é constituído, entre outras por Ural TE, uma filha de Radar dos Poções em Rumba, matriz doadora de embriões da elite do plantel de Onofre e João Feliciano Ribeiro.

Outro animal “cabeceira da Fazenda” é Minerva TE, que tem lactação oficial de 4.011 quilos de leite, filha de Gaiolão DC na Restinga, “animais puro padrão indiano”, diz Lauro.

Segundo ele, “Gaiolão transmite muito leite, raça e, acima de tudo, docilidade”. Restinga, a mãe de Minerva, produziu em controle leiteiro oficial 5.508 quilos de leite, é filha de Justo na Jangada, foi recordista do controle leiteiro da Abcz em 1992, campeã do torneiro leiteiro e Melhor Úbere da 6º Exposição Nacional da raça Gir em Uberaba em 1991.

Lauro também é proprietário do touro Jidah TE da São José, filho de Egípcio TE na Beduína da São José (foto). Jidah está em teste de progênie no Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir da Assogir/Girgoiás/Embrapa. (Rosimar Silva)

Nenhum comentário: