14 de jun. de 2008

Simpósio da Jasdan exibe dança do ventre


foto: Rosimar Silva
Dançarinas profissionais fazem apresentação de dança do ventre durante coquetel de abertura do III simpósio da Jasdan, sexta-feira à noite, dia 13, em Paraopeba (MG).


Paraopeba (MG) – O simpósio da Jasdan, que começou ontem, com as palestras de Jaime Mantecon Álvares (foto), criador de gir no México, que falou sobre a situação do gir naquele país. Segundo Jaime, o México tem uma demanda de 200 mil touros gir. Mas, infelizmente, o Brasil ainda não pode desfrutar desse mercado devido às barreiras sanitárias.
Vicente Nogueira, produtor de leite em Uberlândia e especialista em mercado de leite, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e presidente da Federación Panamericana de Lecheria – Fepale), fez uma avaliação do momento do mercado de leite no Brasil e no mundo. Segundo ele, o mercado está aquecido e o mundo precisa de leite e o Brasil é um dos países que pode atender essa demanda.
José Afonso Bicalho, tesoureiro da ABCGIl e um dos promotores do III Simpósio da Jasdan, fez uma palestra sobre a historia do gir no Brasil e a situação atual, enfocando os riscos da concentração da base genética da raça e a necessidade de novas linhagens para “refrescar” o gir leiteiro nacional. José Afonso Bicalho e outros criadores participam de um consórcio que trará embriões da índia para o Brasil ainda este ano.

Dança do Ventre
A note de sexta-feira, Onofre Ribeiro brindou seus convidados com um coquetel, onde fez algumas homenagens especiais a pessoas e criadores que contribuíram com o gir brasileiro. Logo após as homenagens, os presentes assistiram a um show de Dança do Ventre com três dançarinas profissionais de Belo Horizonte.

Shopping
A manhã de sábado foi reservado para shopping, onde estão sendo vendidos fêmeas e machos de Onofre Ribeiro e convidados.





João Machado Prata Júnior, José Sab Neto, Rosimar Silva e Ilse Foianine, da Bolívia, entregam a Onofre Ribeiro, homenagem do Congir - Congresso Internacional das Raça Gir e Girolando - ao criador João Feliciano Ribeiro - in memorian - (pai de Onofre Ribeiro, falecido em 2007)









José Afonso Bicalho fala aos presentes no Simpósio sobre as potencialidades do Gir Leiteiro no Brasil e no mundo.





A Estância Jasdan está sendo palco de um importante movimento de comercialização e divulgação da raça gir. Criadores de Várias partes do Brasil e do mundo estão presentes neste terceiro de Simpósio.

Nenhum comentário: