21 de dez. de 2008

Condomínio liderado por Jonas Barcelos importa embriões zebuínos da Índia


Goiânia (GO) – Confirmado. O botijão com embriões importados da Índia pertence ao grupo liderado pela pecuarista Jonas Barcelos (foto), da Fazenda Mata Velha, de 10 mil hectares, em Uberaba.


O primeiro carregamento contém 350 embriões, sendo 300 de nelore e o restante de Gir e Guzerá.


Girbrasil recebeu várias ligações e alguns e-mails com pistas sobre a existência da carga de material genético vindo da Índia.


Um dos colaboradores foi o girista Ronaldo Costa da Silva, fazenda Recanto do Sol, em Paracatu (MG).


Mega investidores

Jonas Barcelos, grande criador de Nelore e agora de Gir, é dono do Brasif, grupo que controla free shops em dez dos 11 aeroportos internacionais do País.


A Brasif é sediada em Miami e tem escritórios em Nova York, Houston, Ilhas Cayman, Londres, Bruxelas, Luxemburgo, Tóquio, Cingapura e Hong Kong, onde fica um “olheiro” encarregado de descobrir as novidades eletrônicas.


Apesar da importância, as lojas não são o único negócio de Barcelos. Além de ser grande revendedor de tratores e máquinas pesadas, ele é também um dos maiores criadores de gado nelore, com duas fazendas em Minas, uma em São Paulo, uma no Mato Grosso e outra no Texas, Estados Unidos. “O faturamento desses outros negócios chega a US$ 100 milhões”, disse Jonas a revista Istoé Dinheiro. A cifra tende a aumentar.


Apoio do Lula

Esse, então, é o “cara” que resolveu editar a saga de Celso Garcia Cid numa versão moderna para trazer genética de Zebu da Índia.


O deputado Abelardo Lupion, líder ruralista na câmara, um dos sócios de Jonas nessa empreitada de trazer genética zebuína da Índia, disse que essa “labuta” toda já dura 12 anos.


Foi preciso da interferência direta do presidente Lula na última visita do comandante brasileiro àquele país para, até que enfim, os indianos liberaram o primeiro carregamento de embriões para o Brasil.


Lula está na cota de “amigos dos empresários brasileiros” de Jonas Barcelos, depois dessa jogada.

Amanhã eu conto mais um pouco dessa história. O importante é que “abriu” a porteira para a importação de material genético da Índia. O condomínio liderado por Jonas Barcelos informa que nos primeiros dias de 2009 chega mais um carregamento de embriões direto da Índia.


Saiba mais sobre importação de Gir da Índia


Volta para a página principal



Nenhum comentário: