15 de jul. de 2009

As irmãzinhas - parte II


Fotos: Arquivo Girbrasil



Salvador (BA) – No dia 4 de novembro de 2008, Girbrasil publicou uma matéria cujo título era “As irmãzinhas”, que fazia referência aos animais Dalila e Indhyra Kauê, irmãs próprias, filhas de Nobre TE da Cal e Nigéria Cal (foto).

Indhyra, 7º lugar no ranking nacional, é uma vaca nacional, cheia de prêmios e pertence ao casal Luis Evandro Aguiar e Janine Aguiar, de Uberaba.

Dalila, 14º lugar no ranking nacional, pertence ao criador Marcelo Rezende Queiros, de Governador Valadares (MG), é outra vaca nacional, com vários prêmios e terceiro lugar no 31º Concurso leiteiro Expozebu 2009, com média de 41,110 kg de leite.

Segundo Marcelo Queiroz, "Dalila está no seu segundo controle leiteiro: p pesagem 36,800 kg; na segunda 38,200kg e na terceira na Expozebu 2009 41,110 kg de leite, quarta 38,350 kg e a quinta será dentro do parque de Exposição Governador Valadares".

Agora Girbrasil descobriu, no sertão da Bahia, a terceira irmã, do mesmo acasalamento: Toalha Cal.

Toalha Cal pertence ao criador Vandivaldo Gomes de Souza (foto), da Fazenda Canaã, da marca Gir do Nordeste.

Toalha Cal está em controle leiteiro oficial da Abcz com a seguinte produção: foram feitas duas pesagens de 30,300 kg de leite.

Gir Mania
Segundo Vandivaldo, “Toalha da Cal está sendo preparada para o torneio leiteiro da Expogir na Exporural de Salvador, no início de Agosto e será um dos destaques do grande leilão Gir Mania”.

A exemplo de outros criadores Baianos, Vandivaldo está satisfeito com a repercussão da Exporural em todo o Brasil, “acho que não poderia ter acontecido coisa melhor do que a Exporural e o leilão Gir Mania, que está valorizando o criador Baiano e promovendo o Gir em todo o nordeste”, ressalta.

A Fazenda Canaã recebe assessoria de Nauber Almeida, responsável pela preparação dos animais para exposição e acasalamento.



2 comentários:

Anônimo disse...

Tem mais uma irmazinha dessas vacas. É a Vasta Cal (Nobre te Cal x Nigeria Cal). A Vasta foi reservada campeã vaca jovem do torneio leiteiro da Megaleite 2009 ela é de propriedade de José Antonio Lino e Cristina e Ismael Loth.

Marcelo Rezende Queiroz disse...

A Betel do Pastor Lino também é filha do (NobrexNigéria). O Milk Center possui uma bezerra, a mesma nasceu durante a Expozebu 2009. O Jordane está de parabéns, pois em 2003 teve a visão deste acasalamento Nobre em vaca Radar.
Marcelo Rezende Queiroz
Sítio Vale Azul