17 de jun. de 2008

Associação dos Criadores de Gir do Centro-Norte do Brasil


foto: divulgaçãoCriadores de gir do Mato Grosso discutem a fundação de uma associação de criadores para alavancar a raça gir no centro-norte do Brasil

Cuiabá (MT) – Como dizia Athos Magno, pensador e criador de Gir em Nova Crixás (GO), “o caminho do Gir são as terras quentes da América do sul e central”. O Estado do Mato Grosso está se revelando um Estado promissor na seleção de Gir e os primeiros passos para organizar esse trabalho já foi dado. Dia 11 de julho, durante a Expoagro, em Cuiabá, um grupo de criadores de Gir fará a primeira Assembléia Geral para a fundação da Associação dos Criadores do Centro-Norte do Brasil, com o objetivo de estimular ainda mais a seleção de Gir no Mato Grosso e nos demais Estados do Norte do país.

Antônio José Filho e Márcia Borges (foto), criadores de Gir na Estância Buriti Alegre, em Pedra Preta (MT). Antônio José Filho, o “Zé do Brejo”, ex-criador de Gir em Goiás nas cidades de Silvânia e Buriti Alegre, agora está desbravando o Mato Grosso na louvável missão de expandir o Gir para o norte do Brasil, para os trópicos, verdadeiro habitat do Gir brasileiro. Zé do Brejo e sua esposa, Márcia Borges, estão criando Gir no Mato Grosso e, juntos com os criadores mato-grossenses, vão fundar a Associação.

Segundo Zé do Brejo, “a associação é importante para dar apoio e formular políticas de crescimento e divulgação da raça Gir em toda a região”.

Márcia Borges lamenta a falta de uma associação nacional capaz de atender esse tipo de necessidade, “por isso estamos procurando ajuda no blog Girbrasil para vencer essa etapa de fundação da associação local”. Segundo Márcia, “ter a colaboração de Rosimar Silva será de grande proveito para nos, haja vista sua experiência como dirigente da Associação Goiana dos Criadores de Gir e o seu compromisso com o Gir em todo o Brasil”, finaliza.

Fundadores
Além de Zé do Brejo e Márcia Borges, fazem parte da lista de criadores do Mato Grosso empenhados na organização dos giristas, Luiz Rodolfo Guimarães Paés de Barros, da Fazenda São Carlos, em Poconé (MT); Dr. Paulo Sérgio da Costa Moura, Fazenda Promissão, também em Poconé; Dr. Evandro Borba, de Cuiabá; Dr. Braz Simões Nogueira, da Estância Nossa Senhora Auxiliadora, em Rondonópolis (MT); Alberto Cesário, criador na Fazenda Campo Verde, município de Guarantã do Norte (MT); Edras Soares, Fazenda Teles Pires, em Nova Canaã do Norte (MT); Renê Junqueira, Fazenda Jaueuara, Barra do Bugres (MG); Eloisa Maria Alves Elhages, Fazenda Jardim da Serra, em Cuiabá e José Elias dos Santos, selecionador na Fazenda Dallas, município de Cacoal, no Estado de Rondônia.

Nenhum comentário: