18 de dez. de 2008

Novos Tempos


Goiânia (GO) – Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio. Quem um dia iria pensar que o Bicampeão da Expozebu 2007 e 2008 do Gir dupla aptidão iria dar lance em um leilão de Gir Leiteiro e, mais do que dar lances, comprar?


Pois foi o que aconteceu no último domingo, durante o leilão da Fabel, pelo Agrocanal, promovido pela Novasat Leilões, quando José Luiz Junqueira Barros, o “Bi”, da fazenda Café Velho, em Cravinhos (SP), comprou dois lotes genuinamente Gir Leiteiros.


Bi comprou a novilha Andorinha Grotadas, filha de Jandaia Cal com o touro Paiol TE Cal (Everest X Senxém). Ela está inseminada de Vaidoso da Cal (Benfeitor Cal X Juliana Cal). A novilha e a prenhez são fechadas em Calciolândia.


Também comprou uma prenhez da vaca Jinga Cal (segundo o catálogo do leilão, com lactação superior a 5 mil quilos de leite) com o touro Jaguar TE da Gavião – Jaguar Te da (e não “do”) Gavião é filho de Uaçaí Jaguar (Jaguar 3R) com Umidade Cal.


Umidade Cal, mãe de Jaguar Te da Gavião, valor genético de 929,74 Kg de Leite, é mãe de quatro touros provados, só perde para Heureca, mãe de cinco.


Condenado

Bi será condenado pelos “colegas” do Gir padrão por essa façanha, mas está no caminho certo ao abrir seus horizontes para a produção de leite.


Em demorada conversa ao telefone, ele disse que não arredou pé da sua programação e dos seus objetivos, mas que está de olho no mercado para comprar “aquilo que acho que será útil ao meu trabalho”.


História

Criador de Gir há oito anos, sempre dentro do padrão, José Luiz disse que já ganhou o que desejava em caracterização racial do seu gado e “agora vamos perseguir as linhagens puras e leiteiras”. Para isso, está selecionando algumas linhagens do Gir padrão que, em sua opinião, poderão produzir animais leiteiros, como o touro Genuíno EVA, Alecrim II, Cabaré Roodhari do Bi, Krishna Sakina Prema.

Além desses touros antigos, Bi iniciará uma bateria de acasalamento com Jaguar 3R, o Jaguar Velho, pai de Uaçaí Jaguar, que é pai de Dengosa TE F. Mutum, Xantina da São José e Jaguar TE da Gavião (touro provado pela Embrapa/Abcgil).


Além disse, seu plantel leiteiro está em controle leiteiro oficial pela ABCZ e sua mais recente conquista foi o campeonato fêmea jovem do controle leiteiro da exposição de Uberlândia, em setembro de 2008, com a vaca Enguia do Bi, filha do touro Cabaré. Enguia é pop star aqui em Girbrasil, com um filma musicado pela banda de rock Led Zeppelin. Veja o filme.


Nenhum comentário: