7 de jul. de 2009

A boa "Fase" da Fazenda Mutum


foto: Girbrasil
Lúcio Rodrigues, vice-presidente da Abcgil, criador na Fazenda Valão do Cedro, em Redenção da Serra (SP), dono do touro líder do Ranking Embrapa/Abcgil, Vaidoso da Silvânia, entrega o prêmio para Leo Machado Ferreira (pai), da Fazenda Mutum, em Alexânia (GO), de Recordista Nacional da categoria Fêmea Jovem no Torneio Leiteiro, com mais de 35 kg, conquistado por Fase TE F. Mutum, que também foi a grande campeão da Megaleite 2009.




Uberaba (MG) - Com 553 animais em pista, 85 participações no Concurso Leiteiro, 7 leilões da raça, a Megaleite 2009 reuniu os criadores de Gir em 6 dias de evento.

Neste ano, a raça quebrou todos os recordes tanto na participação em pista como no Torneio Leiteiro. O evento sediou a 11ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro e também o encerramento do 1º Ranking.

No dia 04 de julho, o julgamento, que só finalizou no final da tarde, deixou todos os criadores ansiosos pelos resultados do grande campeonato, trazendo os grandes destaques das pistas:

Fase TE F. Mutum foi a Grande Campeã. Para seu criador, Léo Machado Ferreira da Fazenda Mutum “a satisfação foi dobrada em razão do bicampeonato”, afirma o criador que em 2008 venceu a competição com a fêmea Condessa FIV Mutum.

Para ele os principais motivos que levaram a escolha por parte dos juízes “inclui a excelente morfologia e característica leiteira incontestável, além da produtividade”. Atualmente, a Grande Campeã, que também levou o título de Campeã Fêmea Jovem da Megaleite 2009 foi a Recordista Nacional da categoria Fêmea Jovem no Torneio Leiteiro, ultrapassando a casa dos 35 kg de leite de média.

A Reservada Grande Campeã foi Gemada da Genipapo. A fêmea, Grande Campeã da Expozebu 2009, levou ainda os títulos de Campeã Vaca Adulta e foi consagrada a Melhor Fêmea do 1º Ranking Nacional do Gir Leiteiro 2008/2009.

Na categoria macho, o Grande Campeão foi Escol da Silvânia, da Estância Silvânia e o Reservado Grande Campeão foi Galio TE F. Mutum, o mesmo plantel que fez a Grande Campeã da raça, dentre outras importantes premiações.

Já no julgamento Gir Leiteiro Mocho, levou o título como Grande Campeã a fêmea Ucrânia JMMA, de José Mário Miranda Abdo, que também fez a Reservada Grande Campeã com a Escalada F. Mutum e o Grande Campeão com Taro FIV JMMA.

O título de Reservado Grande Campeão Mocho foi para o animal Eciano B. Pastor, de Erick Carbonari.




José Mário Abdo
, criador no município goiano de Alexânia, levou o título como Grande Campeã a fêmea Ucrânia JMMA e fez também a Reservada Grande Campeã com a Escalada F. Mutum e o Grande Campeão com Taro FIV JMMA.
Zé Mário, como é conhecido, fez questão de comemorar com os seus tratadores/colaboradores junto com os animais. "Sem a participação e o empenho dos meus funcionários, eu não chego a lugar algum, dedico esses prêmios a eles, o bom resultado nas pistas é a soma de vários esforços na fazenda", agradece.


Nenhum comentário: