20 de dez. de 2008

Comunicado Girbrasil


Girbrasil informa que o encerramento das inscrições para concorrer ao sorteio de 20 doses de sêmen do touro Dalua do Rosa foi adiado do dia 20 para a meia-noite do dia 22 de dezembro, segunda-feira. Informa também que o sorteio será no dia 23, terça-feira. Portanto, ainda há bastante tempo para você concorrer. Inscreva-se já.



Igenity

Os criadores, de um modo geral, já ouviram falar de marcadores moleculares. Girbrasil já divulgou bastante sobre esse assunto. Quem faz a genotipagem do DNA para marcadores moleculares é a Merial e o nome do seu produto é Igenity, que apresenta os resultados em "escores" de 1 a 10, que identificam as seqüências de DNA (marcadores) que estão associadas às características produtivas de importância econômica. No nosso caso, a produção de leite.


Segundo Henry Berger, “na raça Gir, por exemplo, 64% de toda a população apresenta escore 6 para produção de leite; aproximadamente 17% da população apresenta escores 3, 4 e 5, e animais de escores 7, 8, 9 e 10 representam outros 19%”.


O touro Dalua do Rosa obteve escore 7. Com Igenity 7, Dalua do Rosa está entre os 19% da população de Gir de melhor combinação genética para os marcadores genéticos conhecidos e validados para produção de leite, além de ser um animal excepcional de raça.


Nenhum comentário: