14 de mai. de 2009

Dança dos líderes



Foto: Rosimar Silva/Girbrasil
Lúcio Rodrigues, dono do touro Vaidoso da Silvânia, mais novo líder do ranking Embrapa/Abcgil, tirou o drono de primeiro lugar de Kinkão, dono de CA Sansão, que agora vai reinar no sumário Abcz/Unesp.
Essa foto foi tirada dois dias antes da divulgação do teste de progênie, em Uberaba.





Uberaba (MG) – Joaquim José da Costa Noronha, mais conhecido como Kinkão, ou dono do touro CA Sansão, teve que trocar sua cadeira de líder do ranking de touros Gir leiteiro.

Saiu do topo do ranking da Embrapa/Abcgil para ocupar à frente do ranking da ABCZ/UNESP. Durante três anos Sansão foi, parafraseando Luiz Ronaldo, “líder absoluto” do ranking Embrapa/Abcgil.

Agora Lucio Rodrigues assume o trono que era de Kinkão e Kinkão vai reinar no sumário ABCZ/UNESP, no lugar de Arthur Souto Maior Filizzola, criador e ex-dono de Radar dos Poções.

Nessa dança dos líderes, quem lucrou foi Lúcio Rodrigues, dono do touro Vaidoso da Silvânia, que já no primeiro ano de divulgação da sua prova já vai para o top da lista.

Para Kinkão, que já estava acostumado e acomodado com a liderança por três anos consecutivos, sair da liderança de um sumário para ocupar a mesma posição em outro sumário não é tão ruim assim. Pior foi para o Arthur Souto, que perdeu o trono do sumário da Abcz/UNESP e ficou sem reinado.

Há um tempo atrás, houve uma discussão sobre qual sumário seguir. Os técnicos garantem que esses sumários não são comparativos. Cada um tem seu mérito e metodologia.




Sansão e Vaidoso representam a antiga disputa dos seus pais. Sansão é filho de Everest, que já foi lider do ranking e Vaidoso é filho de Benfeitor da Cal, que liderou o ranking da Embrapa por quatro anos. Mais, esses dois touros representam também dois grandes rebanhos: Campo Alegre e Cal.

3 comentários:

Thiago disse...

Prezado Rosimar,

Gostaria de saber se você já tem diponível o 7° Sumário ABCZ/UNESP (2009), para que seus leitores possam comparar a diferença de PTA entre CA Sansão e Radar dos Poções, pois trata-se de uma disputa muito interessante

Rosimar Silva disse...

Thiago,

Tenho na versão impressa. Vou ver se consigo na versão online e publique aqui em Girbrasil.

Um abraço e obrigado pela participação.

Rosimar

Thiago disse...

Obrigado,
Estarei aguardando
Abraços