18 de mai. de 2009

Lauro Belchior venderá no "Diamantes do Gir"



Baleia TE
(CA Sansão X Xantina da São José




Goiânia (GO) – Lauro Sérgio Belchior, da Fazenda Arapuca Velha, em Bela Vista de Goiás, vendeu Jamadar Fiv da Jula (Radar dos Poções X Jama da Palma), em Uberaba, no leilão da Organização Mamedi Mussi, por R$ 60 mil.

Desta vez o criador belavistense ofertará duas prenhezes para livre escolha no leilão Diamantes do Gir, dia 30 de novembro, no Tattersal de Elite, durante a Exposição Agropecuária de Goiânia (GO).

O leilão Diamantes do Gir será promovido pelos criadores Fábio André, Alcides Rodrigues (governador de Goiás) e José Maria Vieira Franco, todos goianos.

As prenhezes
Lauro levará para remate duas prenhezes para livre escolha do comprador.

Uma será da novilha Baleia TE do Ubre, uma filha de Xantina da São José com C.A. Sansão.

Xantina foi campeã do Controle Leiteiro Oficial da Abcz em 2002, tornando-se uma das principais matrizes leiteiras do Estado de Goiás.

A prenhez de Baleia será com o touro Espelho TE de Brasília, que segundo Lauro Sérgio “vai a Everest em profana, recordista absoluta de preço em venda de prenhezes”.

Lauro lembra que Baleia “possui um pedigree extremamente leiteiro, pois tem duas campeãs em torneios leiteiros, além dos touros Sansão, Everest, Profana de Brasília, Xantina da São José, que é irmã paterna do Jaguar TE do Gavião, da Dengosa TE F. Mutum e da Eureka, mais de 11000 kg de leite.

A outra prenhez será da vaca Minerva TE (foto), 5,140 kg de leite, filha de Gaiolão DC com Restinga , 5.840 kg de leite.

Segundo Lauro, “Restinga vai a justo e a Cruzeiro, que é norte65 J5, expoentes na criação de Onofre Ribeiro. Gaiolão, filho de importados e grande reprodutor de João Feliciano Ribeiro, da Fazenda São Bento, em Paraopeba (MG), que vai a Dadamyo importado”.

A prenhez de Minerva é com Sansão, e a previsão de parto é para setembro de 2009.

Baleia, novilha ainda, produziu na primeira coleta 8 embriões, dos quais 6 confirmaram prenhezes.

Já Minerva, lembra Lauro, “é um animal com características indianas, com pelagem vermelha, muita docilidade e produtiva”.

Essas duas prenhezes estão no topo do gir leiteiro nacional. Ambas fruto de acasalamentos com genética dos principais rebanhos do Brasil.




Nenhum comentário: