30 de jul. de 2009

Começa a Exporural, em Salvador (BA)



Salvador, terra de praias e muito axé, será na próxima semana a capital nacional do gir leiteiro, com exposição e Leilão.












Salvador (BA) – Neste final de semana (1º de agosto) começa a exposição de Salvador, na Bahia, a Exporural. A novidade dessa exposição será a presença significativa da raça Gir nos pavilhões do parque.

Serão mais de 300 animais da raça e um grande leilão, o Gir Mania, dia 5 de agosto, quarta-feira, com transmissão pelo Canal Rural.

Segundo Joaquim Souto (foto à direita), presidente da Associação dos Criadores de Gir da Bahia e Sergipe, “a raça está crescendo no Estado da Bahia e em todo o nordeste brasileiro e a Exporural está refletindo este crescimento”.

Souto aponta também que um dos motivos do sucesso da Exporural “foi a participação decisiva de Augusto Andrade, da Morena Agro, que mobilizou o Brasil inteiro para a nossa feira. Ele foi peça importante na articulação de todos os companheiros criadores de Gir da Bahia, foi um parceiro da nossa Associação e vestiu a camisa da raça com muita garra e dedicação”, elogia.

Augusto (foto), promotor do Leilão Gir Mania e o dono da Morena Agro, foi entrevistado por Girbrasil e também enumera alguns pontos importantes para o sucesso da Exporural. Segundo ele, “o sucesso da exposição é o resultado da união. Sem união não se faz nada. Também reflete o interesse dos criadores Baianos em crescer na raça e fazer disso um negócio rentável”.

Para Augusto, “esse trabalho nesta Exporural foi o ponta pé inicial para outras promoções que vamos fazer juntos aqui na Bahia. Quero aproveitar o Girbrasil para agradecer ao Núcleo de Criadores que acreditou na proposta de se fazer um grande festa para o Gir da Bahia, ao presidente Joaquim Souto, que, além de ser um criador competente e responsável, mostra claramente que é um líder entre nós criadores, com respeito e prestígio dentro e fora da Bahia; quero agradecer todos os criadores da Bahia que acreditaram na proposta de se promover um grande evento aqui em Salvador, principalmente um leilão de elite, como será o Gir Mania. Agradeço imensamente também os criadores de fora da Bahia que não pouparam esforços para trazer para o nosso Estado um pouco da melhor genética Gir do Brasil, isso enriquece o nosso Estado e dignifica a Exporural e o Gir Mania”, reconhece.

O palco em Salvador está montado para a mostra do melhor do Gir nacional. Exposição, Torneiro Leiteiro, leilão e muita festa para os criadores. Augusto, ainda na linha do agradecimento, diz “que não se pode esquecer daqueles que trabalharam dia e noite para que tudo isso pudesse acontecer, são as pessoas, faço questão de citar e pedir desculpas a tantos outros também importantes, mas quero reconhecer de público aqui agora a contribuição do Dr. Davi Oliveira, o nosso querido Boi, Dr. Orcalino, da Vetgen, Dr. Luiz Leal, diretor técnico da Associação de Criadores de Gir da Bahia, Gustavo Simões, da Bahia leilões, Dr. Lorenço Neto, da Associação e à equipe da Leite Gir, comandada pelo amigo Luiz Ronaldo. Todos trabalharam de forma unida para o sucesso do Gir da Bahia, a todos o meu reconhecimento”, finaliza.

Um comentário:

Ivan Luz Ledic disse...

Parabéns Joaquim, por ter acreditado na promoção do Gir Leiteiro e criado a Associação. O sucesso do Gir Leiteiro no Nordeste deve muito a você e a criadores como o Augusto, que promove, através, de ações para que haja união dos criadores. Tenho certeza que a Exporural já tem sucesso garantido antecipadamente