9 de jun. de 2008

Congir encerrou no domingo, dia 8

Fotos: Rosimar Silva/Girbrasil
Congressistas do Congir em frente ao Grande Hotel Ouro Minas,
em Araxá, no domingo, dia 8 de junho, ao final do Congresso.

Araxá (MG) – Terminou domingo, dia 8 de junho, o CONGIR – Congresso internacional das Raças Gir e Girolando, realizado nas dependências do Grande Hotel Ouro Minas, na cidade mineira de Araxá. Foram três dias de congresso, em que foram discutidos vários assuntos da cadeia produtiva do leite e a participação das raças Gir e Girolando nesse contexto.

Ao final do Congresso, ficou claro para os participantes, depois de ouvir vários especialistas do seguimento, que o mercado do leite está em expansão e que será um bom negócio para os próximos anos. Os analistas de mercado interno e externo, presentes ao evento, foram claro ao dizer que existem sinais de que, atualmente, o mercado de lácteos é um bom negócio, haja vista a quantidade de dinheiro sendo investido no mercado do leite. São recursos de grandes corporações internacionais, de Fundos de Investimentos e fusão de empresas para ampliar participação no mercado, diante disso, salienta José Sab Neto (foto), presidente do CONGIR e criador de Gir em Uberaba (MG), cabe aos produtores de leite, aos selecionadores de gado para leite, principalmente os criadores de Gir e Girolando, ficaram atentos para essas informações para planejarem melhor seus investimentos”, recomenda.

O CONGIR deve o patrocínio do Ministério do Turismo. A promoção foi da Pool Comunicação, uma empresa especializado em grandes eventos de Uberlândia, cujo Diretor, Humberto Paes Lemes, já anunciou que o mesmo grupo irá promover o 2º CONGIR. Para a concretização do evento, José Sab Neto, presidente do CONGIR, contou com o apoio da ABCZ, da Associação Nacional do Girolando, da Abcgil e Girgoiás, além dos governos de Minas Gerais e da cidade de Araxá.


Teste de progênie Embrapa/Girgoiás

Rosimar Silva, vice-presidente da Girgoiás recebe no stand da entidade as visitas de Eduardo Falcão, ex-presidente da Abcgil, Luiz Evandro e Janine Borges, do Mil Center, de Uberaba (MG).


Um dos destaques do CONGIR foi a participação da Girgoiás, que montou um stand no Grande Hotel Ouro Minas e mostrou as principais ações da entidade. Emílio da Maia de Castro e Rosimar Silva, presidente e vice-presidente respectivamente, representaram os criadores de Goiás no CONGIR. Daniel Batuíra, técnico da teste de progênie Embrapa/Girgoiás também participou do congresso e foi a pessoa responsável pelo trabalho de receber os criadores no Stand, que foi um dos locais mais visitados entre os expositores no CONGIR.

A Girgoiás levou para Araxá material de divulgação de todos os 23 touros que estão sendo avaliados para leite nas três baterias, cujo início foi em 2005.

Emílio da Maia (na foto ao lado de José Olavo, presidente da ABCZ e Silvio Queiroz, presidente da Abcgil) também foi um dos palestrantes exatamente sobre a importância do teste de progênie Embrapa/Goiás para o Brasil. Segundo ele, “testar novas linhagens é importante para ampliar a base genética do Gir nacional e o Estado de Goiás poderá dar essa contribuição aos criadores brasileiros provando touros de linhagens novas, bem caracterizadas racialmente para o mercado ter mais opção na hora dos acasalamentos”, finaliza.


Participação Feminina

Ilse Foianini, criadora de Gir na Cabaña Curichi Grande, na Bolívia e Fátima Leite , da Fazenda São Pedro da Barra, são dois exemplos de participação feminina no CONGIR. Ilse saiu da sua propriedade em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia para participar do CONGIR e Fátima viajou de carro da sua fazenda em Padre Bernardo (GO) para Araxá determinada a participar do Congresso. Ambas viajaram sozinhas.

Segundo Fátima, o que motivou sua participação no CONGIR foi a programação, “queria saber mais sobre o mercado do leite no Brasil e no mundo, além de encontrar os criadores de Gir e conhecer a experiência de cada um”.

Ilse, por sua vez, considera que este intercâmbio de conhecimentos “é muito importante para o crescimento do criador e - diz - Achei muito bom o nível das palestras. Estou gratificado de sair da Bolívia para participar deste congresso. Apreendi muitas coisas e reencontrei grandes amigos. Desde já quero dizer que tudo farei para participar do próximo CONGIR, que será, sem dúvidas, melhor que foi o primeiro. Os criadores de Gir e Girolando do Brasil estão de parabéns pelas iniciativas em prol dos criadores e da raça Gir. Quero dizer que fiquei sabendo do CONGIR por meio do blog Girbrasil, outra importante iniciativa que beneficia os criadores de todo o mundo”, finaliza.

Depoimentos:

Helio Lemos, Goiânia (GO) – “Tenho muitas décadas de convivência com criadores de Gir e nunca tinha visto uma coisa tão importante como um congresso onde se discute os assuntos mais importantes para a cadeia produtiva do leite. Essa foi a primeira vez que vi um grupo de criadores de Gir sentados ouvindo palestras sobre o maior negócio do Gir: o leite. Temos que fazer mais eventos como esse e o Zé Neto, um jovem com visão de futuro, está de parabéns pela ousada iniciativa, que deu certo e que será um evento calendário do Gir e do Girolando do Brasil”.




Luiz Evandro
, Center Milk, Uberaba (MG) – “ A cadeia produtiva do leite agradece ao Zé Neto por esta iniciativa e acho que todas as organizações públicas e privadas, alem dos criadores deve apoiar iniciativas que evidenciem nossa atividade. Nós do Milk Center vamos apoiar sempre as iniciativas que buscam promover a pecuária leiteira do Brasil”.




Eduardo Milagre, Estância Milagre, Uberlândia (MG) – “Estou aqui neste congresso de alma lavada de ver que a atividade leiteira tem um campo grande para crescer e eu, na condição de criador e selecionador de Gir Leiteiro, que participar desse mercado produzindo animais de alta valor genético e produtivo. Aqui ouvi e vi muita coisa importante, conversei com especialistas e sai confiante de que fiz um bom investimento em passar esses três dias reunidos com os amigos criadores de Gir e girolando do Brasil. Parabenizo o Zé Neto pela iniciativa e digo que sou parceiro para os grandes acontecimentos que beneficiam, de alguma forma, o Gir brasileiro”.




Reginaldo José da Silva, Uberaba (MG) – “Participar de um congresso com tantos especialistas de alto nível é um privilégio. Estou satisfeito e acho que o caminho para o crescimento é a troca de informações e experiência entre técnicos e criadores. Acho importante a presença da ABCZ e da ACGIL aqui representandas pelos seus presidentes, mostrando que estão do lado do criador incentivando novos conhecimentos. Parabéns aos organizadores pelo evento”.




Marcos Brandão, Epamig, Uberaba (MG) – “O CONGIR é um instrumento de troca de informações e um canal de difusão de conhecimentos. A Epamig está aqui hoje mostrando sua experiência, os conhecimentos acumulados e as contribuições para a seleção de Gir leiteiro no Brasil. Isso é importante e sempre terá o nosso apoio. Nosso papel na sociedade é produzir conhecimento e precisamos cada vez mais de espaços como este para difundi-los”.




Nilton Pohl Ribas, Assessor do Ministro da Agricultura, Brasília (DF) – “Sinto-me honrado em participar deste evento representando o Ministro Reinhold Stephanes e digo que o ministro está de pleno acordo com iniciativas como está. Consideramos que a transferência de conhecimentos é uma forma de ampliar a nossa competitividade no mercado interno e internacional. Podem contar com o nosso apoio para o próximo CONGIR”.




José Olavo Jr, pesquisador da Fazenda Mata Velha, Uberaba (MG) – “Agradeço o convite para participar do CONGIR. Está sendo uma iniciativa de grande repercussão na pecuária brasileiro e estaremos sempre a disposição para mostrar nossas iniciativas e nossos projetos para o desenvolvimento da pecuária zebuína no Brasil. Quero deixar registrado os cumprimentos ao José Neto pela brilhante iniciativa em realizar este congresso. Parabéns a todos os parceiros do CONGIR”.




Paulo Roberto Andrade Cunha, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia (MGO) – “Estamos aqui hoje por que sabemos do compromisso do Zé Neto com a pecuária Brasileira, principalmente com o Gir e Girolando. Zé Neto é um criador arrojado, a exemplo do Congresso, é também o organizador da Exposição de Gir de Uberlândia, onde já realizou duas edições da Expogir de Uberlândia de forma brilhante, atraindo para a nossa cidade centenas de criadores do Brasil inteiro, inclusive nossa exposição, que já foi apelidada pelo blog Girbrasil de Mega Exposição de Gir de Uberlândia”.



José Patrício da Silveira Neto, Pirapora (MG) - "Saí de Pirapora, às margens do Rio São Francisco, com a certeza de que deveria participar do Congir, aproveitar os conteúdos das palestras e desfrutar da convivência com criadores de todo o Brasil, além, é claro, de fazer novas e importantes amizades. Gostei do congresso, acho que ele pode ser melhorado e para isso estou disposto a contribuir com minha pequena experiência de congressista de outros eventos. Contem comigo para os próximos eventos da raça gir. Informo que minha participação e da minha esposa Ana Cristina Silveira foi graças ao blog Girbrasil, esse importante instrumento de comunicação dos criadores de gir do Brasil. Fiquei sabendo da realização do Congir no blog Girbrasil e resolvi participar. E me foi de grande valia".

Nenhum comentário: