5 de dez. de 2008

As três fases do Gir leiteiro, segundo Santiago



Salvador (BA) – Os leilões transmitidos pela televisão estão sempre com atraso no horário de começar e depois entram noite a fora, prejudicando os lotes que ficam por último. Ninguém agüenta ficar sentado em um sofá por horas ouvindo um cara gritar o tempo todo. Todos são traídos pelo sono. Quem está no recinto, ainda tem a motivação do local, as bebidas, as comidas, a conversa com o amigo do lado, mas ficar em casa, às vezes sozinho, assistindo leilão sem dormir é muito difícil.


Sempre antes do leilão, acontecem as tradicionais entrevistas com os criadores, principalmente os promotores do leilão e etc.


No último leilão Gir Bahia, a TV Terraviva entrevistou Ronaldo Lazzarini Santiago (foto), homem da confiança de Gabriel Donato nas Fazendas Colonial e Calciolândia e, de forma didática, ele respondeu a pergunta da repórter sobre a atual situação da raça Gir no Brasil dizendo que o “Gir Leiteiro viveu três importantes fases no país”.


Segundo ele, “estamos vivendo a fase da consagração”. Disse que este momento representa a glória dos criadores que sempre acreditaram no Gir leiteiro. “Quem acreditou no Gir Leiteiro e fez o trabalho de seleção corretamente, colhe os frutos”.


Santiago disse que a primeira face foi a do pioneirismo, em que “abnegados criadores iniciaram o trabalho visando a união dos giristas leiteiros e a semente do melhoramento genético”. Citou como responsáveis por essa etapa Gabriel Donato, Rubens Peres, Francisco Barreto e etc.

A segunda fase “foi a do teste de progênie Embrapa/Abcgil”. Segundo ele, uma das mais importantes e que deu credibilidade e garantiu o melhoramento genético da raça graças ao apoio e as pesquisas da Embrapa Gado de Leite.


Santiago, num curto espaço de tempo, soube aproveitar muito bem o horário nobre da televisão para informar ao grande público os motivos e a história do Gir Leiteiro, que resultaram neste bom momento de comercialização da raça.


Tanto Santiago como Jordane José da Silva, os dois responsáveis pelos rumos das fazendas Calciolândia e Colonial. São dois excelentes profissionais. Gozam da inteira confiança de Gabriel Andrade e, também, são os responsáveis pelo sucesso das marcas Colonial (no nelore) e cal (no Gir Leiteiro).


Conheça um pouco das fazendas Colonial e Calciolândia por meio do trabalho de Santiago: Produção de F1 das Fazendas Calciolândia e Colonial.


Leia também: Projeto NELOGIR. Cruzamento Nelore x Gir como

matriz para F1. Resultados parciais


Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Rosimar,

Realmente foi fantástico o comentário do Santiago da Fazenda Calciolândia! Resumiu a história do Gir Leiteiro em três fases. Gostaria de ressaltar que a base da seleção do Gir Leiteiro do Sítio Vale Azul é proveniente da Fazenda Calciolândia.
A nossa intenção é levar mãe ( Dalila) NobrexNigéria e filha (Frida)Modeloxdalila para Exposebu de 2009 para participar do concurso leiteiro e de pista.
Grande Abraço,

Marcelo Rezende Queiroz
Sítio Vale Azul Gov. Valadares MG
qrezende@hotmail.com