10 de dez. de 2008

Exposição de Gir em Tuxtla Gutierrez, México


Palenque (México)Onofre Ribeiro, da Estância Jasdan, ligou para Girbrasil da cidade de Tuxtla Gutierrez, no Estado mexicano de Chiapas, onde participa de Exposição de Gir daquele Estado(foto). Segundo ele, a exposição está muito bonita, “fui muito bem recebido pelos criadores do México, que admiram e usam o gado brasileiro”.


Onofre é convidado especial de Don Jaime Mantecon Alvarez, pai de Jaime Dário Mantecon, da “Finca El Rosario”. Onofre e Jaime são parceiros em alguns animais Gir que estão no Brasil. Onofre disse que o gado da família Mantecon “se parece muito com o gado produzido pelo meu pai, João Feliciano Ribeiro”. Haja vista que o touro Indiano (Gaiolão DC X Restinga) foi bastante utilizado no México.


Onofre informa também que a “Finca El Rosário” está utilizando bastante o touro Êmulo dos Poções. “Jaime Mantecon tem mais de 100 produtos de Êmulo”. Êmulo é um touro que está sendo utilizado nos quatro cantos do mundo. Uma unanimidade.


Convidado especial

Jaime Dário Mantecon informa também que Rosimar Silva, editor de Girbrasil, será convidado especial da próxima exposição nacional de Gir do México, em agosto de 2009, para a qual ele já confirmou presença.


O Comitê de Criadores de Gir do México já está preparando a VII Exposição Nacional Mexicana para 16 a 22 de agosto de 2009, na cidade de Palenque, no Estado de Chiapas. Está exposição terá o tema: "El Gyr Hace Amigos", ou "O Gir faz Amigos", frase de João Feliciano Ribeiro (foto), criador brasileiro, pai de Onofre Ribeiro.




Vista parcial dos pavilhões de gado gir na cidade de Tuxtla Gutierrez, no México. Na foto uma mostra do gado da "Finca El Rosario", de Don Jaime Mantecon Alvarez. Observe que lá no México eles usam areia para fazer a "cama" do gado nos pavilhões, ao contrário do Brasil que usa palha de arroz, ou bagaço de cana-de-acuçar.



Nenhum comentário: