3 de jun. de 2008

Araxá e o Grande Hotel se preparam para encontro internacional das raças gir e girolando

Araxá (MG) - O sonho de um grande encontro, exclusivamente para criadores, técnicos e pesquisadores da raça Gir e seus cruzamentos saiu do papel e está prestes a se materializar no Congresso Internacional das Raças Gir e Girolando – CONGIR, evento programado para entre os dias 6 e 8 de junho, no Ouro Minas Grande Hotel, em Araxá, Minas Gerais. Em debate aspectos científicos, ambientais, políticos e econômicos relacionados à pecuária leiteira, especificamente, às raças Gir e Girolando. Entre as presenças confirmadas, a do ministro da Agricultura, Pecuária de Abastecimento, Reinhold Stephanes, além de outras autoridades da área da pecuária brasileira e também do exterior.

De acordo com o presidente do CONGIR, José Sab Neto, há muito tempo que produtores e profissionais ligados à criação e exploração das raças Gir e Girolando no Brasil eram merecedores de um evento que lhes propiciasse espaços para apresentação e discussão de temas, não só da genética de alta qualidade, mas ainda de assuntos relevantes relacionados aos cenários econômico, sanitário e sustentável dessas raças que são destaque na produtividade de leite, inclusive. Essa é justamente a principal proposta do CONGIR.

Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, acredita que o CONGIR acontece num momento oportuno para os criadores dessas raças zebuínas, ressaltando que bons ventos estão soprando a favor da pecuária leiteira, especialmente no que diz respeito à abertura do mercado internacional à genética brasileira.

O CONGIR vai reunir no Grande Hotel em Araxá renomados especialistas em genética, política e economia do Brasil e do exterior, profundos conhecedores da bovinocultura, em três dias de palestras e debates. Entre essas pessoas, o presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Vicente Nogueira; o presidente do Sistema Faemg/Sebrae-Mg/Senar, Roberto Simões; o presidente da Comissão Nacional de Pecuária do Leite da CNA, Rodrigo Sant’Anna Alvim; o pioneiro da criação de Gir no México e ex-ministro do Meio Ambiente daquele país, Cuauhtémoc Cárdenas Solorzano; e um dos maiores criadores de Gir na Venezuela, Luis Saud, que no leilão Gir Leiteiro da Expozebu 2008 foi responsável pelo arremate da vaca Rumba TE Cal, uma filha da grande Senxén da Cal, de Gabriel Donato de Andrade, por R$ 215.600.

Estão previstas na programação do CONGIR mais de 20 palestras que trataram de temas como: “O Programa Nacional de Controle de Resíduos do Leite do MAPA”, “Programa de Melhoramento Genético da ABCZ voltado ao leite”, “Gir na Índia: A Nova Opção Genética – laboratório e comercialização” e “Marcador Genético Igenity: Nova Ferramenta de Seleção e Manejo para a Pecuária Leiteira”, entre outros.

A realização do evento conta com patrocínio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e o apoio de instituições como ABCZ, Girolando, ABCGIL, Emater, Embrapa, Senar, Faemg, Sebrae/MG e do Convention Bureau de Araxá. Mais detalhes do evento no site www.congir.com.br ou pelo telefone (34) 3235-8815.

Nenhum comentário: