4 de jun. de 2008

Girgoiás participará do Congir

Goiânia (GO) – A Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir –, por meio do seu presidente, Emílio da Maia de Castro e do vice-presidente, Rosimar Silva, representará o Estado de Goiás no CONGIR – Congresso Internacional das Raças Gir e Girolando -, no próximo final de semana na cidade mineira de Araxá. Emílio, além de participar do evento, será um dos palestrantes. Na oportunidade falará sobre o teste de progênie Embrapa/Girgoiás, que este ano irá para a quarta bateria de touros. São 23 touros em teste.

As inscrições para a quarta bateria de touros, cujas coletas para congelamento de sêmen estão previstas para setembro, já estão abertas. Rosimar Silva inscreverá Dalua do Rosa (foto), um filho do touro Caruso, de linhagem alecrim.

Espírito coletivo
Uma dos destaques dos criadores de Goiás é o espírito de união que impera em solo goiano. Para participar do CONGIR e mostrar todos os touros que estão em teste, a Girgoiás mandou confeccionar três banner´s gigantes, uma para cada bateria e o custo de criação e impressão será dividido pelo número de touros e pago pelos proprietários dos animais. Segundo Emílio da Maia, “o valor de R$50, uma quantia simbólica, será pago pelo criador por cada touro em texte. Essa ajuda mútua mostra o espírito participativo dos nossos associados e viabiliza uma ação importante como essa de participar do Congir”. Emílio, segundo apurou Girbrasil, pagou R$100, já que tem dois touros em teste.

Além de Emílio da Maia de Castro, irá para Araxá, representando a Girgoiás, com a responsabilidade de demonstrar os programas da entidade goiana no Stand da Girgoiás, Daniel Batuíra Alvarince, zootecnista, criador de Gir e técnico do teste de progênie Embrapa/Girgoiás.

Nenhum comentário: