9 de dez. de 2008

111 embriões com uma única dose de Radar


Bela Vista de Goiás – Os primeiros resultados do “Arrastão de Fiv”, realizado na Fazenda Santa Clara, no dia 30 de novembro de 2008, contabiliza 111 embriões com uma única dose de sêmen do touro Radar dos Poções.


Esse Arrastão de Fiv é uma parceria de Girbrasil (Fazenda Santa Clara) com os criadores Wagner Lúcio, Daniel Silvano e Caio Sandro, todos de Bela Vista, com os serviços técnicos dos veterinários Antônio César Fernandes, de Bela Vista de Goiás e Alessandro Mamedi, de São Miguel do Passa Quatro (GO) e a Embriotec – Reprodução Animal, de Anápolis (GO).


Segundo Daniel Silvano, daqui a 50 dias “vamos saber o resultado de prenhezes e a quantidade de fêmeas produzidas”. Esse trabalho foi feito para se conseguir um índice de fêmeas acima da média, com base em anos de experiência em “sexagem Lunar”.


A expectativa é obter mais de 50% de prenhezes e mais de 60% de fêmeas. Esse trabalho coordenado por Daniel Silvano, da Fazenda Santo Antônio, de Bela Vista, envolveu três fazendas simultaneamente.



Urtinga (Gaiolão DC X Luma), de Rosimar Silva, uma das doadoras acasaladas com Radar dos Poções no "Arrastão de Fiv". Urtinga é novilha e já produziu prenhezes com Enlevo da Silvânia e Vale Ouro da Silvânia.




Um comentário:

Denilson disse...

Rosimar,
Parabéns pelo excelente resultado nessa FIV até o momento.
Conte para nós qual a técnica utilizada para essa expectativa maior de fêmeas, já que o sêmen é convencional!
Abraço
Denilson
denilsonlsouza@gmail.com