14 de jul. de 2009

Maria Tereza vende no leilão Makabú



Franca (SP) – Maria Tereza Lemos Calil, da Fazenda Paraíso, participa do leilão eletrônico da Fazenda Makabú com dois lotes.

O primeiro é uma prenhez de Eldorada da Epamig (foto) com Vaidoso da Silvânia. Esse embrião é top de linha, pois traz como pai o touro nº 1 do Gir leiteiro nacional, cujo PTA é de 644 kg de leite. Vaidoso foi campeão touro sênior da Feileite 2008.

A Eldorada é uma das principais doadoras da Maria Tereza. A Doadora é filha de Idéia da Epamig, vaca destaque da seleção da Epamig, com o CA Paladino, que, segundo Maria Tereza, “confere à sua desendência muita estrutura corporal, padrão racial, aprumos perfeitos, além de ótimos úberes”.

Eldorada também é boa de balde. Em sua primeira lactação produziu9.937kg de leite / 365 dias. Segundo Maria Tereza, na primeira lactação, Eldorada foi afastada da cria e mesmo assim produziu acima de 16 kg de leite.

ELDORADA detém o título de Campeã Vaca Adulta e Melhor Úbere Vaca Adulta na 35ª Expopec em Ituiutaba/2008.

Eldorada vai ser uma grande revelação que Maria Tereza nos prepara, já está prenhe para parir em tempo de participar do torneio leiteiro da Expozebu 2010, e repetir o feito da Diana Kubera, que nas mãos de Maria Tereza superou os 40 kg diários.

O outro lote também é um embrião de Safira com Radar dos Poções. Mais um produto de alto nível.

Safira (foto) é uma neta do Benfeitor pela linha materna e de Caju, pela linha paterna. Ela é irmã paterna de RARA, uma das mais completas doadoras da atualidade, cria de Sílvio Queiroz Pinheiro e atualmente pertence ao criador uberabense Henrique Figueira.

Safira possui excelente caracterização racial e leiteira, recebeu o título de melhor úbere jovem na exposição de Passos, em 2008, e reservada grande campeã também em Passos no mesmo ano.

Uma irmã própria do embrião teve 50% de suas cotas comercializadas durante a Expozebu e fará parte do time de pista de Maria Tereza (foto), com sua primeira participação prevista para a Exposição de Cordeiro 2009.

Nenhum comentário: