28 de jun. de 2008

Pé na Estrada: Nova Crixás (GO)

Foto: Rosimar Silva
Lago da Fazenda Piracanjuba, de Athos Magno e Margot Riemann, em Nova Crixás (GO). Ao fundo o gado gir, que adaptou-se bem a região de clima quente e úmido.

Goiânia (GO) – Neste domingo, dia 29 de junho, irei à fazenda Piracanjuba, do criador goiano Athos Magno, no município de Nova Crixás, na bacia do Rio Araguaia, terra do “boi branco”, ver como está o seu trabalho na terra do Nelore. Distante quase 400 quilômetros da capital do Estado, Goiânia. Nova Crixás está meio ilhada devido às péssimas condições das estradas que ligam o município à capital. Segundo informações, existe um trecho muito ruim próximo à cidade de Mozarlândia. Serão mais de 5 horas de viagem de ida e outras 5 horas de volta. Devo ficar na fazenda só o tempo suficiente de fotografar e filmar alguns animais e colocar o pé na estrada novamente sob pena de pegar o trecho ruim de estrada durante a noite. Lá vou eu de novo enfrentar os buracos das estradas brasileiras.

Athos Magno criou Gir muitos anos em Piracanjuba, sua cidade natal, mas há quatro anos mudou-se para Nova Crixás, região tradicional produtora de gado de corte. Athos está decidido a introduzir o Gir na região e para isso participa das exposições agropecuárias dos municípios vizinhos. Esta semana, por exemplo, participará da exposição de São Miguel do Araguaia com uma representação de gado Gir da sua propriedade. (Rosimar Silva)

Nenhum comentário: