6 de jul. de 2009

ABCZ apoiará congresso de Gir em Goiás


Foto: Girbrasil
Rosimar Silva (Girgoiás), Jaime Mantecón (AMCC), José Olavo Mendes Borges (ABCZ), José Sab Neto (Assogir) e Itamar Caiado (Girgoiás), em audiência na presidência da ABCZ em Uberaba.






Uberaba (MG) – Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, José Sab Neto, presidente da Assogir, Jaime Dario Mantecón, diretor da Associação Mexicana de Criadores de Zebu, Itamar Caiado, diretor da Girgoiás e Luiz Fernando Machado Borges, diretor da Assogir, estiveram reunidos com José Olavo Mendes Borges, presidente da Abcz, em Uberaba, no dia 1º de julho para discutir a participação da Abcz nos programas de melhoramento genético da Girgoiás e Assogir.

José Olavo foi informado de que a Assogir e Girgoiás estão concluindo as inscrições para a 5º bateria de touros que irão participar do teste de progênie em 2009. Além disso, Rosimar Silva informou ao presidente da ABCZ que está em andamento a execução de um amplo projeto no Estado de Goiás com vista a realizar o Moet (múltipla ovulação e transferência de embriões) do Gir, cuja execução cientifica ficará sob a responsabilidade da Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Cenargem.

José Olavo mostrou-se entusiasmado com essas ações e disse “que ira acionar a sua área técnica para ver onde e como possamos participar destes trabalhos, pois todas as iniciativas que visam o melhoramento genético do zebu nos interessa muito”.

Congresso
José Olavo também foi informado sobre o Congresso Internacional da Raça Gir no México, dia 16 a 22 de julho, na cidade de Palenque e que uma ampla comitiva de brasileiros participará do evento. Rosimar Silva informou ao presidente que a Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir – irá candidatar a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, para sediar o III Congresso Internancional em 2010 e solicitou a apoio da ABCZ para essa candidatura.

Segundo José Olavo, “A Abcz apoio a iniciativa, pois trará para o Brasil uma grande contribuição nas discussões técnico – cientificas. A Girgoiás está de parabéns pela iniciativa, que diga-se de passagem é uma iniciativa arrojada e requer muita dedicação e apoio para se viabilizar, mas a ABCZ estará de mãos dadas para garantir sucesso total neste congresso”.

Assogir
José Sab Neto, presidente da Assogir, também comprometeu o seu apoio a iniciativa e disse que “irá ao México junto com o presidente da Girgoiás participar do Congresso e apoiar o proximo Congresso no Estado de Goiás”.

Rio – Bahia
Rosimar Silva também esteve com os presidentes das Associaçãos da Bahia, e Sergipe, Joaquim Souto e do Rio de Janeiro, José Antonio Lino, que também deram total apoio à Girgoiás para a realização do evento no Estado.

José Antonio Lino, da Fazenda Acalanto, em Cachoeira de Macacu (RJ) , disse que “Rosimar Silva está de parabéns pelo coragem em sediar um evento importante para a raça em todo o Brasil. Tenho certeza que todos os criadores do Rio de Janeiro apóiam essa iniciativa e vamos nos preparar para participar desse evento”.

Joaquim Souto, da Bahia, também repetiu que “está na hora dos Estados periféricos do Brasil mostrarem a sua força e a Bahia tem muita identidade com Goiás. Vamos apoiar essa e outras iniciativas do companheiro Rosimar Silva que com muita competência eleverá ainda mais o nome do seu Estado. Podem contar com o apoio e a presença da Bahia neste evento”, finalizou.





Nenhum comentário: