21 de jul. de 2009

Morre importador do touro Gir Naidu


Foto: DBO

Barretos (SP) - Rubens de Andrade Carvalho, o Rubico de Carvalho, criador e selecionador de Zebu, morreu nesse sábado, dia 18, por volta das 8h, em Barretos, SP.

Proprietário da Fazenda Brumado, Rubico foi um dos pioneiros na importação de grandes genearcas de Nelore da Índia na década de 60. O criador de 92 anos é pai do diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Rubens de Carvalho (Rubiquinho), participou da última importação de gado da Índia, em 1962.

Rubico de Carvalho, com Celso Garcia Cid, Torres Homem Rodrigues da Cunha e Jacinto Honório da Silva, importaram o touro Gir Naidu (foto), “que foi adquirido por João Batista Figueiredo, deixando descendência de expressiva produção leiteira nesse rebanho e cujos descendentes (CA Cachimbo, CA Prelúdio, CA Hábil) foram base de formação de outros plantéis leiteiros”, diz Ivan Ledic no artigo ASCENDENTES DOS TOUROS GIR LEITEIROS, publicado aqui no blog Girbrasil.

Rubico Carvalho nasceu em Prata, MG, a 120 km de Uberaba, em 4 de maio de 1917. Rubico Carvalho chegou em Barretos em 1948, permanecendo até então na famosa Fazenda Brumado. Casado com Joana Neli Prata Carvalho, teve seis filhos, vinte netos e cinco bisnetos.

A história da família Carvalho na criação de Zebu é antiga, sendo os pioneiros na importação de animais vindos da Índia; o fazendeiro revolucionou a pecuária brasileira e a criação de gado Nelore. A Brumado também foi a pioneira na introdução, difusão e criação da raça Brahman no Brasil, sempre usando as mais modernas tecnologias de melhoramento animal, como a inseminação artificial desde 1968, transferência de embriões desde 1980 e, sendo também a primeira do Brasil na técnica de fertilização in vitro, desde 1998. O sangue de animais da Fazenda Brumado está presente em grande parte do rebanho brasileiro e em outros países.

Naidu
O Reprodutor Naidu, importado da Índia em 1962, era filho de vaca da fazenda de Hosur, com produção de 4.698 kg de leite e sua avó deu 4.767 kg em 365 dias. Foi um dos melhores animais de origem leiteira vindos naquela época.



Nenhum comentário: