7 de dez. de 2008

Andréia venderá touros elite


Foto: Rosimar Silva

Alberto Pereira Nunes Filho, em uma de suas últimas fotos na Estância São José. Alberto foi pioneiro no controle leiteiro de Gir em Goiás e fez um dos planteis leiteiros e com muita caracterização racial do Brasil, trabalho que a filha Andréia está dando prosseguimento.



Goiânia (GO) – Esta semana será muito importante para o Gir da Estância São José, de Andréia Nunes e Milton Nunes, seu filho. Andréia não deitou com “as cargas” e segue em frente com o compromisso de dar continuidade ao trabalho do seu pai, Alberto Pereira Nunes Filho.


Deste de que assumiu “as rédeas da Estância São José”, após a morte do pai, Andréia vem participando de vários leilões pelo Brasil. Já foi recordista de preço em leilão de Expozebu e agora promove junto com Luiz Fernando Taranto Neves, da Fazenda Santa Maria da Barra Grande, município de Itatinga (SP), do Gir Suspiro.


Os dois promovem o Leilão Touros Elite, dia 9 próximo, terça-feira, às 8h da noite, com transmissão pelo canal Terraviva.


Andréia e Mitlon Nunes ofertarão somente touros elite, produtos de TE (Transferência de Embriões) e Fiv (Fertilização In Vitro) (foto). Segundo Milton, “venderemos os machos do nosso programa de multiplicação das nossas melhores doadoras com os melhores touros da atualidade, inclusive um POI”.

Linhagens


NAIDU POI da 2M, filho de Naidu Importado com Francana da Esmeralda (POI), cuja lactação é de 5.746 quilos de leite, será ofertado dia 9. Terá também filhos de Uaçaí Jaguar com Brisa da Saudade, doadora de 7.634 quilos de leite; Lord POI da São José, filho de Krisna Cori Guiliri DC com Lugana da Esmeralda, 6.562 quilos de leite.


Outro animal com pedigree invejável é Meru FIV da São José, filho de Jampur Gamad POI, o rubiinha de Fábio André, com Lugana da Esmeralda. Entre os tourinhos elite, Andréia venderá alguns animais do seu time de pista, como é o caso de Nambi TE da São José, filho de Beduíno da São José, touro provado pelo sumário Abcz/Unesp, com Essência da São José, uma das vacas mais belas do Brasil, lactação de 4.351 quilos de leite.


Outro animal de pedigree consistente é Nadhu TE da São José, filho de Havaí TE da São José com Ficção da São José, lactação de 5.702 quilos de leite. Havaí TE, pai do tourinho, é filho de Benfeitor da Cal com Luma, vaca de mais de 6 mil quilos e foi um dos melhores touros da Estância São José, que morreu vítima de picada de cobra. Havaí deixou filhas leiteiras, femininas e de ótimos úberes.


Ficção da São José (foto) é uma das principais doadoras de Andréia e foi acasalada com vários touros. Neste mesmo leilão será ofertado um filho dela com Krishneto ll, o Krishneto III.


É importante ressaltar que Krishneto velho, pai de Krishneto II, é um touro que produziu fêmeas leiteiras. Atualmente, na Fazenda Café Velho, de José Luiz Junqueira Barros, filhas de Krishneto estão sobressaindo entre as novilhas daquela fazenda no controle leiteiro.


O leilão Touros Elite tem a assessoria técnica de Rafael Veloso, da G Leite de Uberaba (MG).


Nenhum comentário: