4 de dez. de 2008

Direito de Resposta



Por Ivan Ledic, de Uberaba (MG)


Creio que é chegado o momento de sair de cena nessa discussão criada por meus artigos. Dessa forma, espero ter contribuído para o Blog GIRBRASIL, cujo objetivo é dar visibilidade de opiniões diversas e contribuir para o melhoramento da raça.


Creio que a discussão foi saudável e aprendi também com os criadores que participaram do debate. Minha intenção foi de reforçar qual deve ser o caminho seletivo no Gir. Tentei fazer isso com isenção, sem discriminação por um ou outro, apenas colocando pontos de vistas embasados na experiência, na pesquisa e vivência de uma vida dedicada ao Gir Leiteiro.


Espero voltar a contribuir com informações e artigos sobre resultados alcançados e mostrando o que de mais modernos está sendo executado por pesquisa com o Gir, nesse Blog, “o maior veiculo de fomento do GIR MUNDIAL”, como dito por um dos criadores. Agradeço a todos e ao Rosimar por seu trabalho.


Assim, com todo respeito e consideração, como direito de resposta aos questionamentos feitos, tenho a dizer:


1. Existe uma raça Gir, todavia os critérios de seleção formaram dois grupamentos distintos, um com biotipo leiteiro e o outro com biotipo carne ou de beleza estética.


Quanto ao Gir indiano, esse está mais próximo do biotipo do Gir Leiteiro em relação à caracterização racial, com cabeça e chifres semelhantes, assim como os grandes campeões Gir da Expozebu até a década de 50.


O Gir Padrão foi forjado aqui no Brasil, com caracterização que foge aos padrões indianos, com chifres 'penteados' e 'banana', que contribuem é para causar otite. Muitos desses animais apresentaram inclusive DNA mitocondrial taurus. Só mais um detalhe, todo mamífero produz leite, mas alguns apenas para suas crias, sem excedentes para alimentação humana.


2. Quando digo que o Gir Padrão deixou de existir, foi em sua função zootécnica, porque nem ponderal desse gado é feito para verificar capacidade de ganho de peso. Creio que quem possui gado Gir deve demonstrar que ele tem uma utilidade, para carne ou leite. Temos de deixar de falar em Gir Padrão e sim em Gir que produz. Creio que esse negócio de caracterização já deu o que falar. Tudo é Gir – está com ‘Caranguejo’ então foi aceito como PADRÃO. Existe sim é Gir sem dados ou provas de desempenho.


Espero e é o que todos nós queremos, assim como o mercado exige, é ver qualquer Gir com índices de produtividade mínima, de 2.100 kg de leite na lactação para os leiteiros e de ganhos de peso diários acima de 900 g e peso de abate aos 24 meses de 450 kg para corte. É simples, qualquer criador de gado tem de ter seus dados de produtividade para informar aos compradores ......


3. Acredito sinceramente que tem muito gado Gir por aí com grande potencial para produzir leite ou carne. É só mensurar, medir e selecionar. O resto é poesia e radicalismo - falta de fatos para argumentação.


Em Goiás tem gente organizada e com respaldo de técnicos tentando desenvolver trabalho para isso. Os resultados são de longo prazo e muito tempo já foi perdido com idéias retrógradas e vícios familiares de criadores que só se apegam em detalhes supérfluos de beleza e de pureza (ainda preciso aprender e saber como é que se mede isso).


Temos vários exemplos de criadores de Gir Leiteiro que até pouco tempo não faziam controle leiteiro e hoje tem um rebanho excepcional, sem terem comprado animais dos famosos do Gir Leiteiro. Selecionaram de sua própria linhagem. “Uma jornada se começa dando o primeiro passo”.


E não me venham falar em IGENITY© – ainda excipiente para aclarar e ‘provar’. Apenas indica que o animal possue QTLs associadas com características produtivas. Animais com mesmo escore podem transmitir desempenhos desiguais, assim como ocorre com irmão completos (é básico em genética a segregação quando da formação dos gametas), entre outras coisas - como da expressão gênica, por exemplo.


4. Quanto ao Controle Leiteiro, esse é executado por Entidades e Técnicos Credenciados. Talvez fosse interessante e necessário adotar ‘monitoramento mais rígido’ e controles de supervisão, como é feito no Teste de Progênie por técnicos do PNMGL. Nos Torneios Leiteiros tudo é feito conforme as normas (com todo público presente acompanhando pesagens que chegaram até 47 kg em três ordenhas). Agora recentemente, foi liberado o uso de estimulantes nesses concursos.


Creio que os pecuaristas e o mercado é que falarão por si em relação a esse assunto, assim como ocorreu com a morfologia.


5. Quanto aos colegas de profissão, ‘cada macaco no seu galho’.



Ivan Luz Ledic

Médico Veterinário, MSc. em Melhoramento Animal,

DSc. em Produção Animal

ex-Diretor Técnico da ABCGIL e

Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite

ivanluz@netsite.com.br





5 comentários:

SEJ Johnsson disse...

Muito bem colocado. O resto é "conversa pra boi dormir".
Considerando que a média nacional de produção da vaca leiteira ainda não ultrapassou 1.500 l/ano (isso se der uma cria ano), qualquer vaca gir com produção acima de 2.500 l é um ganho significativo, ainda mais se considerarmos que a raça pode muito bem produzir animais com média de 3.000 l/ano (o que seria o dobro) sendo mantida basicamente a pasto em climas tropicais.
Gir Padrão, ou Gir leiteiro, o que realmente interessa são animais selecionados e produtivos tanto leite como desenvolvimento ponderal, fertilidade e precocidade dentro dos padrões estabelecidos para a raça pela ABCZ.
Quanto aos "detalhes" existentes nas diversas linhagens, que cada produtor escolha o que lhe convém, lhe agrade e lhe dê sustentabilidade econômica.
Há décadas, Getulio Vargas em plena Expozebu disse o óbvio, ao lhe perguntarem quanto valia um garrote com enormes orelhas...: "o boi vale o quanto pesa" (ou o quanto produz em leite) - na época essa simples frase fez um senhor "estrago" no mercado e reverteu uma série de conceitos seletivos...

Johnsson
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Prezado Dr.Ivan,

Seu texto me deixou com a alma lavada.

Faço das minhas palavras, as suas palavras. Claro que não com a mesma didática, ou seja, sempre tentei expressar o que foi dito tão bem por você,

Venho postando em diversos tópicos aqui no Girbrasil, e,diga-se de passagem, a muito tempo, o que o seu texto narra, até tentei postar minhas idéias em outras comunidades, mais fui expulso (graças a Deus). Senão ainda estava lá repetindo a mesma ladainha e não chegando a lugar nenhum, jogando conversa fora e emitindo opiniões para quem não precisa. Eles têm as suas verdades prontas e acabadas.

Por outro lado, reconheço a importância de todos no processo seletivo. Todos os criadores de Gir são importantes.

Reforço também a sua opinião de que temos que mostrar nosso trabalho para colher os frutos.

O GIR LEITEIRO está, nesse momento, colhendo o que foi plantado ao longo de décadas de trabalho.

Quanto a controle leiteiro oficial, tenho a mesma convicção de que tem que ser aperfeiçoado, porém jamais desacreditado.

Eu vi vaca gir sendo aferida em Uberada e produzindo 49 quilos, mais sei que ela não produziu esse montante durante toda a sua lactação, mais naquele dia produziu e são essas as regras. Regras que eu não participei da elaboração, mas que estão em vigor.

Eu pelo menos, até que todos da cadeia envolvida resolva essa praga, vou continuar rezando pela cartilha em vigor, registrando meus azebuzados (iguais ao padrão indiano), na ABCZ, pesando leite oficialmente, acasalando em cima dos testes e fomentando idéias sobre o GIR LEITEIRO.

Agora com mais força para expressar. Como é sabido, nunca trocamos nem um “oi”, mas as minhas idéias sobre gir estão no mesmo rumo das suas, o que é uma grande honra para mim.

Até parece que meu aprendizado foi em cima de suas aulas práticas sobre o GIR, por que de teoria, tem muito sabidão por aí, mais a prática eu até conheço de perto e você mais ainda.

Continue postando aqui, será um prazer e também uma enorme economia, pois aprender e muito sobre GIR LEITEIRO, só aqui no BLOG que hoje é a casa do GIR LEITEIRO MUNDIAL.


CAIO SANDRO DE ARAUJO
CALDAS NOVAS - GOIÁS
FAZENDA ARCA.

Anônimo disse...

O blog Girbrasil, com muito orgulho, é o espaço democrático do criador de gir do Brasil e de todo o mundo, realmente.

Temos um compromisso inarredável com o desenvolvimento da raça e dos seus criadores, quaisquer que sejam. Girbrasil não é porta-voz de Gir Leiteiro, nem de Gir Dupla Aptidão. Somos parceiros da raça gir. Parceiros dos criadores de gir. Do pequeno, do médio e do grande criador de gir. Particularmente do pequeno, haja vista que o grande tem outros espaços à sua disposição.

Girbrasil reconhece e parabeniza o Gir leiterio pelo sucesso alcançado e reconhece e parabeniza o trabalho dos padrãozeiros (como diria Gabriel Andrade) pelo trabalho e pelo esforço em manter o padrão racial e ainda por cima selecionar a raça para a produção de leite. Parabéns aos criadores de gir Dupla Aptidão pelo esforço em selecionar para leite também.

Seremos, sim, porta-voz dos criadores de Gir dupla Aptidão que estão decididos a levar em consideração a aptidão leite do seus rebanhos. Na hora oportuna divulgaremos o trabalho e o resultado desses criadores, que têm muita contribuição a dar ao gir nacional.

Rosimar Silva
Editor de Girbrasil
Goiânia (GO)

Anônimo disse...

Alto nível!

Parabéns ao blog Girbrasil e ao Ivan Ledic pelo alto nível das manifestações e análises sobre o gir.

Creio que a viabilidade de qualquer raça ou espécie animal, em grande escala, está diretamente vinculada à sua finalidade econômica.

E nesse sentido deve ser louvado todo o trabalho que foi feito pela Embrapa/Abcgil no tocante ao estudo e melhoramento do GIR focando na sua aptidão que efetivamente importa em resultados econômicos: o leite. Logicamente que leite de gir, esse zebu rústico e que produz nos trópicos sob as condições mais adversas.

Focar o melhoramento exclusivamente sobre o que chamam de "pureza racial" é esquecer os atributos econômicos da raça e transformar-se em colecionadores em vez de criadores. Difícil saber se terão exito, salvo se a quantidade de colecionadores puristas, "nazigiristas" (que abominam a sub-raça gir leiteira) ou "narcigiristas" (que acham seu gir o mais lindo do mundo), com o perdão dos neologismos, aumentar e dar vazão a toda a produção desses espécimes, que, reconheça-se, são mais bonitos mesmo.

Mas...beleza não é tudo.

Denilson

OURO BRANCO CONSULTORIA RURAL disse...

CARO COLEGA DE PROFISSÃO,NÃO TE CONHEÇO PESSOALMENTE MAS GOSTARIA DE CONHECER EM BREVE, O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO AGORA COM ESSE MONTE DE RESPOSTAS AO SEU ARTIGO. EU TAMBEM JÁ SENTI ISSO AO DEFENDER MAIS CRITÉRIO E MAIS SERIEDADE NOS TESTES DE POGÊNIE E CONTROLE LEITEIRO DA RAÇA GIROLANDO. EU ACOMPANHO DE PERTO AS DUAS RAÇAS, TANTO O GIR COMO O GIROLANDO. E TENHO CERTEZA ABSOLUTA COMO MÉDICO VETERINÁRIO E PESQUISADOR QUE TAMBÉM SOU, FISIOLOGICAMENTE IMPOSSIVEL UMA VACA GIR CONSEGUIR PRODUZIR 12.000 15.000 KGS DE LEITE, NÃO TEM COMO.!! VOCÊ SENDO UMA PESSOA SÉRIA QUE É NÃO PODE DEIXAR SE ABATER POR COMENTÁRIOS MALDOSOS DE QUEM ESTÁ CONIVENTE COM ESSAS PRÁTICAS ILÍCITAS ! ASSIM NUNCA TEREMOS UMA RAÇA COM PADRÕES SÉRIOS ! O HOLÂNDES ESTÁ ONDE ESTÁ NÃO É ATOA!!TENHA CERTEZA DE QUE TODA COMUNIDADE ACADÊMICA SÉRIA ESTÁ TE APOIANDO, QUEM É CONTRA VC NUNCA PESQUISOU QUALQUER PÁGINA DE LIVRO DE FISIOLOGIA OU ANATOMIA VETERINÁRIA . SÃO PESSOAS QUE ACREDITAM NO QUE OUTRAS PESSOAS FALAM OU ESCREVEM E CREEM EM QUALQUER BOBAGEM DITA OU ESCRITA !! NÃO PARE DE MANDAR ARTIGOS,AINDA VAMOS CONSEGUIR TER SERIEDADE NESTA NOSSA RAÇA !! ABRAÇOS E PODE CONTAR COMIGO NESTA LUTA !! HENRIQUE VIEIRA DA ROCHA BELO HORIZONTE - MG