7 de jun. de 2008

Criadores se reunem em Araxá (MG)


Fotos: Valter de Paulo/Pool comunicação
José Olavo Mendes Borges, discursa durante abertura do Congir em Araxá, no sábado, dia 6 de junho de 2008.

Araxá (MG) – Começou ontem e vai até domingo o Gongir – Congresso Internacional das Raças Gir e Girolando, na cidade Mineira de Araxá. Mais de 200 congressistas de várias partes do Brasil participam do ciclo de palestras sobre a pecuária leiteira no Brasil e no mundo. A abertura do evento foi feito por José Sab Neto (foto), presidente do Gongir; Newton Pohl Ribas, representante do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes; Acácio Pinto, gerente nacional de vendas do Hotel Ouro Minas e gerente geral do Ouro Minas Palace Hotel, representante da secretária estadual de Turismo, Érica Drumonnd, doutor; José Silva, presidente da Emater de Minas e da Asbraer – Associação Brasileira das Entidades de Extensão Rural; José Olavo Borges Mendes, presidente da ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu; Sílvio Queiroz Pinheiro, presidente da ABCGIL – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro; Emílio da Maia de Castro, presidente da Girgoiás - Associação Goiana dos Criadoresde Gir; Marcos Amaral Teixeira, representante do presidente da Girolando, José Donato e Vicente Nogueira, presidente da Fepale – Federación Panamericana de Lecheria (Fepale).

Segundo José Sab Neto, a idéia de realizar o Congresso “surgiu há mais de um ano durante um encontro de giristas, numa fazenda em Uberlândia. O projeto inicial era de se fazer uma confraternização entre criadores da região. Depois de muita conversa, a idéia tomou corpo e se transformou num Congresso”. Segundo José Olavo Mendes Borges, “a idealização do Congir cresceu graças ao idealismo de José Sab Neto, que todos vocês conhecem, e sabem do seu arrojo para realizar grandes projetos, e que assumiu a presidência do evento. Ele pensou grande e botou mãos à obra”.


Homenagens
Durante a abertura do Congir, foram feitas algumas homenagens a pessoas que, direta ou indiretamente, ajudaram a tornar possível a realização do evento; e outras que colaboram e colaboraram com o incremento das raças gir e girolando.
Entre eles Marcos Amaral Teixeira, ex-presidente da Associação do Girolando, a entrega da placa de homenagem foi feita por José Olavo Mendes Borges, presidente da ABCZ; João Feliciano Ribeiro (In memorian). Rosimar Silva, editor do blog Girbrasil e vice-presidente da Girgoiás, recebeu a placa representando Onofre Ribeiro, Filho de João Feliciano Ribeiro. Na oportunidade, Rosimar Silva agradeceu á organização do evento e disse que a placa será entregue ao Onofre Ribeiro por ele e pelo presidente do Congir no próximo sábado, dia 13, no Simpósio da Jasdan, em Paraopeba (MG).

Rosimar Silva recebe das mãos de Silvio Queiroz, presidente da ABCGIL, placa em homenagem a João Feliciano Ribeiro pelos relevantes serviços prestados à raça Gir no Brasil e no mundo. A placa será entregue oficialmente ao Onofre Ribeiro, Filho de João Feliciano, no dia 14 de junho, na Estância Jasdan, durante o III Leilão Jasdan, em Paraopeba (MG), pelo presidente do Congir, Zé Neto.


Marcos Amaral, ex-presidente da GIROLANDO, recebe de José Olavo Mendes Borges, homenagem do Congir.


Hélio Ronaldo Lemos recebe de Emilio da Maia, presidente da Girgoiás, homenagem do Congir.


O Congir está sendo uma oportunidade de encontro entre os criadores de todo o Brasil. Aqui Eduardo Falcão, um criador de sucesso de Gir Leiteiro, que amanhã, domingo, falará sobre sua história no gir leiteiro (Eduardo tem atualmente 15 touros em Centrais de inseminação vendendo sêmen), Rosimar Silva, José Patrício Silveira Neto, advogado e criador de Gir em Pirapora (MG) e Ana Cristina Silveira, e formando em Direito.

Nenhum comentário: